ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Artes na escola, escola com artePublication . Duarte, Regina Marisa da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
- Cooperar para aprender e aprender a cooperar: Inovação pedagógica na EPE e no 1.º CEBPublication . Carvalho, Sofia Alexandra Aleixo; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que constitui um requisito imprescindível para a profissionalização para um perfil duplo docente, objetiva a reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o paradigma socioconstrutivista, este relatório reconhece a criança enquanto sujeito e agente do processo educativo, encarando o docente como mediador, o qual planeia e executa abordagens inovadoras e inclusivas, que contribuem para o desenvolvimento holístico das crianças. Por conseguinte, as práticas educativas desenvolvidas atentaram ao ciclo dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação, promovendo aprendizagens significativas e potenciadoras do preconizado nos documentos orientadores curriculares da prática educativa. Assim, procurou-se dinamizar ações pedagógicas para e com a comunidade educativa e os pais/famílias, atendendo à profunda relevância que tal pressupõe no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O documento denota, ainda, a importância da construção de uma atitude profissional reflexiva, facilitadora da tomada de decisões em contextos de singularidade, o que contribui significativamente para o processo de construção da identidade profissional do docente com perfil duplo. Além disso, o relatório aponta para uma perspetiva de construção colaborativa dos saberes profissionais, entre a díade e a equipa pedagógica, fomentando uma prática educativa coesa e intencional, adequada aos interesses, necessidades e fragilidades de cada criança.
- Relatório de EstágioPublication . Pinheiro, Ermelinda Jaqueline Grilo; Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoEnquanto agentes sociais de mudança, numa sociedade em constante transformação, professores e educadores devem assumir um papel ativo tanto no seu desenvolvimento pessoal como profissional, e adotar uma atitude de reflexão crítica sistemática face à ação educativa que desenvolvem, tendo em vista a melhoria das suas práticas. É com base nestes pressupostos, que o presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procura espelhar um percurso de crescimento pessoal e de desenvolvimento de competências profissionais, sustentado na fundamentação teórica e prática, em estágio pedagógico realizado na valência de Creche e no 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Rejeitando uma visão transmissiva e reprodutora da educação, as práticas desenvolvidas em ambos os contextos procuraram sustentar-se numa visão socio construtivista da educação, assente numa imagem da criança enquanto ser ativo e competente, através de uma metodologia de investigação-ação, a qual assume particular importância na formação de professores e educadores autónomos e reflexivos, que ambicionam compreender e melhorar as oportunidades de ensino e de aprendizagem.
- Relatório de EstágioPublication . Teixeira, Cátia Sofia Martinho; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.
- Relatório de Estágio de Helena Maria Fernandes da SilvaPublication . Silva, Helena Maria Fernandes da; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio constitui-se como um dos requisitos parciais para a obtenção do grau de mestre,sendo elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada,inserido no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e,visa espelhar o desenvolvimento pessoale profissional da mestranda com base num caracter reflexivo e crítico. Este documento procura dar visibilidade ao percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada,mobilizando os saberes científicos, pedagógicos,didáticos e culturais para a ação educativa de forma a saber ser e agir nos contextos. A Metodologia de lnvestigação Ação, assente numa espiral dinâmica e cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação contribuiu para o desenvolvimento das práticas centradas no papel participativo e ativo das crianças, contemplando as especificidades de cada nível educativo. Neste sentido, todo o percurso foi desenvolvido num paradigma construtivista de forma a responder às dificuldades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, numa perspetiva inclusiva e equitativa da educação. Para se criarem oportunidades educativas salienta-se a importância do trabalho colaborativo vivenciado em ambos os contextos educativos e formativos com todos os intervenientes educativos. Este espírito colaborativo reforçou o afeto pela profissão docente permitindo a construção e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais essenciais para a docência de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Marta João Rebelo FreirePublication . Freire, Marta João Rebelo; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança.
- Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira GonçalvesPublication . Gonçalves, Raquel Alexandra Ferreira; Quadros-Flores, Paula; Férias, Ana Rita; Mota, Maria CândidaO presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016).