ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- Relatório de EstágioPublication . Soares, Cristiana Alexandra da Costa; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio traduz a ação desenvolvida pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de dois anos, e Jardim-de-Infância, numa sala heterogénea com crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Esta ação baseou-se numa aproximação à metodologia de investigação-ação, tendo em conta os seguintes processos: observação, planificação, avaliação e reflexão, no sentido de perspetivar uma melhoria do processo educativo. Os procedimentos anteriormente mencionados, aliados à articulação entre a teoria e a prática, desencadearam aprendizagens que encaminharam a mestranda no sentido da construção da sua própria identidade profissional. Assim, abordando algumas perspetivas de cariz construtivista, o presente relatório evidenciará as suas aprendizagens e dos grupos de crianças, que serão espelhadas através da descrição, análise crítica e reflexão da sua ação em contexto nas duas valências. A ação desenvolvida foi regulada valorizando e procurando dar resposta às necessidades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, evidenciando assim um princípio fundamental no processo educativo pelo qual se deve reger qualquer educador de infância, considerando a criança como sujeito ativo da sua própria aprendizagem e desenvolvimento.
- Relatório de Estágio de Elsa Maria Teixeira da CostaPublication . Costa, Elsa Maria Teixeira da; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este descreve e reflete a ação desenvolvida pela mestranda nos contextos de creche e de educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças de um ano e numa sala com crianças de quatro anos. Este documento analisa tanto aspetos legais que sustentam a prática, como referentes teóricos presentes ao longo da ação pedagógica. Dada a importância do meio envolvente como parte da aprendizagem da criança, serão caraterizados aspetos como a instituição de estágio, a sala de atividades e o grupo de crianças. Para além disto, será caraterizado a metodologia adotada, sendo esta uma aproximação à metodologia de investigação-ação, considerando processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, de modo a perspetivar a melhoria do processo educativo. O documento inclui, ainda, a descrição e reflexão sobre as ações desenvolvidas nos contextos, abordando a interação adulto-criança e articulando aspetos teóricos com as práticas. Assim, o relatório tenciona mostrar aprendizagens realizadas pelas crianças e, também, aspetos relevantes que colaboraram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.