ESS - DM - Terapia da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - DM - Terapia da Fala by Subject "Análise acústica"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise Multivariada de Propriedades Acústicas da voz para a Caracterização do GéneroPublication . Pereira, Teresa Dias; Araújo, André Guerreiro MartinsIntrodução: A análise acústica contribui com dados objetivos na caracterização da voz normal e patológica. O Terapeuta da Fala intervém em quadros clínicos com comprometimento da perceção do género na voz dos falantes. A caracterização acústica do género pode revelar-se importante na avaliação e intervenção nestes casos. Objetivo: analisar as propriedades acústicas da voz associadas à caracterização do género em falantes de Português Europeu (PE). Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de carácter analítico transversal em 15 homens e 15 mulheres (18-25 anos) normofalantes de PE. Analisaram-se as diferentes amostras de voz e extraíram-se medidas aerodinâmicas e acústicas de curto e longo termo. Os resultados foram obtidos a partir da estatística inferencial e multivariada. Resultados: A fo média, DP, alpha e (H1-H2) LTAS são superiores nas mulheres, a Extensão Vocal e CPP são superiores nos homens . As combinações de medidas representativas nos homens incluem fo, foDP, gama, HNR, jitter e shimmer, enquanto nas mulheres incluem fo, CPPS, jitter e shimmer. As medidas com mais peso na amostra total são mais próximas das obtidas nos homens. Conclusões: Este estudo demonstra a pertinência de estudar combinações de parâmetros acústicos na caraterização do género e aponta hipóteses para estudos futuros.
- Caracterização do Evento Acústico em Ataques Ramificados (Oclusiva+Rótico) no Português EuropeuPublication . Gomes, Liliana Sequeira; Rodrigues, Susana; Patrício, BrígidaCom a presente investigação pretende-se caracterizar o evento acústico presente em ataque ramificado (oclusiva+rótico) no Português Europeu (PE). Trata-se de uma investigação de carácter observacional-descritivo, de natureza quantitativa. Para a presente investigação recorreu-se a parte dos dados armazenados na base de dados utilizada no estudo de Rodrigues (2015). Os dados dizem respeito a produções de 10 adultos, sem patologia, falantes do PE (variante do sul do país). Foram analisadas 35 produções (5 repetições de 7 palavras diferentes), por participante. Os resultados obtidos mostram o efeito significativo da vogal nuclear nos valores de frequência do evento acústico. No entanto, os resultados mostram uma tendência clara para a centralização dos valores de frequência deste evento. Quanto à realização fonética do rótico, verifica-se que esta não tem impacto nos valores de frequência do vento acústico e influência significativamente à duração do evento acústico. Este estudo contribui com dados empíricos acerca do evento acústico, importantes para a compreensão do fenómeno de aquisição de sons e melhor compreensão das perturbações dos sons da fala no que se refere a produções que impliquem ataques ramificados.
- Validade concorrente de um método de avaliação da biomecânica da voz com base em análise acústicaPublication . Portela, Ana Rita Rodrigues; Araújo, André Guerreiro MartinsNa prática clínica do terapeuta da fala as análises percetiva e acústica são as mais comuns na avaliação da voz. A avaliação da biomecânica fonatória é realizada pelo otorrinolaringologista através da examinação laríngea, sendo um método invasivo e de acesso limitado. A aplicação Online.Lab . desenvolvida para avaliar a biomecânica fonatória com base na análise acústica do sinal vocal, mostra-se promissora. Contudo, carecem estudos que demonstrem a sua viabilidade e fiabilidade. Pretendeu-se averiguar a validade concorrente da avaliação do Online.Lab com referência às medidas percetivas e acústicas mais referidas na literatura. Realizou-se um estudo observacional descritivo-correlacional. A amostra é não probabilística de conveniência, composta por 9 indivíduos de ambos os géneros, com e sem disfonia, avaliados por ORL. Analisou-se a vogal sustentada [a] com CAPE-V, análise acústica (fo, intensidade, jitter, shimmer, HNR, CPP, CPPS, DSI) e análise biomecânica (Online.Lab ). Os resultados foram tratados estatisticamente, obtendo-se correlações entre os parâmetros biomecânicos e as medidas percetivas e acústicas. Os grupos relativos à duração das fases do ciclo glótico, tensão, força, e eficiência do encerramento glótico mostram resultados promissores. Nem todos os parâmetros apresentaram correlações e algumas das correlações obtidas não foram justificáveis pela literatura que sugere necessidade de investigação sobre a validade.