ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a Ser Professor: Integrar o humor para diversificar aprendizagens e promover o gosto pela leituraPublication . Silva, Sara Isabel Costa; Oliveira, ElisamaA escola apresenta-se como uma comunidade de pessoas que atuam, interagem, aprendem e progridem, requerendo um perfil de professor reflexivo e em constante indagação. Para dar resposta a este perfil, o processo de formação de professores é composto por quatro etapas principais, que são também considerados instrumentos muito vantajosos para a prática educativa, a saber: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto que o presente Relatório da Prática Educativa Supervisionada, elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) homónima, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, se constitui como um espaço de apresentação de toda a trajetória de evolução pessoal e de conceção científico-profissional realizada pela mestranda, ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Em virtude do referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos predominantes no ensino, contemplando, ainda, um cariz investigativo. Portanto, este relatório revela a evolução da formanda, evidenciando as adversidades, mas também os potenciais que delinearam este percurso, bem como as proficiências a desenvolver. Este documento procura, também, – sobretudo pela sua componente investigativa – realçar que um professor se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico, a reflexão e a investigação-ação. Além disto, pretende evidenciar que o gosto pela leitura passa pelas conexões entre o saber ler e a emoção de ler, aliando, a esta última conexão, o humor, com o intuito de promover a leitura.
- A aprendizagem da leitura e os recursos digitaisPublication . Oliveira, Rosa Cristina Barbosa Fernandes dos Santos; Batista, Maria Adriana da CostaO presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do Mestrado em Didática do Português na Era Digital, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procura dar resposta à questão “De que forma os recursos digitais podem influenciar o processo de ensino e aprendizagem da leitura?” Assumindo que o ensino da leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das competências linguísticas e no acesso ao conhecimento, compreender os métodos utilizados no processo de alfabetização e analisar a sua eficácia afiguram-se essenciais para aprimorar as práticas educativas e promover melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Este estudo procura contribuir para o avanço do conhecimento no campo dos recursos digitais na área da alfabetização, propondo reflexões sobre o ensino da leitura, assim como o melhoramento das práticas educativas associadas a este domínio. A utilização dos recursos e plataformas digitais acabam por revolucionar a aprendizagem dos alunos, tornando os ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais de forma a preparar os alunos para a vida ativa. A utilização deste tipo de recursos também tem um grande impacto na atividade docente, exigindo uma grande capacidade de adaptação, com desafios aliciantes.
- Relatório de EstágioPublication . Simões, Inês de Oliveira; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este relatório consiste na descrição e análise crítica e reflexiva do processo de formação profissional da mestranda, relevando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de Educação Pré-Escolar com crianças de cinco e seis anos, e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com crianças de nove e dez anos. Realça-se que a prática no contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) não se desenvolveu conforme no contexto do 1.º CEB, tendo sido desenvolvidos apenas momentos pontuais de contacto à distância com as crianças, dadas as circunstâncias provenientes da pandemia que desolou Portugal e o Mundo. No decorrer de todo o trabalho, revelou-se uma enorme importância do trabalho colaborativo entre a equipa educativa, mais concretamente entre o par pedagógico, as supervisoras institucionais, as docentes cooperantes e o pessoal não docente da instituição de estágio, sendo esta colaboração uma base importantíssima na duração de toda a prática educativa. Para além disso, no decurso da prática educativa apresentou-se uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente as etapas de observação, planificação, avaliação e reflexão, vinculadas com referentes teóricos e legais, tal como, com a ação pedagógica da autora do presente relatório. Ressaltando a importância da reflexão contínua acerca da prática educativa, a mestranda evidencia ao longo do processo, a procura de uma postura indagadora e crítica que agilize não só o seu constante crescimento profissional, mas também a construção de aprendizagens por parte das crianças.
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Sara Cristina Gomes dos; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório foi concretizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada e apresenta o início da identidade profissional docente, assim como a formação inicial da mestranda, uma breve descrição física das instituições e dos grupos de crianças, onde e com quem desenvolvemos a ação pedagógica, a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre as experiências de ensino e aprendizagem, assim como a metodologia de investigação utilizada ao longo do estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para a construção do perfil de dupla docência, procurou-se escutar atentamente cada criança, compreender os seus interesses e as suas necessidades e seguir os pressupostos da metodologia investigação- ação que inclui momentos de observação, planificação, ação e reflexão, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizassem e respeitassem todas as crianças e favorecessem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com esta experiência, houve possibilidade de contactar com a realidade educacional, ou seja, saber lidar com crianças em idade Pré-Escolar e com crianças do 1.º ciclo, sendo que um dos grupos era um grupo heterogéneo. É durante o estágio que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado.
- Relatório de EstágioPublication . Araújo, Joana Alícia Soares; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características, interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões em prol dos grupos de crianças.
- Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros PintoPublication . Pinto, Ana Raquel Barros; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional.
- Saber ouvir: as crianças têm algo para dizerPublication . Conceição, Cátia Lisandra Spínola; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio, intitulado “Saber ouvir: as crianças têm algo para dizer”, evidencia a construção do perfil docente decorrente da Prática Educativa Supervisionada, Unidade Curricular integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Deste modo, este trabalho representa o culminar das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos dois anos do mestrado, pelo que se tornou necessário explanar e refletir sobre aquele que foi o percurso da mestranda, nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, durante a prática educativa levada a cabo. A par disso, o presente documento pretende também evidenciar as linhas teóricas que fundamentaram e orientaram o processo de ensino e aprendizagem vivenciado. Como tal, este relatório apresenta, ainda, uma componente investigativa - essencial ao percurso formativo e profissional do docente -, que tencionou demonstrar de que modo a produção de textos escritos promove o desenvolvimento de competências ligadas à expressão oral. O projeto traçado foi, então, impulsionado pelas fragilidades apresentadas pelos alunos nos domínios da Oralidade e da Escrita e pelo facto de estes serem cruciais para a formação de cidadãos informados e ativos na sociedade. A oralidade, contudo, tende a ser subvalorizada pelos docentes que creem que a aquisição de competências deste domínio provém de momentos informais ou que não são planificados. Assim, foi criado um desenho das hipóteses de ação, que agrega os domínios supramencionados, fazendo da Escrita um suporte para a produção de textos orais