ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto
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Browsing ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Acoger a los estudiantes y contribuir a su integración en la enseñanza superior: Relato de una experienciaPublication . Costa, Alexandra Ribeiro[excerto do texto da Acta] La entrada en la enseñanza superior va acompañada de desafíos diversos que, con mayor frecuencia de lo deseado, pueden llevar a dificultades de adaptación e incluso al abandono escolar. Las instituciones de Enseñanza Superior comienzan a percibir la necesidad de intervenir de forma estructurada diferente, adoptando para eso modelos que pueden incluir intervenciones como las tutorías, el apoyo psicológico, el apoyo pedagógico, entre otros. En esta ponencia pretendemos presentar el caso de una intervención realizada en una institución de Enseñanza Superior en el área de la ingeniería.
- Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabPublication . Fidalgo, André V.; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Costa-Lobo, Maria C.; Hernández-Jayo, Unai; García-Zubía, Javier; Gustavsson, Ingvar; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Costa Lobo, Cristina; Garcia-Zubia, JavierOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
- Algoritmo de heurística para o carregamento de veículos elétricos em ambiente residencialPublication . JONY, ARICLINE GEOVANI CARDOSO; Barbosa, Ramiro De SousaNesta dissertação é proposto e validado um algoritmo heurístico para o carregamento de veículos elétricos (VE) em ambiente residencial, integrando produção fotovoltaica (PV) e sistema de armazenamento (ESS). A motivação surge da necessidade de explorar metodologias de maximização do autoconsumo de energia solar para o carregamento de VE, onde se procura minimizar a dependência da rede pública, e em simultâneo, assegurar o cumprimento dos requisitos de autonomia definidos pelos utilizadores. O algoritmo de controlo foi desenvolvido e validado experimentalmente no laboratório x-Energy do INESC TEC. O algoritmo de controlo, implementado em Python sobre uma Raspberry Pi, recolhe ciclicamente medições de potência do PV, estado de carga do ESS e parâmetros do VE (SOC inicial e hora prevista de saída), definidos via dashboard em Node-RED. Com base na energia necessária e na janela temporal disponível, o algoritmo aplica uma hierarquia de decisão que prioriza o uso de energia solar, seguindo-se a utilização do ESS quando necessário e, em último recurso, recorrer à rede pública. As ordens de potência são transmitidas ao carregador de VE através de uma API. A monitorização em tempo real é assegurada por dashboards desenvolvidos em Node-RED. A solução foi avaliada em múltiplos cenários de operação, desde carregamento convencional até condições de baixa produção no sistema de PV.
- Análise Matemática I. Resumo teórico, exercícios resolvidos e propostos.Publication . Faria, Alzira; Brás, Helena; Figueiredo, IsabelEste livro dirige-se aos estudantes das licenciaturas nas áreas das ciências exatas oferecidas pelas faculdades e institutos superiores do país. Os três assuntos que integram o livro – funções, integrais e séries – iniciam-se com uma síntese teórica da matéria abordada, apresentando depois um vasto conjunto de exercícios resolvidos, seguido de um vasto conjunto de exercícios propostos com solução. O conteúdo teórico e compilação dos exercícios presentes nesta obra proporcionam aos estudantes uma imprescindível ferramenta de estudo e treino para a obtenção de sucesso nos desafios de avaliação.
- Aplicação computacional para dimensionamento de canalizações elétricas em baixa tensãoPublication . MENESES, ADRIANO DA ROCHA; Carvalho, José António BelezaO dimensionamento de canalizações elétricas em baixa tensão exige elevado conhecimento de normas, regulamentos e demais legislação em vigor, que especificam as condições que deverão ser verificadas para realizar o dimensionamento e proteção das instalações de modo a garantir o bom funcionamento e exploração das instalações elétricas. O dimensionamento de canalizações elétricas necessita de consulta de um elevado número de tabelas e cálculos associados que, por consequência, requer grande dedicação e tempo necessário para realizar a função. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma ferramenta computacional interativa de auxílio ao cálculo de canalizações elétricas em baixa tensão, tendo em conta os critérios de natureza técnica e económica, assim como o dimensionamento dos respetivos dispositivos de proteção, de modo a minimizar o tempo de execução dos projetos de instalações elétricas recorrendo a um programa simples e de fácil de utilização. O programa será desenvolvido em ambiente gráfico interativo de forma que a sua utilização seja intuitiva, simples e de fácil utilização.
- Application of model checking in the formal verification of requirements for a speed control system in railwayPublication . COELHO, CRISTIANO MANUEL GARCÊS; Pinho, Luís Miguel Rosário da SilvaRailway speed control systems are essential for the safety and efficiency of railway transportation systems, as they ensure compliance with regulations and prevent accidents. As the demand for rail transport grows, rigorous verification of these systems is becomes increasingly critical. In such projects, errors are sometimes only detected during the testing phase, leading to costs that could have been avoided if these errors were identified in the early stages of the project. This thesis focuses on the topic of the formal verification of speed control system, specifically using model checking, to ensure that these systems meet safety requirements as well as performance standards. As the basis for the work presented in this thesis, we will adopt the EBICAB 700 architecture, and for which a small, yet representative, set of safety, operational, or regulatory requirements will be rigorously specified using well-known temporal logic languages, and verified against the system models using the model checking tools NuSMV and UPPAAL. This thesis work aims at contributing to the effort of demonstrating the feasibility and benefits of applying formal verification to railway systems, not only in terms of safety assurance but also as a strategy for reducing late-stage development risks and increased costs. It highlights the value of incorporating formal methods into the requirements and design phases of critical system engineering.
- Assessing the effectiveness of Large Language Models in automated threat modelingPublication . BATISTA, ANA ISABEL MOURA; Pereira, Nuno Alexandre MagalhãesAs cyberattacks become more frequent, Threat Modeling has emerged as an essential component of software security practices. Traditionally, Threat Modeling is an intensive process, relying on experts to identify and evaluate risks within a system, which limits its adoption. The advent of Large Language Models (LLMs) presents an opportunity to automate this process. However, the successful application of these models in Threat Modeling requires careful prompt engineering and a rigorous strategy to assess the generated threat scenarios. The project investigates this applicability, centering on a case study involving the Institute of Science and Innovation in Mechanical and Industrial Engineering (INEGI) SUNDIAL application. Using STRIDE GPT as the tool for threat models generation, four prompting techniques were studied and applied: STRIDE GPT’s Initial Prompt, Chain of Thought (CoT), Negative-Only Few-Shot, and the combined NO-Few-Shot-CoT, across three LLMs. A Threat Model Evaluation Tool, TMEval, is proposed to enable focused comparison of identified STRIDE threats by LLMs against those in the ground truth for a specific application, employing four metrics: BLEU, ROUGE, BERTScore, and LLM-as-a-Judge. The emphasis is on the LLM-as-a-Judge approach across five dimensions: consistency, plausibility, and coverage of targets, weaknesses, and attack vectors. The results show that any LLM with a specific prompting strategy does not produce scenarios consistent with the ground truth across all threat categories, suggesting that performance depends on the category and the application context provided. For the case study, the NOFew- Shot-CoT prompting approach demonstrated the highest effectiveness across most categories.
- Avaliação de ativos imobiliáriosPublication . CASTRO, CASSANDRA RAQUEL MOREIRA DE; Oliveira, Maria Do Rosário SantosO presente documento visa apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o estágio curricular realizado na VPM Real Estate., empresa especializada na prestação de serviços nos setores do imobiliário e da engenharia. Num contexto económico cada vez mais exigente e competitivo, a avaliação imobiliária assume um papel fundamental na tomada de decisões de investimento, financiamento, gestão patrimonial e planeamento urbano. Por isso, exige-se que o avaliador imobiliário domine os principais conhecimentos sobre as boas práticas da avaliação imobiliária, além de adotar um comportamento ético exemplar. Ao longo do estágio foram acompanhadas e desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a avaliação de imóveis, com especial destaque para a realização de avaliações em diferentes tipos de imóveis, como moradias, apartamentos, escritórios, armazéns e terrenos. O estágio permitiu um contacto direto com a prática da avaliação imobiliária, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foi possível acompanhar várias fases dos processos de avaliação, desde a prospeção de mercado até à aplicação das metodologias mais adequadas a cada tipo de imóvel. Para além da componente prática, foi realizada também uma pesquisa bibliográfica de forma a enquadrar melhor o tema e a reforçar a base técnica do relatório. Este trabalho representa assim, a ligação entre a formação académica e a experiência prática vivida durante o estágio curricular.
- Categorização de Erros Experimentais no VISIR com Circuitos Simples em Corrente AlternadaPublication . Maçaneiro, Mayara; Sambaqui, Ana B.; Alves, Gustavo R.Durante um experimento com circuitos elétricos, é comum que os alunos cometam erros. Para lidar com essas situações, laboratórios remotos como o VISIR (Virtual Instruments Systems in Reality) devem contar com mecanismos de prevenção. Esta pesquisa busca estender um trabalho inicial, já publicado, ao categorizar os possíveis erros em circuitos de corrente alternada com apenas uma fonte de alimentação e um componente passivo. O objetivo é construir um mapa com todos os erros possíveis, cobrindo a totalidade de circuitos passíveis de serem experimentados no VISIR. Dessa forma, limitam-se as desorientações durante a compreensão de conceitos teóricos e práticos.
- Conceitos básicos para o desenvolvimento de cursos multimédiaPublication . Vaz de Carvalho, Carlos[Excerto] Este módulo pretende descrever, de forma necessariamente sintética, as etapas associadas à criação de cursos de e-learning multimédia. No final, o leitor deverá compreender os conceitos básicos da concepção e desenvolvimento de cursos multimédia e ajustá-los de acordo com as matérias a ensinar e com o perfil dos formandos (utilizadores). Deverá ainda dominar as principais fases do desenvolvimento de cursos multimédia - análise e especificação, concepção, desenvolvimento e integração, avaliação e manutenção - incluindo a compreensão da importância de cada etapa, as ferramentas a utilizar e as competências necessárias.
