ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
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- Ensino bilingue precoce no 1.ºCEB: Estudo de caso no agrupamento de escolas Gardunha e Xisto - FundãoPublication . Oliveira, Mónica Lidina de Almeida; Canha, Manuel Bernardo QueirozNa sequência das políticas linguísticas implementadas pelo Conselho da Europa desde a década de 90, diversos países europeus introduziram a aprendizagem da Língua Estrangeira (LE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), o que também se verificou em Portugal embora tardiamente: o ensino do Inglês no 1.º CEB generalizar-se-ia em 2005, como oferta educativa extracurricular, e tornar-se-ia uma área curricular no 3.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016. A par das mudanças legislativas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem desenvolvido projetos de LE. O presente estudo centra-se no Projeto Ensino Bilingue Precoce (PEBP), projeto-piloto resultante de uma parceria com o British Council e implementado no 1.ºCEB no quadriénio 2011/2015 em sete Agrupamentos de Escolas. Inovador no sistema de ensino público, este recorre à abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e tem por base um modelo de currículo integrado no qual a aprendizagem se realiza através de duas línguas: o português e o inglês. Através de um estudo de caso, procurei aferir as potencialidades do PEBP e os efeitos decorrentes da sua implementação nos diferentes implicados: alunos, professores, encarregados de educação e Agrupamento de Escola. Os resultados deste estudo, obtidos a partir das perceções dos envolvidos, apontam para um contributo positivo do projeto na aprendizagem da língua inglesa e no desenvolvimento global dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. O PEBP afigura-se como uma mais-valia, representando uma oferta educativa diferenciada de qualidade.
- O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Henrique José Vieira; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.
- Inglês curricular e trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico: Relato de uma experiência em contexto de Estágio PedagógicoPublication . Silva, Cláudia Cecília Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, orientou-se pela finalidade de compreender possibilidades de desenvolvimento de dinâmicas de colaboração docente no 1º CEB, designadamente, entre o professor titular de turma e o professor de Inglês curricular, bem como eventuais constrangimentos condicionadores dessas dinâmicas. Teoricamente, o estudo apoia-se na convicção de que a colaboração entre estes professores promove o seu próprio desenvolvimento profissional, o desenvolvimento dos seus alunos e da própria escola. Tal convicção revela-se particularmente relevante face à recente introdução do Inglês como componente do currículo neste ciclo de escolaridade e à necessidade daí decorrente de articulação interdisciplinar envolvendo diferentes professores. Incidindo na minha experiência no âmbito do meu percurso em Estágio, a análise de dados empíricos sustenta-se numa metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a análise documental (planificações didáticas, relatório de auto e heteroavaliação, relatórios de avaliação de atividades) e inquérito por entrevista (à professora titular de turma, à orientadora cooperante e ao meu par pedagógico). Em síntese, este estudo de caso indica que os docentes implicados não foram capazes de criar entre si dinâmicas de colaboração na aceção por mim assumida, nomeadamente, no que toca à planificação integrada e interdisciplinar do processo de ensino/aprendizagem. No entanto, os dados evidenciam a perceção de que o trabalho colaborativo é hoje essencial neste ciclo de escolaridade e abertura para investir no sentido da sua consolidação. Neste contexto, o professor de Inglês poderá desempenhar um papel determinante.
- O jogo das atividades gamificadas e das emoções no Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fortunato, Marta Alexandra dos Santos; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Edite Pais de Oliveira AiresA Gamificação é um novo enfoque metodológico que proporciona novas experiências, recorrendo aos elementos do jogo aplicados em contexto de “não jogo” (Deterding et al., 2011). Esta poderá ser uma forte aliada no ensino do Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico (CEB), por conciliar elementos com os quais o aprendente do século XXI se encontra familiarizado com o processo de aprendizagem, tornando-o motivador, significativo e experiencial (Fernández-Corbacho, 2014). Com o nosso projeto, propomo-nos mostrar que a gamificação pode influenciar a motivação e a participação dos alunos (Foncubierta & Rodríguez, 2015) durante a aprendizagem, podendo promover a colaboração e a competição entre os aprendentes. Procurámos, também, elencar o papel das emoções neste processo, mostrando que o que não atrai emoção, não capta a atenção e não desencadeia uma aprendizagem significativa que implica os alunos no ato de aprender (Mora, 2013; Fernández-Corbacho, 2014). O nosso projeto foi um estudo de caso com contornos de investigação-ação, realizado com alunos do 4º ano, de um colégio do Grande Porto, e teve como objetivo responder às questões que foram o ponto de partida para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que as atividades gamificadas podem contribuir para o aumento da motivação e envolvimento dos alunos durante a sua realização, despertando diferentes emoções.
- NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraEnsinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.
- A relevância da escrita no ensino do Inglês no 1º CEB - Implicações da mudança do inglês para uma disciplina curricularPublication . Costa, Luísa Cristina Laviada Monteiro da; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraSegundo a nossa experiência enquanto professores, uma das áreas onde os alunos apresentam mais dificuldades é na competência da expressão escrita no processo de aprendizagem do inglês. Esta deve-se, em parte, às interferências da língua materna (LM) nas suas produções. Autores como Ortega (2009) ou Ribeiro (2009) consideram que as competências que a criança desenvolveu na sua (LM) influenciam o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira (LE), realçando que esta tem um papel relevante nos diferentes estádios de aprendizagem de uma LE, particularmente numa fase inicial na qual os aprendentes dependem metacognitivamente da sua LM. Por este motivo, o nosso projeto teve como objetivo procurar saber se, com a transição do inglês como Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) para uma disciplina curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a escrita ganhou mais relevância e se é mais trabalhada na sala de aula. Procurámos, também, saber se existem interferências da LM na LE e conhecer a reação dos alunos no que concerne a atividades de escrita mais lúdicas. Neste sentido, adotámos a metodologia qualitativa, realizando um estudo de caso com contornos de investigação-ação, com o propósito de responder às questões que foram o ponto de partida para o nosso estudo. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário dirigido a professores de Inglês do 3º e 4º anos, a análise de dois manuais de inglês do 4º ano e as produções escritas realizadas pelos alunos. O estudo foi aplicado numa turma do 4º ano, de uma escola situada no grande Porto Após a análise dos dados recolhidos, pudemos concluir que a escrita ganhou mais enfoque com a transição do inglês em contexto de AEC para o curricular. No que diz respeito à experiência na nossa PES, verificámos que no processo ensino-aprendizagem ocorrem algumas interferências da LM. Verificámos, também, que a motivação, a participação e o trabalho colaborativo esteve presente nas atividades realizadas de cariz mais lúdico.
- Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Maria dos Anjos Ferreira dos; Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo; Morgado, Celda Maria GonçalvesEste estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo averiguar se os alunos identificam as vogais do inglês /i:/ e /I/; /ε/ e /æ/; /u:/ e /ʊ/ e se distinguem as que não fazem parte do inventário fonológico do português; verificar se há transferência de características dos sons vocálicos da língua materna durante a operacionalização dos sons em inglês e se a transferência tende a diminuir com a realização de tarefas envolvendo a perceção e produção dos sons vocálicos em questão. O estudo empírico integrou a Prática de Ensino Supervisionada num estudo qualitativo de investigação-ação, com recurso à análise dos instrumentos de recolha de dados elaborados. Esses instrumentos incluíram tarefas de discriminação auditiva, de atividades de compreensão oral e escrita e de produção oral e escrita. Os resultados obtidos permitem afirmar que, para produzir as vogais /I/, /æ/e /ʊ/, os alunos precisam de as perceber, para que, posteriormente, as possam manipular corretamente. Também é possível afirmar que o ensino do sistema de sons em sala de aula, pelo professor, através de atividades de caráter mais lúdico - história, trava-línguas, músicas e jogos - é relevante para o desenvolvimento da consciência dos fonemas em língua estrangeira. Este trabalho de treino deve ser sistemático e consistente, implicando bastante tempo e conhecimentos linguísticos nas áreas da fonética e fonologia por parte do professor.
- The UBUNTUfication of a 21st century transformative primary english classroomPublication . Oliveira, Suzette Marina Antunes Duarte; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daThis project targets on African oral tradition storytelling intermingled with the Ubuntu philosophy and traditional cultures (Varty, 2013) in primary school learning contexts, focusing on how oral traditional stories can be integrated into classroom practices as a means of transformation and of accommodating diversity to foster social cohesion and sustainable development (Battiste, 2005; Themane, et al., 2011). By encompassing oral traditional storytelling with an experiential communicative approach (Fernández- Corbacho, 2014), both strategies and materials, which take into account the Gamification Octalysis Framework (Chou, 2016), have been created and experimented in a 4th year primary school in Oporto. Departing on Chou’s (2016) Octalysis framework and how it can effectively be applied during the implementation of several gamification designs and practices, leading us to a greater understanding of how competitiveness fostered in gamified tasks can be favourable to Primary English learning. Moreover, it is the authors’ intention to tap into the core essence of classroom practice, by focusing on the gamified tasks which stimulated collaboration, communication, critical thinking and creativity, which are considered as the basis for 21st century skills (Duarte, & Cruz 2017). An ethnographic methodological approach, with triangulation of data collection tools (questionnaires, course books analysis grids, lesson plans, self-assessment worksheets and project works), was resorted. Gamified practices, which deal with South African cultural and linguistic varieties (Esteves, & Hurst, 2009) and 21st Century Learning skills, were analized. The main results show that the gamification approach can aid in the progression of dialogue, can promote cultural awareness and can expedite pupil’s cognitive and affective enthralment and engagement, fostering the development of these skills (Cruz, & Orange, 2016; Shatz, 2015).
- O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEBPublication . Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo; Teles, Rui OlivaO vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais, através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem do inglês. “Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de dados e na observação participante. O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais.
