ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório da prática supervisionada no contexto de educação pré-escolarPublication . Oliveira, Andreia Filipa Abreu; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando Gonçalves; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de qualificação profissional, em que será analisada de forma reflexiva a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, em contexto da Educação Pré-Escolar. O objetivo fulcral da desta intervenção em contexto educativo consistiu em promover a construção de aprendizagens que permitissem uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade atribuída ao Educador de Infância. A formanda teve oportunidade de desenvolver um perfil próprio enquanto futura Educadora de Infância, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, num processo ativo de investigação-ação. Comparando a ação educativa da formanda em momentos iniciais do estágio, com momentos já mais avançados neste processo, reconhece-se uma evolução nas dimensões da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que compõem o ciclo reflexivo da metodologia supracitada, evolução essa que resultou num progressivo desenvolvimento de competência profissionais. Durante a intervenção no contexto educativo, a formanda recorreu a estratégias e instrumentos de reflexão, nomeadamente os guiões de pré-observação, as planificações, as narrativas colaborativas, os diários de formação, as notas de campo e as reuniões com o Supervisor Institucional, a Educadora Cooperante e a díade de formação. A organização do ambiente educativo consistiu numa das preocupações da formanda, que procurou atender à necessidade de organizar de forma flexível o espaço, tempo e grupo.
- Relatório de EstágioPublication . Costa, Joana Marques Pinto; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio apresenta-se como a última etapa de todo o processo de formação, de um futuro profissional de educação, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi desenvolvido para a Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que a sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. A construção deste documento e a PES emergiram como um espaço de mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, que foram utilizados como suporte de toda a prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais foi baseado numa metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, que pressupõe o processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, como forma de construção de práticas educativas significativas, para o profissional e para a criança. Assim, partiu-se de uma perspetiva socioconstrutivista, onde a criança é vista como um agente participativo e o ponto central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ao longo da prática, foram desenvolvidas atividades que foram ao encontro dos interesses, gostos e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico. Deste modo, a reflexão contínua, quer individual, em díade ou em tríade, permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, por ter estimulado a melhoria da prática.
- Relatório de EstágioPublication . Sampaio, Marta Ferreira; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deAssentando na sociedade atual, emerge na escola a necessidade formar profissionais de educação que sejam capazes de dar resposta aos desafios inerentes. Com efeito, os profissionais deverão potenciar o desenvolvimento de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Nesta linha de ideias, a construção do presente relatório de estágio tem como objetivo principal apresentar uma reflexão das aprendizagens desenvolvidas ao longo da formação enquanto profissional de educação nas valências de Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico. Assim, no decorrer do percurso de formação foram adquiridos e mobilizados vários saberes que sustentaram a ação educativa nos momentos de estágio, mas também se traduzem em conhecimentos fundamentais para uma ação educativa consciente. Efetivamente, o quadro teórico permitiu fomentar o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional, nomeadamente, a forma de agir e pensar no contexto, contribuindo para a melhoria da prática educativa. É de realçar que a Prática Pedagógica foi realizada em díade de formação, propiciando a (re)construção do conhecimento de forma conjunta assente na colaboração. Nesta lógica, na educação é essencial que o profissional adote uma postura reflexiva, posto isto, a metodologia de investigação-ação teve um papel predominante na ação educativa, proporcionando, através do seu ciclo dinâmico, uma planificação com intencionalidade, tendo em conta as características de cada grupo de crianças. Face ao exposto, este documento espelha o percurso experienciado na prática educativa, evidenciando a construção de um perfil profissional duplo com os desafios e obstáculos inerentes à formação.
- Relatório de estágioPublication . Fernandes, Marta Isabel Nunes Vieira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório tem como principal intuito a reflexão da estudante sobre a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, espelhando, assim, o processo formativo que promoveu o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Neste contexto, realça a metodologia de investigação-ação que susteve este processo, proporcionando um saber, saber-fazer, estar e ser imprescindíveis na transformação e melhoria da prática educativa e na construção de um perfil profissional, Realça, ainda, o processo socio-construtivista e de colaboração que envolveu a díade de formação, a educadora e professora cooperantes e supervisores institucionais, mas sobretudo a estagiária que construiu as suas representações do que é ser educadora de EPE e professora do 1.º CEB na atualidade. Deste modo, releva o desenvolvimento de competências, de atitudes e postura ética adquiridas na formação inicial, imprescindíveis para a profissionalidade docente e base fundamental para a construção da identidade profissional da futura professora.
- Relatório de EstágioPublication . Moreira, Renata Sofia Queirós; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório apresenta-se como a última etapa do processo de formação inicial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme Decreto-Lei nº 79 de 2014 que reconhece o “valor e o impacto da docência na qualidade da educação” e que determina a habilitação profissional para a docência, alegando que o mestrado reforça “a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência” (idem). Este foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que as sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. Deste modo, este documento espelha o professor construtor da sua profissionalidade docente, aquele que se apropriou de saberes profissionais para dar sentido à sua prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais sustentou-se no processo cíclico que percorreu as etapas da metodologia de investigação-ação (I-A), observação, planificação, ação e reflexão, e numa perspetiva socioconstrutivista promotora de metodologias ativas de aprendizagem que incentivaram a autonomia e confiança tornando as crianças e os profissionais mais qualificados e valorizados. Realça-se a reflexão que percorreu todo o processo e que permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, tendo estimulado a melhoria da prática, uma vez que “os saberes profissionais dos professores têm uma certa unidade, não se trata de uma unidade teórica ou conceitual, mas pragmática: como as diferentes ferramentas de um artesão, eles fazem parte da mesma caixa de ferramentas, porque o artesão pode precisar deles no exercício de suas atividades” (Tardif, 2000, p. 15).
- Relatório de EstágioPublication . Pinto, Ana Filipa Moreira; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio é um dos requisitos basilares para a obtenção do grau de mestre de perfil duplo, em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este advém da formação desenvolvida em contexto de estágio em ambos os níveis educativos e transpõe a qualidade necessária no processo formativo para a profissionalização de docentes. É definido como um documento que permite a reflexão sobre os saberes e as competências adquiridas no âmbito deste processo formativo e educativo. Mobilizaram-se, articuladamente, referentes teóricos, pedagógicos, científicos e didáticos aliados à metodologia de investigação. A sua mobilização foi feita de forma reflexiva e crítica, sendo que o processo colaborativo deteve grande influência na mobilização e adequação dos mesmos à prática em contexto. Esta mobilização fomentou o desenvolvimento das capacidades de saber pensar e de saber agir, tendo em consideração as caraterísticas e as particulares de cada grupo e de cada criança como ser único. Em todo este processo formativo a criança foi vista como um ser competente e ativo no seu processo de ensino e de aprendizagem, adotando-se uma perspetiva socioconstrutivista. Esta visão originou que se adequassem os objetivos às necessidades, interesses, limitações e potencialidades de cada criança. O facto de este abarcar um caráter reflexivo, através da problematização da prática, constituiu-se como fulcral para o desenvolvimento pessoal, social e profissional da mestranda. Isto foi possível através das reflexões constantes com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as orientadoras institucionais.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Ana Isabel Marques; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deNo presente Relatório de Estágio, concebido na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procurou-se espelhar o percurso formativo desenvolvido nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste percurso mobilizaram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos que serviram de bússola norteadora para a praxis pedagógica da mestranda, edificando-se numa interação dialética entre teoria e prática com vista ao desenvolvimento de um docente de perfil duplo, e de ações educativas fundamentadas e adequadas às crianças. Neste sentido, o desenvolvimento pessoal, académico e profissional sofreu um crescendo exponencial, dado que a oportunidade de vivenciar o quotidiano dos contextos educativos revelou-se como um desafio constante e um caminho de aprendizagem prazeroso e gratificante. Supletivamente, a vivência da Metodologia de Investigação-Ação permitiu uma postura crítica, indagadora e de reflexão constante, com a sua estrutura medular no ciclo dinâmico de observar–refletir–planificar–agir. As ações pedagógicas desenvolvidas em ambas as valências educativas foram ao encontro dos interesses, necessidades e dificuldades das crianças integradas num paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no núcleo da construção do seu conhecimento e o docente assumiu o papel de facilitador e mediador. Nesta perspetiva, as relações interpessoais e as emoções assumiram importância basilar em virtude do trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos, pois na educação não existem caminhos isolados.
- Relatório de EstágioPublication . Pereira, Mariana do Couto Gonçalves; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório espelha o percurso formativo desenvolvido em contexto de prática pedagógica nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática pedagógica foram utilizadas as etapas dinâmicas, cíclicas e fundamentais da Metodologia de lnvestigação-Ação: observação, planificação, ação e reflexão, relevantes para uma prática reflexiva e investigativa que possibilitou a transformação da prática educativa, o ajuste a uma realidade promotora de uma escola inclusiva e a construção da profissionalidade docente num perfil duplo. Desta forma, foi possível fundamentar e adequar as práticas e as estratégias utilizadas nas duas valências de estágio, indo ao encontro das necessidades e dos interesses manifestados pelo grupo. As ações pedagógicas desenvolvidas centraram-se no desenvolvimento pleno e significativo das crianças, através de metodologias ativas e de um paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no centro da construção do conhecimento e a estagiária assumiu o papel de facilitadora do ambiente de aprendizagem. No processo de formação foi valorizada a construção colaborativa de saberes pedagógicos e sociais inerentes à profissão de docente, numa estreita articulação entre os referenciais teóricos e os saberes emergentes à ação, possibilitando um percurso de aprendizagem enriquecedor e gratificante. Assim, este relatório pretende evidenciar, de forma descritiva, crítica e reflexiva, as experiências e os desafios vivenciados no quotidiano dos contextos educativos,que contribuíram para a transformação pessoal e profissional da mestranda.
- Relatório de EstágioPublication . Leal, Sara Vanessa Moreira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deA construção do presente relatório de estágio decorre da formação desenvolvida em contexto da ação docente, cujo objetivo assenta na apresentação e reflexão do trajeto percorrido nos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Esta unidade curricular mobilizou um conjunto de saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e indagadora, conduziram ao crescimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais fundamentais à ação docente. O posicionamento reflexivo adquirido foi influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, muito presentes neste período de formação, e da metodologia cíclica da investigação-ação, fundada nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. O desenvolvimento da capacidade de saber pensar e agir em contextos singulares favoreceu a resposta à diversidade, através da ação planificada e desenvolvida em torno dos ideais da igualdade de oportunidades e da inclusão. Na perspetiva de uma prática integrada, integradora e, deste modo, significativa, procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, dado ser o centro do processo educativo e cabendo ao docente o papel de orientação. Assim, este carácter reflexivo, pela problematização da prática, foi central neste percurso de formação inicial, tendo constituído um eixo basilar ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, contribuindo para a construção da sua identidade docente.
- Relatório de EstágioPublication . Correia, Carlota Bastos; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, resultando do percurso de formação inicial vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, procura-se espelhar as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos e didáticos, os documentos normativos e a ação educativa desempenhada, emergindo numa reflexão indagadora, crítica e contextualizada, numa perspetiva de reconstrução contínua da identidade profissional. Ensinar e cuidar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, implica percecionar os benefícios de um mundo em constante mudança, problematizando-os com o intuito de atribuir significados às experiências de aprendizagem individuais de cada criança. Neste sentido, a equidade assumiu-se como pilar de todo o percurso tanto na planificação de ações assentes no paradigma socioconstrutivista, onde a criança desempenhou um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem como na valorização das suas diferenças, das suas especificidades e dificuldades, por meio a proporcionar momentos ricos e propícios à construção de competências holísticas e a um crescimento global harmonioso. Este documento traduz o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais, preconizando o desenvolvimento de práticas inovadoras e diferenciadas em torno da abordagem cíclica da metodologia de investigação-ação, conducentes a um maior entendimento da responsabilidade que advém do perfil duplo de formação docente. Neste seguimento, será notável o contributo do desenvolvimento de atitudes investigativas fulcrais, através de inúmeros momentos de observação, ação, planificação e reflexão, como meio transformador do percurso formativo.