ESTG - DM - Gestão de Projetos
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Browsing ESTG - DM - Gestão de Projetos by Field of Science and Technology (FOS) "Projetos"
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- Business Intelligence systems development in hospitals using an Agile Project Management approachPublication . Monteiro, Manuel; Gonçalves, Bruno S."Measure to manage" is a widely used expression to demonstrate that good governance must necessarily go through obtaining good data and information. These will allow managers to know the past and the momentum of the business and also to predict, estimate and take the best-informed decisions. The greater the complexity of the business, the greater this need. Healthcare units, specifically hospitals, are organizations that, due to their function and diversity of areas, are considered one of the most complex. In this context, projects for the development of business intelligence solutions, with huge impact and scope, undergo the need for continuous improvement and incremental evolution. Agile methods, by their nature and principles, are suitable to fulfil this need. The purpose of this dissertation is to support future research towards better models with agile tools to develop business intelligence system in hospitals and, manly, to understand how can Agile methodology improve a Business Intelligence System Implementation. This will be done mainly through bibliographical research on the covered topics, namely, Hospitals, Business Intelligence, Agile and Project Management. The expect results will be some clear practical guidelines, that any IT Project Manager could use for an efficient Business Intelligence System implementation using an Agile methodology. This will be done with the presentation of two use cases, from implementations in two hospitals in Portugal, where the Agile proposed model could be used to improve the outcomes of the projects. For that a deep analysis of the various phases of Business Intelligence development was carried out on the basis of information obtained in the literature and on the basis of information obtained in the practical development of Business Intelligence implementation projects. In the end it can be seen that the application of Agile can bring enormous benefits to the development of this kind of project, as, in addition to the advantages listed and widely known about Agile, it can help intensively to bring together and involve all the stakeholders of a project in a common goal of success and effectiveness.
- Conexões e efeitos da orientação empreendedora no sucesso de projetosPublication . Lima, Tayan Oliveira; Santos, Vitor RicardoÉ notório que a área de Gestão de Projetos tem evoluído com o passar dos anos. Nos dias atuais, seu uso é comumente aplicado como ferramenta para que organizações modernas atinjam seus objetivos estratégicos. A evolução dessa área proporcionou ferramentas computacionais, técnicas e uma vasta literatura de publicações sobre como gerir um projeto com sucesso. Entretanto, muitos projetos ainda não conseguem obter o sucesso esperado e por conta disso, o papel da Orientação Empreendedora no sucesso das organizações encontra-se estudado pela academia. Nesse contexto, surgiu a questão: terá a Orientação Empreendedora capacidade de influenciar o Sucesso de Projetos? Através de modelo aplicado por Martens et al. (2017), que utilizou a metodologia quantitativa por meio do Modelo de Equações Estruturais, replicamos o modelo aplicado no Brasil aos Gestores de Projetos Portugueses através de um survey. O modelo pretendeu medir a conexão e efeitos da Orientação Empreendedora no Sucesso de Projetos. A hipótese deste trabalho corroborou os resultados obtidos anteriormente pelos criadores do modelo. Podemos, portanto, referir que a Orientação Empreendedora influencia o Sucesso dos Projetos. Acrescentamos também estudos à temática de Gestão de Projetos e Empreendedorismo.
- Connecting the dots: How does Lean Thinking contribute to Project Management?Publication . Rodrigues, Inês Maria Silva; Alves, WellingtonO Lean Thinking é uma filosofia tipicamente associada a indústrias que trabalham com operações e que se baseia na eliminação sistemática de desperdícios como meio para criar valor e aumentar a eficiência dos processos produtivos. Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo adaptar os princípios e ferramentas do Lean Thinking às atividades de Gestão de Projetos de forma investigar se esta filosofia pode ser usada como estratégia para aumentar a eficiência dos projetos através da eliminação e prevenção de desperdícios. Ainda que a relação entre os conceitos de Lean Thinking e Gestão de Projetos já tenha sido abordada na literatura, a investigação que existe não é extensiva e é maioritariamente focada no setor da construção. Assim, a principal motivação para a realização desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da área da Gestão de Projetos através: da realização de uma análise bibliométrica que pretende analisar o estado da arte do tema de investigação; da identificação dos principais desperdícios associados à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação; da proposta de um modelo conceptual, adaptado ao setor da Tecnologia e Informação, que adapta os princípios e as ferramentas do Lean Thinking aos diferentes domínios de performance da Gestão de Projetos com o objetivo de eliminar os principais desperdícios. Em síntese, esta investigação pretende compreender se o Lean Thinking pode ser adaptado à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação como meio de eliminação de desperdícios e consequente aumento da eficiência dos projetos. Para isso, esta investigação encontra-se dividida em três artigos que se focam em diferentes objetivos específicos que contribuem para dar resposta ao objetivo geral mencionado. Apesar da existência de uma lacuna na literatura que relaciona os dois conceitos o interesse na relação entre os mesmos tem crescido nos últimos anos, tendo sido realizada mais pesquisa nesta área. Relativamente à relação entre o Lean Thinking e a Gestão de Projetos na área da Tecnologia e Informação, a investigação permitiu concluir que este é um tema emergente que tem sido cada vez mais alvo de estudo. Adicionalmente, esta investigação permitiu concluir que as principais fontes e tipos de desperdícios em projetos do setor da Tecnologia e Informação estão maioritariamente ligados a comportamentos humanos que podem ser evitados ou eliminados e que estes desperdícios têm significativas consequências negativas ao nível da eficiência dos projetos.
- Effects of different leadership styles on project successPublication . Sousa, Maria de Fátima Gonçalves de; Torre, Fernando Freitas daThis dissertation investigates the effects of different leadership styles on project success in different organizational contexts. Leadership plays a very important role in the success of projects and, consequently, in the growth of organizations since the success of projects is a very important factor in the growth of organizations. This study looks at a variety of leadership styles, including transformational leadership, transactional leadership, laissez-faire leadership, and analyzes the effect of the different leadership styles adopted by project managers on project success, since the definition of success can be quite complex. The research involved an extensive literature review and empirical research with project leaders and managers from different organizations in northern Portugal. The results indicate that choosing the right leadership style for a particular project can have a significant impact on its success. It was found that transformational leadership is often associated with exceptional project results, while transactional leadership is excellent at adapting to the changing needs of projects. However, the effectiveness of the leadership style depends on the nature of the project, the organizational culture and the characteristics of the team. The people and project teams are also a strong contributor to the success of the project. This study contributes to the understanding of the nuances of leadership and provides practical guidance for project leaders and managers in the selection and effective application of leadership styles to achieve project success. In addition, it highlights the importance of recognizing the diversity of leadership styles and adapting them as necessary to meet the specific challenges of each project.
- As equipas emocionalmente inteligentes e a sua relação com o sucesso do projetoPublication . Oliveira, Adriana La-Salete Ribeiro; Barros, Maria Teresa Morais Taveira de; Amaral, António Manuel da SilvaEm ambiente de projeto, com todas as restrições inerentes - prazo, custo, âmbito e qualidade e a pressão tipicamente despoletada quer por fatores que colocam em causa essas restrições, quer pela mudança que o projeto ocasiona, a inteligência emocional assume um papel significativo nos gestores de projeto os quais devem possuir capacidade para inspirar e motivar as suas equipas. Essa capacidade deve também existir dentro das equipas cujos elementos devem saber gerir-se emocionalmente enquanto membros de um grupo de pessoas com caraterísticas diversas. As equipas emocionalmente inteligentes devem identificar e desenvolver o talento dos seus membros e saber como se relacionar entre si, com vista à obtenção dos melhores resultados. Com o objetivo de dar resposta às questões de investigações: “Como é que a inteligência emocional das equipas se relaciona com o sucesso dos projetos?” e “Como é que a coesão e a resiliência contribuem para a colaboração entre os membros da equipa e para o sucesso dos projetos?” Desenvolveu-se uma revisão da literatura para conhecer o estado da arte seguida de um estudo exploratório por meio de uma metodologia qualitativa, realizada através de focus groups analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tal desenvolveu-se um guião que serviu de base à realização de focus groups a quatro equipas de projetos cada uma atuando nos seguintes setores: construção civil, limpeza florestal, implementação de sistemas da qualidade, hardware e instalações elétricas. Os resultados permitiram concluir que existem pistas suficientes para sugerir que as equipas emocionalmente inteligentes estão diretamente relacionadas com o desempenho do projeto e que a coesão da equipa está também diretamente relacionada com o sucesso do projeto. Permitiu ainda concluir que as equipas emocionalmente inteligentes estão diretamente relacionadas com a existência de comportamentos resilientes e ainda que têm uma relação direta com o sucesso do projeto.
- A Gestão de Conhecimento em Gestão de ProjetosPublication . Fernandes, Aurora Sendão; Santos, Vitor RicardoA gestão do conhecimento do projeto é considerada uma área de crescente importância tanto para os investigadores como para as organizações (johansson, Moehler, & Vahidi, 2013). Através da revisão ao estado da arte e da aplicação de um método misto, esta dissertação teve como objectivo fazer uma análise à gestão de conhecimento em gestão de projetos....
- Gestão de Projetos de Contratação Pública: O Gestor do ContratoPublication . Almeida, Sónia; Pinto, José ÂngeloCom a revisão do Código dos Contratos Públicos, foi introduzida a figura do Gestor do Contrato, com o objetivo de garantir uma melhor gestão e execução dos contratos públicos. Na indefinição clara da forma de atuar deste profissional, pretendeu-se analisar a atividade do Gestor do Contrato para perceber como os métodos e ferramentas dos gestores de projetos baseados no Guia PMBOK® do PMI poderiam ser usados nesta função. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados, nomeadamente sobre "Gestão de Projetos", a "Contratação Pública" e a figura do "Gestor do Contrato", com o objetivo de se estabelecerem pontos de ligação entre a função do Gestor do Contrato e as áreas de conhecimento e processos do Guia PMBOK®. Com esta análise criou-se uma base de conhecimento que permite a criação de pontos de partida para múltiplos guias baseados no Guia PMBOK® para apoio ao Gestor de Contrato na execução da sua função.
- Gestão de Projetos de SI nas Câmaras Municipais Portuguesas: maturidade, metodologias e boas práticasPublication . Pinheiro, António Armando Oliveira; Pinto, José AngeloA prestação de serviços de qualidade pelas Câmaras Municipais (CM) Portuguesas, enquadradas na Administração Pública (AP), impulsiona a procura de técnicas inovadoras de gestão para aumentar a eficácia, eficiência e performance. Cumulativamente, as variáveis ambientais promovem alguns fatores determinantes tais como: a globalização; a descentralização e a transformação digital. Os sistemas de informação (SI) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC) revelam-se cada vez mais importantes para a atividade da AP, pois é essencial a existência de sistemas de informação (SI) robustos, fiáveis e adequados. Os SI requerem constantes alterações e atualizações tecnológicas ou de procedimentos, o que implica uma elevada exigência na gestão dos seus projetos de melhoria ou de implementação. A gestão tradicional da AP tem-se revelado insuficiente ou incapaz de dar resposta a todas as exigências apresentadas, levando o governo a legislar no sentido da melhor implementação da gestão do trabalho através de projetos no setor público. A introdução das metodologias / frameworks de gestão de projetos e as consequentes melhorias organizacionais podem ser avaliadas através da aplicação de modelos de maturidade. Assim, pretende-se neste trabalho avaliar a maturidade em gestão de projetos de sistemas de informação nas Câmaras Municipais Portuguesas, aplicando o modelo de avaliação de maturidade Prado-MMGP adaptado. No desenvolvimento do trabalho de investigação foram utilizadas técnicas quantitativas, através de questionário baseado no modelo e qualitativas através de entrevistas para complementar os resultados encontrados. Foi possível concluir, a partir das informações recolhidas, que existem lacunas no que respeita a investigação científica relacionada com a aplicação da gestão de projetos nos sistemas de informação da AP, no geral, e ainda mais notória no caso particular das Câmaras Municipais Portuguesas. A literatura evidencia que a adoção de processos relacionados com a gestão de projetos é determinante para que as organizações públicas atinjam sucesso e evoluam para uma prestação de serviços de maior qualidade. Os resultados demonstram que as Câmaras Municipais Portuguesas utilizam pouco as práticas de gestão de projetos evidenciado na avaliação final média de apenas 1,85 (escala entre 1 e 5) e no facto de nenhuma se apresentar nos níveis de excelência (4 e 5), mas começa a existir por parte dos envolvidos e da gestão de topo preocupação significativa para este assunto. Sugere-se como trabalho futuro a preparação de um modelo de avaliação mais simples e o desenvolvimento de uma framework baseada nas existentes, mas mais simplista, fácil de aplicar e adaptada aos municípios, focando especialmente pontos como o planeamento, as lições aprendidas, o sucesso e a monitorização.
- Gestão de projetos em organizações sem fins lucrativos: IPSS e instituições equiparadas na sub-região do Vale do AvePublication . Castro, Ana Ferreira de; Lima, Vanda; Pinto, José AngêloA gestão de projetos tem ganho reconhecimento ao longo dos anos nas organizações em Portugal e no Mundo, mas estudos demonstram que, no setor social, ainda não é implementada, nem valorizada de modo amplo. Para dar resposta às necessidades e realidades das instituições do terceiro setor, foram desenvolvidas metodologias adequadas e adaptadas às mesmas. Das metodologias desenvolvidas, a literatura destaca como mais eficazes e adequadas a PM4DEV e Project DPro....
- A gestão de projetos nos CLDS: As metodologias do plano de gestão da qualidade em serviços sociais.Publication . Pinto, Sandra Patrícia Costa; Pinto, José Ângelo da CostaO plano de gestão qualidade é uma importante área de conhecimento aplicada à gestão de projetos, que acompanha todo o ciclo de vida do mesmo. A qualidade está relacionada com a melhoria contínua, quer na entrega, quer na elaboração do produto, serviço e/ou resultado. Pelo que, a motivação para a realização deste estudo emerge da necessidade de alargar o conhecimento acerca da aplicação de metodologias da qualidade em projetos sociais. Neste enquadramento, definiu-se como finalidade a análise e compreensão dos planos de gestão da qualidade utilizados nos programas do CLDS. Sendo que, para o estudo deste tema utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa, com 24 participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Como resultados desta investigação destacam-se a valorização das métricas de avaliação da qualidade enquanto mecanismos de melhoria contínua. A valorização para a criação, por parte das entidades financiadoras, de um plano de gestão da qualidade específico dos CLDS associado ao reconhecimento por parte dos stakeholders, à melhoria na comunicação e o aumento da motivação dos profissionais, são vistos como vantagens para o desenvolvimento do programa. Por outro lado, como dificuldades, os participantes destacam a falta de literacia dos profissionais face aos planos da qualidade, o excesso da burocracia, assim como, os escassos recursos (humanos e financeiros). Os resultados deste estudo constituíram-se como fatores de influência positiva para a elaboração do modelo de plano da gestão da qualidade para os CLDS.