ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A abordagem da temática Educação de Adultos na formação inicial docentePublication . Gomes, Maurício Brasil; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealA Educação de Jovens e Adultos, considerada uma modalidade de ensino pela atual legislação brasileira, carece de uma formação inicial docente que a contemple em seus projetos pedagógicos e práticas educativas. O estudo teve por objetivo investigar o espaço da temática Educação de Adultos no processo de formação inicial de professores em cursos de licenciatura. A partir de uma metodologia qualitativa, foram analisados os cursos de licenciatura de uma Instituição Federal de Ensino. Nessa análise realizou-se estudo documental e aplicação de questionários e entrevistas, a fim de verificar se os cursos contemplam a EJA em seu Projeto Pedagógico; se oferecem disciplinas específicas sobre a EJA; que perspectiva o professor e o coordenador do curso têm em relação à formação específica e, por fim, qual a percepção dos egressos dos cursos quanto à sua preparação para o ensino de jovens e adultos. Os resultados apontam a importância da inclusão de uma disciplina específica que aborde a temática EJA na grade curricular dos cursos de licenciatura e revelam a necessidade de garantir sua presença em outros espaços de discussão e momentos de formação durante o curso.
- Con vivências de saberes. O método auto biográfico na prática pedagógicaPublication . Röpke, Jane Marlize; Mendes, Ivaneide Dias PereiraAo refletir sobre o professor e a sua função como profissional da educação, que contribui para uma formação e transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade humanista na docência. Tratando-se de adultos que retornam aos bancos escolares, exige uma notória compreessão da identidade e do lugar do educando no mundo. Desta forma, o professor se coloca, ao mesmo tempo, como norteador e facilitador, permitindo que o educando resgate a sua trajetória, tome consciência do seu tempo e do seu espaço. Permite ainda, que se compartilhe saberes e experiências importantes para o contexto político-social. Esta pesquisa tem por objetivo geral, analisar a viabilidade e os potenciais contributos do recurso dos métodos autobiográficos na Educação de Jovens e Adultos, através dos professores que atuam no PROEJA, designadamente, no curso de Vendas, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Considerando que a dialogicidade presente no método autobiográfico permite que os educandos partilhem as suas histórias de vida de modo a se identificar e aprender com elas, este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas, foi voltado à análise da prática docente e pretendeu refletir com os educadores sobre a importância de conhecer o educando e, com ele a sua história de vida, como recurso para a aprendizagem. Os resultados apontaram que os educadores entrevistados, maioritariamente, desconhecem esta metodologia, contudo, reconhecem que mobilizam algumas experiências de vida dos educandos no cotidiano escolar, enfatizando a importância de recorrer às experiências prévias dos jovens e adultos.
- Da Biblioteca à comunidadePublication . Acampora, Daniela Cristina Paulo d'; Queirós, João Pedro Luís deA pesquisa a que este trabalho se refere foi desenvolvida no âmbito da Especialização em Educação e Formação de Adultos do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A pesquisa em causa procedeu à construção de uma análise sobre as implicações educacionais e sociais das ações de educação não formal e dinamização comunitária das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha. As bibliotecas promotoras das ações de extensão pesquisadas são as dos campi de Santo Augusto e São Borja. Através da recolha das perspectivas dos participantes, procedeu-se à elaboração de uma leitura analítica destas iniciativas, para chegar à compreensão das implicações das mesmas, nos planos educacional e social, tal como perspectivadas pelos próprios e, eventualmente, também pelos dinamizadores e colaboradores das iniciativas. A consideração destas perspectivas permite reconstituir uma visão mais completa do significado social das iniciativas e propõe, nesse seguimento, uma reflexão sobre a relevância do desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura, visando auxiliar as escolas da comunidade a formar leitores e a criar novos laços entre as bibliotecas e as comunidades. A tónica é colocada no papel que podem ter as bibliotecas extensionistas para a sociedade e na sua contribuição para o desenvolvimento educativo e social
- Estudo sobre evasão no PROEJA do Instituto Federal Farroupilha Campus PanambiPublication . Ferreira, Gerda; Coelho, Carina Luísa MoreiraA presente pesquisa tem como intuito estudar a evasão escolar que acontece no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, realizado no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, pois o mesmo apresenta elevados índices de evasão. O objetivo é identificar e compreender os motivos que ocasionaram a evasão dos alunos e analisar as políticas educacionais. Para a recolha de dados realizámos entrevistas com 20 alunos evadidos e aplicámos um questionário a 13 professores que atuam nas turmas de PROEJA. A abordagem adotada teve um cariz fundamentalmente qualitativo, embora com recurso a instrumentos de natureza também quantitativa. Entre os participantes houve predominância de jovens, 45% com idade entre 25 a 34 anos, todos os alunos entrevistados ficaram sem estudar entre o término do ensino fundamental e o início do curso técnico do PROEJA. As principais causas da evasão do PROEJA foram dificuldades em conciliar trabalho, estudo, família e transporte, dificuldades em algumas disciplinas e, pontualmente, situações de gravidez e bulling. Entre os alunos evadidos 95% voltaria a estudar. Dos professores, 62% possui formação voltada para PROEJA e 38% não possui. As principais dificuldades encontradas por esses profissionais foram falta de motivação dos alunos, baixo nível de conhecimento dos alunos e falta de formação específica para lecionar com o público do PROEJA. Os professores entrevistados sugerem, como medidas para a diminuição do abandono, formação continuada dos docentes e investimentos em ações para fortalecer a assistência estudantil.
- O fenómeno da evasão escolar no quadro da modalidade de educação a distância. Os casos dos cursos técnicos em secretariado e agronegócio do Instituto Federal de Farroupilha - Campus Panambi PanPublication . Nagorny, Leandro Luís; Couto, Ana IsabelA modalidade da educação a distância possui uma trajetória de transformações ao longo dos tempos, sempre aliada ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação. No Brasil, essa modalidade ganhou expressão na última década, através da criação da Rede Etec Brasil, pelo governo federal, conforme Decreto no7.589 de 2011, que objetivava ampliar o acesso à educação, além de buscar a interiorização das políticas de ensino. Assim, o IFFar- Campus Panambi, implantou cursos à distância, a partir do ano de 2011 em parceria com a Rede Etec e munícipios. Foram anos de grandes investimentos, porém, verificou-se que muitos alunos evadiram dos cursos à distância no período de 2015 a 2017, chegando-se a uma evasão superior a 30%. Portanto, os objetivos dessa investigação estão relacionados em levantar os motivos que levam os alunos a evadir, bem como a permanecer nos cursos. A metodologia, de caráter qualitativo, consubstanciou-se na realização de um estudo de caso, tendo-se recorrido a um conjunto diversificado de técnicas de investigação como: entrevista, inquérito por questionário, observação não participante e análise documental. Com a análise e discussão dos resultados foi possível desenvolver uma reflexão, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, em torno de processos centrais de educação à distância como: representações dos alunos face às infraestruturas dos polos de educação, currículo, pessoas e tecnologias digitais. A investigação também proporcionou reflexões quanto à autonomia dos alunos no processo de ensinoaprendizagem, bem como sobre os desafios do ensino à distância, nomeadamente, em termos de adaptação dos alunos, mesmo num quadro de disponibilização de recursos digitais.
- A importância da educação de adultos. Repre-sentações, motivações e trajetórias dos alunos egressos do curso de Eletromecânica do Institu-to Federal Farroupilha – campus Santa RosaPublication . Scheffler, Magnus Jaime; Silva, Ana Isabel Couto daO Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa está inserido numa região com uma matriz produtiva na área da metalmecânica bastante forte. De entre os cursos ofertados, o Curso Técnico em Eletromecânica tem uma grande relevância dentro da região, pelo grande número de indústrias e em-presas do ramo metalmecânico. Partindo de uma necessidade regional, identi-ficada através de consulta popular, o curso foi aguardado, com grande expec-tativa, desde a implantação do campus até à inserção de profissionais no mer-cado do trabalho. Tendo como pano de fundo este enquadramento socioeco-nômico, emergiu o intuito de investigar a contribuição do Curso Técnico em Eletromecânica na formação pessoal e profissional dos egressos, buscando destacar o incremento desta qualificação técnica nas atividades profissionais, na valorização pessoal, bem como a sua importância social para a região. Con-siderando estes objetivos gerais definiu-se ainda um conjunto encadeado de objetivos específicos, nomeadamente: (i) caracterizar as trajetórias educacio-nal e profissional dos alunos aquando do ingresso no curso, (ii) identificar as principais motivações para o ingresso e frequência, (iii) caracterizar a trajetó-ria profissional dos alunos após o término do curso e, (iv) avaliar o grau de satisfação dos alunos egressos face ao curso. Para a prossecução destes obje-tivos desenvolveu-se um estudo de caso aprofundado do curso, instituição e estudantes egressos que concluíram o curso no ano letivo 2016/2017. As téc-nicas de investigação privilegiadas foram: o inquérito por questionário e a entrevista. O inquérito por questionário aplicado aos estudantes egressos pretendeu caracterizar o perfil sociográfico dos estudantes do curso, bem como obter informação sobre as dificuldades para o ingresso, permanência e êxito e os devidos esforços para superar dificuldades e grau de satisfação na conclusão do curso. Complementarmente, realizou-se um conjunto de entre-vistas, de cariz semidiretivo, com o objetivo de aprofundar informação, no-meadamente sobre dificuldades, incentivos, momentos marcantes, aprendi-zagens decorrentes da frequência do curso.
- Licenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia FarroupilhaPublication . Benvenutti, Leonardo Matheus Pagani; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente trabalho busca compreender a relevância que a participação em um curso superior de formação de professores proporcionou à trajetória de vida dos adultos licenciados. Inscreve-se, portanto, como uma investigação sobre a educação de adultos no âmbito formal com implicações na formação profissional e humana dos sujeitos. Em um primeiro momento é exposta uma fundamentação teórica que situa o objeto de pesquisa em uma narrativa histórica do desenvolvimento educacional brasileiro no sentido de contextuá-lo na contemporaneidade. Busca efetuar uma leitura de quem são estes adultos, sujeitos concretos. São apresentados e discutidos momentos-chave no tocante à educação de adultos, formação de professores, bem como as caraterísticas pessoais dos adultos, tais como aspetos motivacionais e tempos de aprendizagem. Posteriormente, os detalhamentos da pesquisa empírica são apresentados. Tomou-se como base os relatos dos egressos do Curso de Licenciatura em Computação, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto, consistindo em um estudo de caso situacional. Para recolha de dados foi empregada entrevista semiestruturada, com guião definido previamente com a intencionalidade de obter subsídios à análise baseada em categorias. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa, inscrita no paradigma interpretativo, e considerações acerca desta. São analisados os discursos afim de perceber os encadeamentos que a participação, no referido curso, proporcionou à trajetória de vida dos adultos entrevistados, durante o período formativo e pós-formativo
- Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superiorPublication . Goi, Cíntia Beatriz; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealO ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.
- O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja (IFFar-SB): ações e contributos para a formação de adultosPublication . Pinheiro, Carolina Scalco; Couto, Ana IsabelO estado brasileiro é signatário de diversos acordos e tratados internacionais que visam o respeito pela diversidade sexual e pela identidade de gênero. Além disso, a legislação brasileira no domínio da educação nacional tem contribuído para integrar estas temáticas nos planos de educação. Em função disso, criou-se no Instituto Federal Farroupilha, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) com o objetivo de abordar esses temas ainda considerados tabus no contexto da sociedade brasileira. A presente investigação pretende analisar os contributos das ações do NUGEDIS do Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja (IFFar-SB) nas representações e percepções dos estudantes de um curso Técnico para adultos (Curso Técnico em Cozinha Proeja) sobre questões de gênero. Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso, tendo-se privilegiado como principais técnicas de investigação o inquérito por questionário, bem como a análise documental. Através da análise e discussão dos resultados procurou-se refletir de maneira, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, sobre as crenças, atitudes e aprendizados dos inquiridos a respeito das questões de gênero, especialmente, sobre sua apreensão e percepção das questões postas em pauta pelo feminismo como: os papéis de gênero socialmente construídos, a questão do trabalho produtivo e reprodutivo, a maternidade e o direito ao próprio corpo. Procurou-se igualmente aferir as representações dos estudantes em relação a conceitos como feminismo, identidade de gênero e diversidade sexual e de que forma estas questões integram o seu quotidiano. Na análise e discussão dos resultados, as respostas obtidas foram separadas de acordo com o sexo dos respondentes, o que possibilitou que a percepção das mulheres e dos homens participantes desse estudo sobre tais questões fossem comparadas, a fim de investigar as possíveis causas para as divergências encontradas.
- As percepções do ensino ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete - na inserção profissional do aluno egressoPublication . Keller, Rosenara Flores; Lencastre, José AlbertoA partir da criação dos Institutos Federais, surge no Brasil uma nova realidade educacional que tem por finalidade ofertar a educação profissional e tecnológica. O objetivo é formar e qualificar cidadãos voltados para a atuação profissional, com ênfase no desenvolvimento social, local, regional e nacional. Posteriormente à formação académica, eis que surge o momento de conquista profissional, que vai desde a obtenção de um emprego até o reconhecimento concedido e aperfeiçoamento laboral. O presente estudo reporta esta realidade pós-formaçãono Instituto Federal Farroupilha, Campus de Alegrete-RS, por intermédio de alunos egressos dos Cursos Técnicos de Agroindústria e de Informática. Teve por objetivo recolher as percepções destes alunos sobre o grau de influência prática do conhecimento obtido nos cursos técnicos na inserção no mercado de trabalho. Atendendo à natureza dos objetivos delineados adotou-se uma metodologia quantitativa, com um design de estudo de caso, mediante a realização de inquéritos por questionário. Os resultados obtidos junto dos alunos dos respetivos cursos mostram que estes aprovaram o conhecimento obtido, uma vez que obtiveram êxito na sua inserção no mercado de trabalho.