Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Con vivências de saberes. O método auto biográfico na prática pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Jane_Röpke_2018.pdf4.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao refletir sobre o professor e a sua função como profissional da educação, que contribui para uma formação e transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade humanista na docência. Tratando-se de adultos que retornam aos bancos escolares, exige uma notória compreessão da identidade e do lugar do educando no mundo. Desta forma, o professor se coloca, ao mesmo tempo, como norteador e facilitador, permitindo que o educando resgate a sua trajetória, tome consciência do seu tempo e do seu espaço. Permite ainda, que se compartilhe saberes e experiências importantes para o contexto político-social. Esta pesquisa tem por objetivo geral, analisar a viabilidade e os potenciais contributos do recurso dos métodos autobiográficos na Educação de Jovens e Adultos, através dos professores que atuam no PROEJA, designadamente, no curso de Vendas, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Considerando que a dialogicidade presente no método autobiográfico permite que os educandos partilhem as suas histórias de vida de modo a se identificar e aprender com elas, este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas, foi voltado à análise da prática docente e pretendeu refletir com os educadores sobre a importância de conhecer o educando e, com ele a sua história de vida, como recurso para a aprendizagem. Os resultados apontaram que os educadores entrevistados, maioritariamente, desconhecem esta metodologia, contudo, reconhecem que mobilizam algumas experiências de vida dos educandos no cotidiano escolar, enfatizando a importância de recorrer às experiências prévias dos jovens e adultos.
When reflecting on the teacher and his function as a professional of education, that contributes to the qualitative formation and transformation of society, the presence of humanistic responsibility in teaching must be considered. In the case of adults returning to school benches, it is required a notorious understanding of the identity and place of the learner in the world. In this way, the teacher is placed at the same time as a guide and facilitator, allowing the learner to rescue his trajectory, become aware of his time and their space. It also allows for the sharing of knowledge and experiences relevant to the socio-political context. This research has the general objective of analyzing the feasibility and the potential contributions of the resources of autobiographical methods in the Education of Youngs and Adults, through the professors who work in PROEJA, namely in the Sales course, of Federal Institute Farroupilha - Campus Santa Rosa. Considering that the dialogicity present in the autobiographical method allows the students to share their life histories in order to identify and learn from them, this study, carried out through semi-structured interviews, was focused on the analysis of the teaching practice and intended to reflect with educators the importance of knowing the learner and with him his life history as a resource for learning. The results showed that the interviewed educators, in their majority are not aware of this methodology, however, they recognize that they mobilize some life experiences of the students in the school daily, emphasizing the importance of resorting to the previous experiences of young people and adults.

Description

Keywords

Métodos autobiográficos Prática de ensino Formação docente PROEJA Autobiographical methods Teaching practice Teacher training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License