ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Da Biblioteca à comunidadePublication . Acampora, Daniela Cristina Paulo d'; Queirós, João Pedro Luís deA pesquisa a que este trabalho se refere foi desenvolvida no âmbito da Especialização em Educação e Formação de Adultos do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A pesquisa em causa procedeu à construção de uma análise sobre as implicações educacionais e sociais das ações de educação não formal e dinamização comunitária das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha. As bibliotecas promotoras das ações de extensão pesquisadas são as dos campi de Santo Augusto e São Borja. Através da recolha das perspectivas dos participantes, procedeu-se à elaboração de uma leitura analítica destas iniciativas, para chegar à compreensão das implicações das mesmas, nos planos educacional e social, tal como perspectivadas pelos próprios e, eventualmente, também pelos dinamizadores e colaboradores das iniciativas. A consideração destas perspectivas permite reconstituir uma visão mais completa do significado social das iniciativas e propõe, nesse seguimento, uma reflexão sobre a relevância do desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura, visando auxiliar as escolas da comunidade a formar leitores e a criar novos laços entre as bibliotecas e as comunidades. A tónica é colocada no papel que podem ter as bibliotecas extensionistas para a sociedade e na sua contribuição para o desenvolvimento educativo e social
- O fenómeno da evasão escolar no quadro da modalidade de educação a distância. Os casos dos cursos técnicos em secretariado e agronegócio do Instituto Federal de Farroupilha - Campus Panambi PanPublication . Nagorny, Leandro Luís; Couto, Ana IsabelA modalidade da educação a distância possui uma trajetória de transformações ao longo dos tempos, sempre aliada ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação. No Brasil, essa modalidade ganhou expressão na última década, através da criação da Rede Etec Brasil, pelo governo federal, conforme Decreto no7.589 de 2011, que objetivava ampliar o acesso à educação, além de buscar a interiorização das políticas de ensino. Assim, o IFFar- Campus Panambi, implantou cursos à distância, a partir do ano de 2011 em parceria com a Rede Etec e munícipios. Foram anos de grandes investimentos, porém, verificou-se que muitos alunos evadiram dos cursos à distância no período de 2015 a 2017, chegando-se a uma evasão superior a 30%. Portanto, os objetivos dessa investigação estão relacionados em levantar os motivos que levam os alunos a evadir, bem como a permanecer nos cursos. A metodologia, de caráter qualitativo, consubstanciou-se na realização de um estudo de caso, tendo-se recorrido a um conjunto diversificado de técnicas de investigação como: entrevista, inquérito por questionário, observação não participante e análise documental. Com a análise e discussão dos resultados foi possível desenvolver uma reflexão, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, em torno de processos centrais de educação à distância como: representações dos alunos face às infraestruturas dos polos de educação, currículo, pessoas e tecnologias digitais. A investigação também proporcionou reflexões quanto à autonomia dos alunos no processo de ensinoaprendizagem, bem como sobre os desafios do ensino à distância, nomeadamente, em termos de adaptação dos alunos, mesmo num quadro de disponibilização de recursos digitais.
- Concepções e práticas da Educação Ambiental na formação do PROEJA - uma análise do curso técnico em vendas do IFFar, campus Santa Rosa - RSPublication . Tissot, Tânia Regina Gottardo; Coelho, Carina Luísa MoreiraO PROEJA é um programa que propõe a integração entre a educação básica e a profission al, visando, além da certificação técnica, a elevação da escolaridade, tendo como público alvo os jovens e adultos. No PROEJA, como nas demais modalidades de ensino, o meio ambiente é tido como tema de relevante valor social, devendo ser promovido de forma contínua, permanente e integrado ao currículo escolar. Dessa forma objetivou-se compreender como se concretiza a educação ambiental no âmbito da educação e formação de jovens e adultos, em particular no Curso Técnico em Vendas Integrado PROEJA do compus Santa Rosa/RS, abordando su as concepções e práticas. Adotou-se uma abordagem mista, com aplicação de questionários aos discentes e docentes do curso e também análise de conteúdo do currículo e Projeto Ped agógico do Curso. Os documentos institucionais preveem a formação de profission ais críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Observou-se que os discentes possuem compreensão limitada e fragmentada d as questões ambientais. As atividades docentes são focadas nos conteúdos d as disciplinas m antendo pouca ou nenhuma rel ação com a educação ambiental. À vista disso, conclui-se que as atividades para a educação ambiental não são contemplad as frequentemente, contrariando as orientações estabelecidas pela legisl ação. Ademais, a compreensão d as questões ambientais é também limitada e fragmentada por parte dos docentes. Dessa forma, propõe-se capacitação aos docentes, discussões sobre a inclusão da educação ambiental no currículo, organização de metodologias para superação da abordagem linear e fragmentada dos conteúdos.
- A abordagem da temática Educação de Adultos na formação inicial docentePublication . Gomes, Maurício Brasil; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealA Educação de Jovens e Adultos, considerada uma modalidade de ensino pela atual legislação brasileira, carece de uma formação inicial docente que a contemple em seus projetos pedagógicos e práticas educativas. O estudo teve por objetivo investigar o espaço da temática Educação de Adultos no processo de formação inicial de professores em cursos de licenciatura. A partir de uma metodologia qualitativa, foram analisados os cursos de licenciatura de uma Instituição Federal de Ensino. Nessa análise realizou-se estudo documental e aplicação de questionários e entrevistas, a fim de verificar se os cursos contemplam a EJA em seu Projeto Pedagógico; se oferecem disciplinas específicas sobre a EJA; que perspectiva o professor e o coordenador do curso têm em relação à formação específica e, por fim, qual a percepção dos egressos dos cursos quanto à sua preparação para o ensino de jovens e adultos. Os resultados apontam a importância da inclusão de uma disciplina específica que aborde a temática EJA na grade curricular dos cursos de licenciatura e revelam a necessidade de garantir sua presença em outros espaços de discussão e momentos de formação durante o curso.
- Por uma educação inspirada na vida, que inspira vida - a perspetiva dos professores dos cursos PROEJA quanto à formalização de saberes adquiridos no currículo.Publication . Fetter, Anderson; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEste estudo apresenta a perspetiva dos professores quanto a possibilidade de oportunizar, no currículo dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Validação de Aprendizagens, tendo como referência a Validação de Aquisição de Experiências – VAE – desenvolvida no Brasil, e os processos de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências – RVCC – que ocorrem em Portugal. Os processos de reconhecimento possibilitam que os adultos validem ou até certifiquem as suas aprendizagens adquiridas em contextos formais, informais e não formais. Para o efeito, verificou-se, a partir do relato de 12 (doze) docentes dos campi Jaguari e São Vicente do Sul, entrevistados entre abril e setembro de 2018, a possibilidade de implementação desta modalidade no IFFar. Os relatos obtidos mencionaram não ter havido uma formação específica dos docentes para a educação de adultos, conforme previsão no documento base do PROEJA. Os docentes entrevistados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas na modalidade encontram-se no campo do capital social e cultural dos alunos, reconhecendo também dificuldades no campo das suas próprias práticas pedagógicas. Esta investigação permitiu, sobretudo, estudar o entendimento dos docentes sobre o aproveitamento das experiências pretéritas dos adultos na sua prática pedagógica, cuja maioria dos entrevistados ressaltou utilizá-las no sentido de facilitar suas relações com os estudantes. Por fim, mesmo havendo alguma resistência, a maioria se mostrou favorável em adotar a VAE nos currículos dos cursos PROEJA, justificando, principalmente, pelo fator motivacional do estudante e pelo possível encurtamento de seu percurso formativo, desde que com um pertinente respaldo institucional para promover a legitimidade do referido processo.
- Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superiorPublication . Goi, Cíntia Beatriz; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealO ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.
- Sentidos e re significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino SuperiorPublication . Santos, Cleonice Iracema Graciano dos; Mendes, Ivaneide Dias PereiraEsta pesquisa, realizada no contexto do Mestrado em Educação: especialização em educação e formação de adultos, no Instituto Politécnico do Porto, permeia a temática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA, que representa uma formação integrada entre a Educação Profissional e a Educação Básica, possibilitando aos egressos atuar como profissionais técnicos e também seguir a trajetória escolar. Diante dessa realidade, investigaram-se os egressos do PROEJA inseridos em cursos superiores, tendo, como objetivo principal, identificar e compreender os sentidos e (re)significados atribuídos à participação no PROEJA. Os sujeitos da pesquisa eram oito egressos dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Comércio do Campus Júlio de Castilhos, que estavam matriculados em cursos superiores do campus no segundo semestre de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, em que se utilizaram questionários e entrevistas narrativas para a recolha dos dados, e a análise textual discursiva para analisar as entrevistas realizadas. Buscaram-se, na pesquisa teórica e documental, subsídios para ancorar e discutir os dados empíricos, baseando-se nos referenciais sobre a Andragogia, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Os egressos pesquisados tinham idades entre 25 e 55 anos, a maioria eram mulheres que, por meio de suas narrativas, revelaram que o curso PROEJA teve grande significação e possibilitou a elas tanto o delineamento da trajetória escolar no ensino superior quanto mudanças positivas na forma de ser, de agir e de pensar
- A importância da educação de adultos. Repre-sentações, motivações e trajetórias dos alunos egressos do curso de Eletromecânica do Institu-to Federal Farroupilha – campus Santa RosaPublication . Scheffler, Magnus Jaime; Silva, Ana Isabel Couto daO Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa está inserido numa região com uma matriz produtiva na área da metalmecânica bastante forte. De entre os cursos ofertados, o Curso Técnico em Eletromecânica tem uma grande relevância dentro da região, pelo grande número de indústrias e em-presas do ramo metalmecânico. Partindo de uma necessidade regional, identi-ficada através de consulta popular, o curso foi aguardado, com grande expec-tativa, desde a implantação do campus até à inserção de profissionais no mer-cado do trabalho. Tendo como pano de fundo este enquadramento socioeco-nômico, emergiu o intuito de investigar a contribuição do Curso Técnico em Eletromecânica na formação pessoal e profissional dos egressos, buscando destacar o incremento desta qualificação técnica nas atividades profissionais, na valorização pessoal, bem como a sua importância social para a região. Con-siderando estes objetivos gerais definiu-se ainda um conjunto encadeado de objetivos específicos, nomeadamente: (i) caracterizar as trajetórias educacio-nal e profissional dos alunos aquando do ingresso no curso, (ii) identificar as principais motivações para o ingresso e frequência, (iii) caracterizar a trajetó-ria profissional dos alunos após o término do curso e, (iv) avaliar o grau de satisfação dos alunos egressos face ao curso. Para a prossecução destes obje-tivos desenvolveu-se um estudo de caso aprofundado do curso, instituição e estudantes egressos que concluíram o curso no ano letivo 2016/2017. As téc-nicas de investigação privilegiadas foram: o inquérito por questionário e a entrevista. O inquérito por questionário aplicado aos estudantes egressos pretendeu caracterizar o perfil sociográfico dos estudantes do curso, bem como obter informação sobre as dificuldades para o ingresso, permanência e êxito e os devidos esforços para superar dificuldades e grau de satisfação na conclusão do curso. Complementarmente, realizou-se um conjunto de entre-vistas, de cariz semidiretivo, com o objetivo de aprofundar informação, no-meadamente sobre dificuldades, incentivos, momentos marcantes, aprendi-zagens decorrentes da frequência do curso.
- As tecnologias digitais no ensino aprendizagem de adultos. um estudo de caso no ProEJAPublication . Herpich, Róger; Queirós, João Pedro Luís deEste trabalho aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. A problemática de como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo integradas pelos professores no ensino‐aprendizagem de jovens e adultos levou a um estudo empírico, que como objetivos metodológicos quantificar dados, qualificando‐os por meio da análise das informações coletadas, com o fim de se obter respostas conclusivas para reconhecer qual é o uso de tecnologias no ambiente educacional, quais são os dispositivos tecnológicos usados como apoio educacional, a quantidade de docentes e discentes que fazem uso, o impacto da presença da tecnologia no ambiente educacional e seus principais efeitos. O método selecionado para investigação foi o estudo de caso e a recolha de dados se deu predominantemente através de inquérito por questionário e posterior análise. O estudo teve como objetivo geral investigar a utilização de TIC no ensinoaprendizagem de jovens e adultos, identificando dificuldades na sua utilização e benefícios percebidos por parte dos professores. Os resultados coletados no questionário aplicado a docentes e estudantes demonstram que, tanto os professores, como os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (ProEJA) consideram que o uso de TIC é importante para a experiência pessoal, para o desenvolvimento dos processos educativos e na vida profissional. Também entre os recursos tecnológicos mais usados pelos professores encontram‐se o notebook; no entanto os estudantes afirmaram usar principalmente o smartphone. Com relação às dificuldades para a implementação das TIC na educação, tanto professores como alunos apontam a falta de formação dos professores. Assim, para que haja a utilização das TIC nas instituições educativas, devem existir professores que estejam formados e preparados para seu usoFinalmente, os estudantes afirmaram que se sentem mais interessado pelos conteúdos quando usam TIC, que estas melhoram o desempenho escolar, melhoram a autoestima, aumentam a concentração, ajudam na frequência escolar, ajudam na criatividade, melhoram as competências da vida profissional e facilitam a comunicação com o professor. Isto corrobora os resultados analisados para os docentes. Espera‐se que esse trabalho contribua para conscientizar as instituições educativas e os professores para a importância das TIC na educação, especialmente nos cursos do ProEJA.
- Estudo sobre evasão no PROEJA do Instituto Federal Farroupilha Campus PanambiPublication . Ferreira, Gerda; Coelho, Carina Luísa MoreiraA presente pesquisa tem como intuito estudar a evasão escolar que acontece no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, realizado no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, pois o mesmo apresenta elevados índices de evasão. O objetivo é identificar e compreender os motivos que ocasionaram a evasão dos alunos e analisar as políticas educacionais. Para a recolha de dados realizámos entrevistas com 20 alunos evadidos e aplicámos um questionário a 13 professores que atuam nas turmas de PROEJA. A abordagem adotada teve um cariz fundamentalmente qualitativo, embora com recurso a instrumentos de natureza também quantitativa. Entre os participantes houve predominância de jovens, 45% com idade entre 25 a 34 anos, todos os alunos entrevistados ficaram sem estudar entre o término do ensino fundamental e o início do curso técnico do PROEJA. As principais causas da evasão do PROEJA foram dificuldades em conciliar trabalho, estudo, família e transporte, dificuldades em algumas disciplinas e, pontualmente, situações de gravidez e bulling. Entre os alunos evadidos 95% voltaria a estudar. Dos professores, 62% possui formação voltada para PROEJA e 38% não possui. As principais dificuldades encontradas por esses profissionais foram falta de motivação dos alunos, baixo nível de conhecimento dos alunos e falta de formação específica para lecionar com o público do PROEJA. Os professores entrevistados sugerem, como medidas para a diminuição do abandono, formação continuada dos docentes e investimentos em ações para fortalecer a assistência estudantil.