ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- As ações de pesquisa e extensão no Câmpus Charqueadas do Instituto Federal SulriograndensePublication . Kowalski, José Luiz; Teixeira, Maria Inês da SilvaA importância das atividades de Pesquisa e de Extensão como forma de aproximação à comunidade foi tomada como base para a implementação dessas atividades nos Institutos Federais no Brasil, desde 2008. Através de um estudo de caso conduzido no Câmpus Charqueadas do IFSul, a presente investigação visa revelar qual o nível das atividades de Extensão e de Pesquisa estão sendo executadas pelos docentes e discentes da instituição, bem como os fatores motivadores e dificultadores da participação nessas atividades, além de sugestões para o seu incremento. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), que utilizou como instrumentos de recolha de dados a análise documental, através de levantamento censitário da participação dos atores envolvidos nos projetos concretizados entre 2013 e 2017, a realização de entrevistas semiestruturadas a 20 % dos docentes e a aplicação de questionários (com respostas abertas e fechadas) a 10 % dos estudantes. Os resultados revelam baixos índices de participação dos alunos por falta de motivação perante os temas tratados, por falta de conhecimento e por falta de tempo. As sugestões para o incremento das atividades de Pesquisa e de Extensão por parte dos atores envolvidos, resumem-se à diminuição da burocracia, à reorganização do horário letivo entre as atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, à melhoria dos recursos financeiros/infraestruturas e a uma maior ligação à comunidade. Estes resultados sugerem novos estudos em busca de melhoria dos índices de Extensão e de Pesquisa.
- Arquitetura escolar inclusiva: a acessibilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo AugustoPublication . Machado, Fabíola Foderati; Paiva, Margarida DelgadoNo Brasil existem diversas leis que garantem o direito de todos à escola regular, porém a inclusão plena só ocorrerá quando as escolas se tornarem efetivamente acessíveis. E a busca por se tornar uma escola inclusiva tem exigido mudanças nos ambientes físicos e pedagógicos nas unidades escolares. Assim, a presente dissertação buscou analisar e avaliar as questões de acessibilidade e a mobilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto verificando se atendem as condições básicas de inclusão escolar, bem como identificar, descrever e mapear barreiras arquitetônicas no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, investigar a percepção dos usuários com deficiência e mobilidade reduzida quanto à acessibilidade, mobilidade e adequação às suas necessidades no IFFAR Santo Augusto e investigar a percepção dos gestores do IFFAR Santo Augusto, quanto às condições de acessibilidade e mobilidade das mesmas e sua adequação a recepção de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que tem como instrumentos de recolha de dados a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com usuários portadores de necessidades especiais, realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores e avaliação técnica através de pesquisa de campo com levantamento in loco por meio de um checklist de avaliação de acessibilidade. A aplicação destes diferentes métodos possibilitou alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos permitem concluir que a estrutura física do IFFar Campus Santo Augusto é suficiente para assegurar a acessibilidade do aluno com deficiência ou com mobilidade reduzida, porém a acessibilidade atitudinal precisa ser revista. Os resultados demonstram também que o campus já avançou muito em relação à acessibilidade, porém, ainda há muito a realizar.
- A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensinoPublication . Tavares, Marilvana Giacomelli; Lencastre, José AlbertoA avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
- Bullying na formação profissional: Um Estudo de Caso no sistema de aprendizagemPublication . Moreira, Guilherme Fernando Soares; Lencastre, José AlbertoO bullying é um fenómeno social que afeta crianças e jovens em contexto escolar. Partindo deste pressuposto, este estudo teve como principal objetivo aferir a expressão do bullying nos cursos de formação profissional, nomeadamente nos cursos de dupla certificação do Sistema de Aprendizagem, para compreender em que medida uma coordenação de proximidade poderá impedir ou minimizar situações de bullying entre os formandos. A opção metodológica é qualitativa e interpretativa, com um design de estudo de caso, já que se pretendeu compreender os significados que os intervenientes no estudo atribuem ao fenómeno e seus efeitos. O estudo consomou-se através de inquéritos por entrevista do tipo focus group a dois grupos de formandos e entrevista individuais a elementos chave do processo formativo. Os resultados permitem concluir que se verifica desconforto na abordagem do tema. Conclui-se que os formandos percecionam o fenómeno como muito negativo e com efeitos perversos na vida das vítimas, perpetradores e intervenientes indiretos. Numa rutura com as perceções dos profissionais de formação, os formandos consideram os agressores como jovens que não estão integrados e que também sofrem, pelo que precisam de ajuda. Não sendo possível, no âmbito deste estudo, encontrar um nexo de causalidade entre atos de bullying e absentismo ou abandono precoce da formação, identificou-se a necessidade de intervenção constante e próxima da coordenação para gerir potenciais conflitos e dinamizar ações de sensibilização e procedimentos de boas práticas.
- Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência eficácia e efetividadePublication . Araújo, Pedro Miguel da Silva; Delgado, PauloO presente estudo, que se insere num projeto alargado de investigação sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), debruça-se com particular atenção sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, (DL 54/2018) na eficiência, eficácia e efetividade da implementação da educação inclusiva no nosso país. No estrito plano da estratégia de investigação apresentam-se as perceções dos docentes portugueses sobre o impacto das referidas questões, recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e através de alguns inquéritos por entrevista, com o propósito de responder em concreto à pergunta de partida, que, como é natural, tem um caráter tutelar em relação a todo este trabalho. No plano mais operacional, de apresentação de propostas para uma implementação eficiente, eficaz e efetiva do DL 54/2018, desenha-se um referencial de aferição dessa implementação, estabelecendo-se uma moldura que pode ser útil para a autoavaliação do processo de implementação contextualizada da educação inclusiva em cada escola e que se constitui simultaneamente como o principal resultado deste trabalho. Os capítulos iniciais são dedicados à necessária abordagem teórica das principais temáticas que enformam este estudo, bem como à descrição e à justificação da estratégia de investigação adotada.
- A comunicação interna como ferramenta de gestão - um Estudo de caso no agrupamento de escolas Fontes Pereira de MeloPublication . Lagoa, Alda Maria Monteiro Costa; Romão, PaulaAs falhas de comunicação interdepartamental podem ter um impacto severo na eficiência de uma organização e aumentar o nível de stress entre os colaboradores, resultando em mau desempenho. As organizações são compostas por componentes sociais que surgem juntos para a produção, projetados por indivíduos com opiniões diversas e consciência para realizar um objetivo comum. Portanto, para um sistema eficaz e bem projetado de comunicação é essencial para a adaptação de tarefas organizacionais e de gestão, bem como na partilha de informações necessárias dentro e fora da organização. O presente estudo visou perceber o processo de comunicação interna, entre a direção de topo, as lideranças intermédia e restantes professores, no agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo. Estabeleceu-se como objetivos específicos, identificar o circuito de comunicação interna entre a direção, as lideranças intermédias e os professores no agrupamento; identificar a perceção que a direção, as lideranças intermédias e os professores têm sobre a comunicação interna no agrupamento; verificar se existe intenção estratégica na forma como se integra e envolve os professores no agrupamento. Os resultados do estudo com uma amostra de 77 professores inquiridos, demonstraram que estes consideram adequada a maior parte da comunicação proveniente da direção. Na comunicação estratégica, ouvir é a condição indispensável devido ao seu significado que se refere à capacidade de prestar atenção ativa à mensagem a ser transmitida, a fim de analisar, armazenar e tirar conclusões de uma determinada mensagem.
- Constrangimentos e potencialidades da implementação da flexibilidade curricular numa escola do distrito do PortoPublication . Mota, Lídia Cristina Sanches; Teixeira, Maria Inês da SilvaO Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho de 2018 estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Dota as escolas de mais autonomia para disporem de maior flexibilidade na gestão curricular com vista à contextualização e articulação curricular. Procura-se ao longo deste estudo conhecer os constrangimentos e as potencialidades da implementação da flexibilidade curricular numa escola do distrito do Porto, os argumentos que estiveram na base da tomada de decisões nessa escola e a forma como decorreu o envolvimento dos docentes e discentes nesse processo. Numa abordagem qualitativa desenvolve-se um estudo de caso, que procura abarcar a complexidade de uma realidade bem delimitada. Os resultados obtidos permitem identificar alguns condicionalismos como o desconhecimento de processos, a cristalização de práticas, a dificuldade em implementar medidas top-down, a falta de espaços efetivos para o trabalho colaborativo, entre outras. Por outro lado, há uma aceitação de que as propostas do decreto apontam o caminho que as escolas devem seguir para que se possa responder às necessidades de formação dos alunos de hoje.
- A contribuição da disciplina de Educação Física para a formação integral dos alunosPublication . Pasa, Saulo Steven; Teixeira, Maria Inês da SilvaEste estudo tem como tema a contribuição da disciplina de Educação Física para a formação integral dos alunos, no ensino médio. O principal objetivo é conhecer a contribuição da disciplina de Educação Física para uma formação integral, na perspectiva dos professores e dos estudantes. Trata-se de uma disciplina que, pela sua especificidade, deve levar o aluno a atribuir significados às práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, para com elas levar à adoção de comportamentos adequados à sua prática, conduzir à reconstrução do conhecimento através de aprendizagens significativas, reforçar atitudes de solidariedade e de cooperação e contribuir para a resolução de problemas colocados por uma sociedade em permanente transformação. Em termos metodológicos, utilizou-se uma abordagem mista, de natureza quantitativa e qualitativa. Para a recolha de dados aplicou-se um questionário a 84 alunos de terceiro ano, pertencentes a quatro cursos diferentes de uma Instituição Federal, e realizou-se uma entrevista semiestruturada a dois professores da mesma instituição. As conclusões apontam para a necessidade de se definirem diretrizes pedagógicas e de se criarem estratégias de ensino diversificadas e adequadas à especificidade dos alunos, atendendo a diversidade e a diferença, no respeito pela inclusão de todos os alunos. Os professores devem trabalhar as três dimensões curriculares (conceptual, procedimental e atitudinal) conjugando teoria e prática, de forma a responder às necessidades e interesses dos seus alunos, num ambiente de entusiasmo que promova a criatividade e o desejo de adotar estilos de vida saudáveis. Estas características fazem com que a educação física desenvolva metodologias diferenciadas das demais disciplinas, contribuindo para uma formação plena, a nível cognitivo, socioafetivo e motor.
- As contribuições das bibliotecas dos Campi para a aprendizagem dos alunos do Instituto Federal Farroupilha, RS, Brasil a partir das atividades realizadas pelos bibliotecários.Publication . Amaral, Kauana Rodrigues; Pereira, Paula Cristina RomãoEste trabalho visa discutir a biblioteca multinível e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos do Instituto Federal Farroupilha - IFFar. Tendo como questão de partida a seguinte pergunta: Qual o contributo das bibliotecas do IFFar para a aprendizagem dos alunos a partir das atividades promovidas pelo bibliotecário? Esta pesquisa situa-se no âmbito de uma investigação de métodos mistos, por combinar uma abordagem quantitativa e qualitativa; é de caráter exploratório porque procura conhecer as dinâmicas e as atividades implementadas nas bibliotecas do IFFar que mais têm contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Tem como objetivos específicos: identificar os tipos de atividades de aprendizagem que os bibliotecários do IFFar desenvolvem; verificar de que forma a biblioteca contribui para a aprendizagem dos alunos, e criar uma proposta de planeamento de atividades que façam com que a biblioteca seja um local efetivo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa tem dois tipos de público-alvo, nomeadamente, os bibliotecários e os alunos do campus Santo Augusto. No primeiro momento foram entrevistados os 11 bibliotecários que trabalham em cada biblioteca situada nos campi do IFFar. Em seguida, foram inquiridos por meio de inquérito por questionário os alunos do Campus Santo Augusto, cuja bibliotecária mais realizou ações. Os resultados evidenciaram que Bibliotecários inquiridos por entrevistas realizaram alguma atividade de aprendizagem, fossem elas de incentivo à leitura, de expressão e reflexão e de formação para uso de recursos web, assim como a compreensão da biblioteca. Essas atividades aconteceram, geralmente, no ambiente da biblioteca ou no laboratório de informática. Em relação aos alunos, foram aplicados 100 inquéritos por questionário, dos quais retornaram 57 inquéritos. A idade da maioria dos alunos respondentes situou-se entre os 15 e 25 anos sendo a maioria do Curso de Tecnologia em Alimentos. Do total de alunos, 91% dos alunos disseram conhecer as atividades realizadas, 86% já participaram de uma ou mais atividades de aprendizagem. Entre as atividades de maior frequência pelos alunos destacam-se a oficina de formação ABNT e o Projeto Biblioteca em Ação. Os relatos dos alunos foram bastante positivos em relação às atividades que participaram e que de fato contribuíram para a sua aprendizagem ao longo da vida. Nesse contexto, 65% dos alunos respondentes consideraram as atividades realizadas como ótimas e os outros 35% avaliaram como boas. Na análise e discussão dos resultados houve a triangulação entre os dados recolhidos, confirmando o contributo da biblioteca como local efetivo de aprendizagem e, ainda, que esta se configura como uma biblioteca multinível.
- Curso Técnico em Infraestrutura Escolar: impacto na vida profissional dos alunosPublication . Adams, Denise; Pereira, Paula Cristina RomãoNum mundo em transformação, a capacitação profissional torna-se uma exigência para os trabalhadores da educação. Se durante décadas os funcionários das escolas não tiveram acesso à formação profissional, o Programa Profuncionário, com a oferta de cursos de formação técnica, de nível médio, `a distância, para os funcionários das escolas de Educação Básica surgiu como uma oportunidade de profissionalização. Esta pesquisa investigou o impacto que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, ocorrido no Campus Avançado Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Brasil, teve na vida profissional dos alunos concluintes, funcionários das escolas. A pesquisa é um estudo de caso, que utiliza uma metodologia qualitativa e a recolha de dados foi realizada através de um inquérito por entrevista e por análise documental. Os dados foram analisados e interpretados através da técnica de análise de conteúdo organizada em categorias temáticas. Com base nas informações recolhidas verificou-se que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar teve um impacto efetivo na vida dos funcionários. Tendo-se verificado um crescimento humano e profissional significativo. A formação pedagógica do curso foi relevante e complementou a formação técnica. No entanto, não foi possível verificar se os funcionários desenvolveram efetivamente as competências técnicas, específicas do curso visto que nos dados recolhidos não ficou esclarecido. Sugere-se que esta questão seja avaliada em estudos posteriores. Salvo neste ponto e na questão económica, pois não obtiveram aumento salarial com a qualificação, o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, teve um impacto real na vida dos funcionários e nas escolas em que trabalham, pois, os dados recolhidos comprovam as mudanças ocorridas.