ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
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Browsing ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão"
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- Análise ergonómica na costura em pé e desempenho psicossocial e produtivo - estudo de casoPublication . Cunha, Ana Rita Oliveira; Oliveira, Paulo Antero Alves deEste trabalho de projeto avançado foi realizado no âmbito da dissertação do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto e tem por base a implementação de um projeto numa empresa têxtil do setor automóvel que produz capas para assentos de automóveis, cuja principal atividade é a costura e que no exercício da sua atividade exige um elevado nível de qualidade e produtividade. A costura em pé é um novo conceito na empresa, no qual a ergonomia tem uma grande importância devido a uma mudança postural para o organismo das colaboradoras. Neste sentido, pretendeu-se percecionar o tipo de influência que os fatores em estudo ao nível ergonómico e psicossocial poderiam ter no rendimento/performance das colaboradoras aquando o desempenho das funções adstritas na organização....
- A Avaliação dos Riscos Psicossociais na JefarPublication . Teixeira, Diana Maria Monteiro; Oliveira, Paulo Antero Alves de; Lopes, Augusto Miguel RosaA definição de Segurança e Saúde no Trabalho remete-nos para o conceito de ambiente saudável, e de um trabalho seguro. A caracterização do conceito de segurança e saúde no trabalho, implica diversas medidas, pretendendo melhoria nas condições de trabalho através da eliminação ou redução dos riscos e das suas consequências. A definição de risco é muito diversificada, tem sofrido extremas alterações desde o seu surgimento no século XII. O conceito de risco psicossocial tornou-se emergente dada a configuração socio- laboral contemporânea, existindo ainda pouca conformidade com a sua definição. O presente trabalho tem como objetivo principal a avaliação dos Riscos Psicossociais numa empresa da indústria de calçado que se situa em Vizela, no concelho de Guimarães. A metodologia aplicada ao trabalho é a de investigação-ação, baseada na investigação aplicada de um caso prático, num método sistémico e cíclico, que exige o envolvimento do investigador e dos colaboradores da organização em estudo. A avaliação dos riscos psicossociais a que os colaboradores da empresa em estudo estão expostos foi efetuada através da aplicação da versão média do questionário COPSOQ II, posteriormente foi aplicado o questionário COPSOQ III, versão longa, com o objetivo de se poder fazer uma análise comparativa dos resultados entre questionários. Pela aplicação dos questionários e análise dos respetivos dados identificou-se que os trabalhadores da empresa estão sujeitos a diversos riscos tais como, o stress; assédio (moral ou sexual); o aumento de carga de trabalho; violência no trabalho; burnout; elevadas exigências emocionais; difícil conciliação da vida familiar com a vida profissional. Para compreender se existe exposição a riscos psicossociais, tendo por base a revisão da literatura foi aplicado o questionário COPSOQ. Para este objetivo centrou-se a análise na comparação dos resultados do questionário COPSOQ II com os valores da média da indústria, focou-se também na análise e tratamento de dados das características sociodemográficas e laborais e também entre os fatores psicossociais. No que respeita aos resultados do COPSOQ II e COPSOQ III estes demonstraram escalas com baixos riscos, comparando os resultados obtidos com a média para a indústria, pode concluir-se que a empresa de momento encontra- se perante riscos, mas, estes são menos significativos em relação à média da indústria, o que não impede que futuramente possam ser identificados riscos.
- Estratégias e motivações para a certificação de sistemas de qualidade: a relação com o processo de internacionalizaçãoPublication . Fernandes, Luís Miguel Alves; Braga, VitorAs discussões sobre as normas de qualidade e de estratégias de internacionalização, têm vindo assumir uma relevância entre os académicos e os gestores. A sustentabilidade das organizações no contexto atual, cada vez mais competitivo, é de extrema importância. Portanto, obter informação credível e atual, é importante, para a criação de objetivos nas organizações e de sobreviver num contexto de concorrência. Esta dissertação procura analisar uma possível relação entre a certificação dos sistemas de gestão da qualidade e a internacionalização das empresas. O estudo é relevante, porque sugere uma relação entre dois processos em diferentes etapas no seu desenvolvimento. Assim, os gestores e académicos podem encontrar, neste trabalho, as motivações de internacionalização ou da certificação de qualidade, assim como tomar consciência das barreiras e estratégias que outras organizações tiveram durante o seu processo. Esta dissertação está organizada em dois estudos. O primeiro artigo, de âmbito conceptual, analisa a literatura sobre motivações, estratégias e barreiras, tanto no que diz respeito aos processos de certificação da qualidade como da internacionalização empresarial. Foi possível elaborar um quadro conceptual em que relaciona motivações e barreiras dos dois processos. A pertinência deste estudo é justificada com o estado muito incipiente da literatura sobre esta relação. Contudo, foi necessário validar a revisão de literatura com um estudo empírico, para defender uma possível relação entre os dois processos. O segundo artigo, de base empírica, apresenta um estudo qualitativo que explora uma relação entre a internacionalização da organização e a certificação pela qualidade, com evidências empíricas recolhidas através de entrevistas a nove empresas na indústria do mobiliário, na região do Vale e Sousa e do grande Porto. Os dados foram recolhidos através de contactos por correio eletrónico e por telefone. As empresas foram selecionadas e reunidas em três grupos de interesse, em diferentes estados de desenvolvimento dos processos de internacionalização e certificação da qualidade. O artigo mostra as barreiras, motivações e estratégias adotadas pelos gestores associadas a ambos os processos. Os resultados deste estudo permitiram aferir existência de uma relação entre a internacionalização da organização e a certificação da qualidade, mostrando que o aumento da eficiência e da quota de mercado, melhoria no desempenho e inovação e a procura de uma vantagem competitiva, são motivações comuns dos dois processos. Contudo, a existência de barreiras comuns também é verificada, como falta de capacidade de lidar com novas rotinas, trabalhadores pouco qualificados, custos elevados, esforço na documentação. É de salientar, que um maior nível de internacionalização leva a maiores benefícios com a adoção de uma norma de qualidade. Portanto, existem benefícios associados à implementação de sistema de qualidade no processo de internacionalização. As limitações deste estudo estão associadas ao número de respostas possível que decorrem da estratégia de investigação definida. Contudo, a opção pela investigação qualitativa é justificada pela natureza exploratória do tópico e pela necessidade de informação detalhada sobre motivações e barreiras (cujos resultados quantitativos seriam de âmbito mais limitado). A dissertação contribui com um agrupamento das perspetivas dos vários autores relativamente à temática. A investigação é pertinente devido à carência de estudos sobre a temática da certificação por uma norma da qualidade e da internacionalização. Pretende-se também acrescentar informação à comunidade científica e contribuir para as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização.
- Estudo da eficiência económica e energética das piscinas Municipais de AmarantePublication . Pinheiro, Ana Catarina Cerqueira; Lopes, Augusto MiguelOs edifícios são grandes consumidores de energia devido ao aquecimento de água e climatização. Os edifícios desportivos, com particular destaque para os que contêm piscinas aquecidas, são instalações com elevados consumos energéticos. E com o aumento dos custos energéticos torna-se crucial diminuir estes custos principalmente, no setor público devido às restrições orçamentais. No presente projeto procedeu-se ao diagnóstico da situação atual baseado, em literatura e estudos já realizados, do consumo de energia e á análise técnico-económica de medidas de eficiência energética que possam ser implementadas nas Piscinas Municipais de Amarante de forma, a melhorar os custos associados à energia bem como, a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera. Os custos anuais relativos ao consumo de energia são praticamente idênticos. Mas, após conversão dos valores de consumo para tonelada equivalente de petróleo (tep), observou-se um elevado consumo de gás propano, cerca de 63% comparativamente com o consumo de eletricidade. Neste trabalho foram solicitados dois orçamentos de duas empresas que após a análise orçamental de ambas as empresas verificou-se uma poupança significativa anual e reduções anuais de emissão de gases efeito estufa de 68% com a implementação das medidas propostas. A eficiência energética deve resumir-se a uma permanente preocupação com a correta utilização das energias necessárias. Existem programas de apoio às autarquias que podem ser utilizadas para a reformulação sistemas antigos por sistemas mais eficientes, visto que as restrições orçamentais são cada vez maiores. Os municípios com piscinas interiores devem implementar medidas de sustentabilidade não só financeira, mas também ambiental.
- O impacto das ferramentas lean na segurança dos trabalhadores: o caso de estudo da empresa LBFPublication . Santos, Soraia Filipa Pontes Almeida dos; Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daA competitividade entre empresas é cada vez maior, a oferta é cada vez mais competitiva, flexível e inovadora. Cada empresa, para se destacar dos pares, precisa de se reinventar continuamente; para isso é indispensável uma excelente gestão estratégica. A melhoria continua é uma grande responsável da chave para o sucesso. O lean é uma metodologia inovadora e revolucionária com impactos positivos em muitas áreas, que tem implícita a melhoria continua de todos os processos de uma instituição.
- Implementação da ISO 45001:2018 na Aveleda S.APublication . Pacheco, Sara Raquel Nunes; Dias, SaraO objetivo deste projeto é o estudo pioneiro e implementação da Norma ISO 45001:2018 na Aveleda, S.A. A realização de um mapeamento e diagnóstico serviu como metodologia para a implementação. Foi realizada uma análise global de acordo com os requisitos da Norma do âmbito de estudo para identificar o ponto de situação da organização através da observação direta e documental e, tendo como “guideline”, uma checklist. Após este diagnóstico inicial, foram elaborados planos de ação para revisão dos diversos processos e outros requisitos em falta, como o manual do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, procedimentos, registos e todo suporte documental necessário para a implementação. A realização da análise para determinar o ponto de situação da organização em matéria de SST, avaliou a organização com um score inicial de 22% de conformidade. Esta análise permitiu à Aveleda definir os procedimentos para integrar uma Política de SST e cumpri-la. Após a implementação dos mesmos e uma posterior análise global, permitiu à Aveleda atingir um score final de 85% de conformidade legal. A não certificação das OSHAS 18001:2007 pela Aveleda, bem como a inexistência de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, limitou a certificação da ISO 45001:2018. A entrada para “ mercado” este ano (2018), cria escassez de informação (revisão de literatura). A ISO 45001:2018 é a primeira norma internacional de Segurança e Saúde Ocupacional no mundo. É inovação na Aveleda integrar um SGSST no seu SGI baseandose na ISO 45001 (nova norma de SGSST sem implementações antecedentes). Considera-se, que o objetivo que norteou a realização deste estudo foi atingido.
- Implementação da ISO 45001:2018 numa empresa de serviçosPublication . Rompante, João Pedro Cunha; Lopes, Augusto Miguel RosaCom o objetivo de melhorar a cultura de segurança da organização promovendo práticas seguras de trabalho e um ambiente de trabalho saudável, foi definido como objetivo estratégico da organização a implementação de uma Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, através do referencial normativo ISO 45001:2018. Inicialmente realizou-se uma análise comparativa da ISO 45001:2018 com o sistema de Gestão da Qualidade já implementado, de acordo com a ISO 9001:2015. Esta análise permitiu observar quais os requisitos da ISO 45001:2018 que já estavam a ser cumpridos e quais os que necessitavam ser cumpridos. Após a análise comparativa e utilizando a metodologia de investigação- ação, procedeu-se à revisão e elaboração de processos e procedimentos que estavam em falta ou que não cumpriam com as temáticas de segurança e saúde no trabalho. O processo de implementação não foi concluído durante o prazo definido no projeto. A auditoria interna realizada ao sistema revelou falhas, não conformidades. Visando a sua resolução, estas não conformidades foram agrupadas num plano de ações. Esse processo será posteriormente concluído dentro da organização, não fazendo parte do objetivo inicialmente definido para o presente projeto.
- Implementação de um sistema de gestão da qualidade da farmácia hospitalar (farmácia unidose) da clínica sagrada esperançaPublication . Cadete, Odete da Conceição Ferreira; Mota, Luisa MorgadoEste projecto surge no âmbito do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade Ambiente e Segurança, e tem como objectivo, a implementação de um sistema de gestão da qualidade na farmácia interna - unidose, pertencente a uma unidade hospitalar(Clínica Sagrada Esperança). Esta implementação baseia-se na NP EN ISO 9001:2015, na área da Gestão da Qualidade. É cada vez mais frequente a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em unidades de cuidados de saúde, onde os serviços farmacêuticos estão incluídos. A implementação do SGQ pretende possibilitar a certificação pela NP EN ISO 9001:2015, no sentido de dar à comunidade envolvente constituida por governo, clientes e fornecedores, a confiança de que a organização pratica os princípios de gestão de melhoria continua e qualidade total.
- Implementação de um Sistema de Gestão Integrado do Ambiente e da Segurança e Saúde no Trabalho e sua integração com o Sistema de Gestão da Qualidade existente no Grupo BongásPublication . Silva, Pedro Joel Lopes; Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daA busca pela implementação surgiu pela necessidade em prestar aos colaboradores, clientes, ambiente e comunidade os mais elevados índices, no que diz respeito aos âmbitos dos respetivos referenciais normativos e suas mais-valias, com foco na melhoria e no controlo das atividades no seio do Grupo, seguindo as melhores práticas e procurando o desenvolvimento transversal da organização. Durante o desenvolvimento do projeto foi feita uma análise do contexto interno da organização - verificações in loco dos diferentes sites, pessoas, equipamentos, materiais, processos e documentação que permitiu auxiliar as diversas etapas. Foi elaborada uma matriz de relação dos referenciais normativos, que permitiu análise diretriz primária. Como apoio foi feita uma análise da aplicabilidade de requisitos legais da área do ambiente, segurança e saúde no trabalho e recursos humanos (laboral). Para complementar, foi realizada uma análise estatística aos dados existentes do SIG. Esta estruturação permitiu avaliar os mesmos dados, e respetivas tendências, em dois períodos distintos e, apesar de ser uma janela temporal curta, verificar-se que as mudanças implementadas aos diversos níveis seguem um caminho positivo, não obstante o Sistema Integrado de Gestão carecer de maturação, tendo em conta as respostas e os requisitos que surgirem no dia-a-dia, devendo seguir norteado pelas necessidades do Grupo aos diferentes níveis tendo sempre como princípio a melhoria contínua. Apesar de o caminho da certificação, tendo em conta a dinâmica interna atual de mudanças estratégicas, não ter sido procurado, considera-se que o objetivo do projeto foi atingido.
- Implementação do HACCP nos serviços de restauração do Enoturismo da AveledaPublication . Ribeiro, João; Dias, SaraNuma sociedade cada vez mais exigente o sector alimentar não constitui exceção. Atualmente requisitos inerentes à segurança alimentar tornam-se cada vez mais restritos e exigentes às organizações, sendo uma preocupação sentida pelo consumidor em geral. Neste âmbito, ao longo do tempo foram criados diversos referenciais sobre esta temática, especificamente aplicados à restauração, onde surgiu a obrigatoriedade de implementação de sistemas de segurança alimentar como o HACCP. Esta, é uma metodologia de prevenção que visa o controlo da segurança alimentar nos géneros alimentícios em todas as fases da cadeia de produção, tornando-se essencial para o controlo de doenças de origem alimentar e para a produção de alimentos seguros. Neste contexto, o presente trabalho consiste na implementação do sistema HACCP nos serviços de restauração do Enoturismo da Aveleda. Inicialmente foi necessário avaliar os pré-requisitos existentes e as boas práticas implementadas, para numa fase seguinte ser implementado efetivamente o sistema HACCP. Como suporte para todo o processo de implementação foram realizadas auditorias ao sistema, bem como, ações de formação aos colaboradores. Globalmente os resultados obtidos ao longo das várias auditorias realizadas foram positivos, e os objetivos traçados foram alcançados perante as situações encontradas no cenário inicial, permitindo assim minimizar os riscos de contaminações cruzadas, assegurando o cumprimento de todas as exigências legais e assegurando a inocuidade das refeições servidas, resultando diretamente no aumento da qualidade dos produtos e refeições servidas, e consequentemente num aumento da confiança por parte do consumidor.