ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- “Entre Nós”: projeto de intervenção psicossocial com uma família em contexto de CAFAPPublication . Ferreira, Daniela Sofia de Jesus; Carvalho, HelenaO presente relatório, denominado “Entre Nós” retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial desenvolvido com uma família, segundo a metodologia de Investigação-Ação Participativa. Esta metodologia é particularmente relevante quando se pretende resgatar com as pessoas espaços-tempo de transformação e contribuir para uma mudança efetiva nas suas vidas. A finalidade do presente projeto foi contribuir para a quebra de ciclos de exclusão social de uma família multidesafiada com particular enfoque no empoderamento da Avó Estrela e da proteção e promoção do desenvolvimento da Flor. Para alcançar esta finalidade delinearam-se duas ações: a primeira, centrada na Família Vilar e no processo de promoção e proteção da Flor e a segunda ação focada na Avó Estrela e no seu desenvolvimento pessoal. Este foi um projeto desenvolvido com a família e contou também com o contributo da equipa técnica de um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental apresenta-se como sendo uma resposta social que intervém com famílias, estabelecendo uma relação privilegiada de proximidade sempre que existem crianças ou jovens em situação de vulnerabilidade. Assim, o projeto desenvolveu-se nesta lógica de intervenção, promovendo a proximidade à família e estimulando a mudança a partir das potencialidades do sistema familiar, bem como das competências individuais. Os momentos de reflexão conjunta foram sempre privilegiados como método para uma intervenção consciente e respeitadora. Embora não se tenha conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o projeto contribuiu para uma mudança efetiva nas vidas das pessoas.
- “Envelhecer no lugar: Vozes que constroem novos caminhos”: Projeto de Educação e Intervenção Social numa ERPIPublication . Guimarães, Isabel Maria Teixeira; Serrão, CarlaO projeto “Envelhecer no lugar: Vozes que constroem novos caminhos” foi desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, contando com a participação ativa de diversos atores institucionais. Ao longo de todo o processo, privilegiou-se uma abordagem de Investigação-Ação Participativa, de natureza colaborativa e implicativa, na qual a escuta, o diálogo e a partilha, constituíram pilares da coconstrução. Alicerçado no conceito de «ageing in place», compreendido como o “desejo de envelhecer num ambiente familiar e adaptável que se adapte às modificações que o processo de envelhecimento traz consigo” (Fonseca, 2020, p. 26), este projeto teve como finalidade a promoção de práticas institucionais alinhadas com o paradigma do «ageing in place», potenciando a autonomia, o sentimento de pertença e o empoderamento dos residentes na construção de uma vivência significativa. Neste sentido, foram definidos dois objetivos gerais: 1) Combater atitudes e práticas de idadismo; 2) Promover a valorização identitária. Para a concretização destes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: “Partilhar para Transformar”; e “Da Memória ao (Re)encontro”. Com o desenvolvimento destas ações tornou-se evidente que a instituição começou a trilhar um caminho pautado pela participação e valorização individual dos residentes, demonstrando que é possível “envelhecer no lugar”, mesmo em contexto institucional.
- Existir sem ser vistoPublication . Castro, Ana Catarina Oliveira; Carvalho, HelenaNo presente relatório intitulado "Existir sem ser visto" será apresentado um projeto de intervenção social, desenvolvido num Centro de Dia, cuja finalidade visa contrariar processos de isolamento e desempoderamento, promovendo o fortalecimento de interações sociais, a participação e a valorização pessoal. Neste projeto identificaram-se os seguintes problemas: sentimento de solidão; baixa autoestima e pouca valorização pessoal; práticas profissionais desajustadas e condições de vida inadequadas e não dignificantes. Com base nestes problemas, definiram-se quatro objetivos gerais: minimizar o sentimento de solidão através do fortalecimento das relações sociais; promover sentimentos de autoconfiança e de valorização pessoal; promover uma prática reflexiva dos profissionais da instituição; e promover o bem-estar do Sr. Manuel através de um acompanhamento psicossocial individualizado. Para alcançar os objetivos definidos, foram desenvolvidas duas ações distintas: "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" (Ação 1) e "Ao Encontro do Outro" (Ação 2). A Ação 1 "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" focou-se no grupo de pessoas idosas e na equipa técnica, visando repensar as práticas institucionais e desenvolver novas abordagens de intervenção, evocando memórias valorizando vivências e o conhecimento dos participantes. Já a Ação 2 "Ao Encontro o Outro", resultou do desenvolvimento de uma intervenção psicossocial desenvolvida com uma pessoa do Centro de Dia, o Sr. Manuel e visou contraria o processo de exclusão e de isolamento em que se encontrava. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo ativamente os participantes no seu desenvolvimento, tornando-os protagonistas da sua própria transformação social e pessoal.
- Heróis de palmo e meio: a intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucionalPublication . Ferreira, Tânia Iolanda Lemos; Pessanha, Maria ManuelaOs Lares de Infância e Juventude têm como objetivo defender o superior interesse das crianças, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento do seu desenvolvimento. Este dever concretiza-se substancialmente na definição e acompanhamento dos seus projetos de vida. Neste sentido, as práticas dos profissionais devem ir ao encontro das reais necessidades dos seus atores, numa ação adequada, desenhada e concertada, tendo sempre como principio básico o respeito pelas idiossincrasias de cada criança e jovem. O presente Relatório tem como objetivo apresentar o desenho e desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial e relação de ajuda com crianças em acolhimento institucional, intitulado “Heróis de Palmo e Meio. A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional”. Este projeto teve como grande finalidade a “Participação das crianças e das suas famílias na construção dos seus projetos de vida com base na compreensão da institucionalização”. Priorizando as necessidades e respeitando o critério de urgência, foram desenhados dois subprojectos com duas crianças e suas famílias, tentando sempre responder às suas necessidades individuais. Foram definidos alguns objetivos gerais comuns, assim como objetivos específicos, estratégias e ações adequadas a cada um dos subprojectos. Os resultados deste projeto revelam-se significativos, já que permitiram, quer às crianças, quer às famílias, desenvolver um processo de reflexão e consciencialização em torno da sua história de vida, compreensão da sua realidade e participação ativa no projeto de vida dos filhos, o que veio facilitar o caminho inicial do processo da mudança.
- Lutar por uma vida melhorPublication . Sousa, Alexandra Margarida Pinto de; Neto, Ana Maria Bertão da SilvaO presente trabalho pretende dar conta do projecto de investigação e intervenção social desenvolvido com uma família acompanhada no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI). Parte, em termos teóricos, da complexidade e variabilidade do trabalho social, considerando as suas diferentes visões e a sua construção social, destacando a existência de diferentes forças que constroem e influenciam a acção psicossocial. Enfatiza, em função das fragilidades do modelo tradicional de intervenção, a necessidade dos profissionais repensarem e qualificarem as suas intervenções e, ainda, a importância do modelo de relação de ajuda e da abordagem sistémica no desenvolvimento do trabalho psicossocial e educativo desenvolvido pelos educadores sociais. O projecto desenvolvido assenta no paradigma emergente, constituindo uma investigação qualitativa, orientada por uma metodologia de investigação-acção participativa. Estas opções metodológicas permitiram o desenvolvimento de um trabalho plenamente cooperativo, que partiu dos seus participantes, das suas circunstâncias reais, ou seja, dos problemas concretos da família, numa lógica de aproximação entre saberes. Foi desenvolvido com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida da família, nomeadamente ao nível da habitação, educação e relações familiares e permitiu, em linhas gerais, que a família adquirisse maior poder de decisão sobre a sua vida, expectativas mais positivas relativamente ao futuro, interacções familiares mais positivas e uma crescente consciência da importância de um maior envolvimento e empenho nas questões relacionadas com a escola e com as aprendizagens escolares.
- Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro. Um projeto de Educação e Intervenção Social com crianças moradoras de bairros de habitação socialPublication . Carvalho, Catarina Quintas de; Bertão, AnaO Projeto "Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro" foi desenvolvido em bairros de habitação social de uma União de Freguesias do Porto e contou com a participação das crianças moradoras e da comunidade educativa das escolas destes bairros. Este projeto teve como finalidade: alterar as representações que existem sobre moradores/as de bairros de habitação social, dando espaço à participação das crianças neste processo. Para que tal fosse possível, foram desenhados dois objetivos gerais: 1) estimular a participação ativa das crianças, enquanto agentes de mudança das suas realidades; 2) promover espaços dialógicos positivos entre as crianças, a escola e a comunidade, com vista à diminuição da exclusão social. Para alcançar estes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: "As vozes do bairro", que visou trabalhar dinâmicas de participação das crianças no que concerne à desconstrução do estigma que incide sobre elas; e "A conversar é que se aprende", com o intuito de potenciar o diálogo como ferramenta de intervenção social refletindo juntos dos/as docentes dos JI/EB1. Com o desenvolvimento destas ações foi possível notar alguns avanços significativos na desconstrução de estereótipos, na criação de laços afetivos entre a escola e a comunidade e na valorização das experiências de cada criança. Importa salientar que o projeto se alicerçou na metodologia de Investigação-Ação Participativa, numa perspetiva colaborativa e participativa, que teve por base os diálogos, as relações, os saberes, os sonhos, as reflexões e os talentos das pessoas para o centro da co construção do projeto.
- Máscaras da (in)capacidade: projeto desenvolvido numa instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectualPublication . Pereira, Luciana Catarina Lopes; Barros, Sílvia Araújo deNeste relatório apresenta-se o projeto de Educação e Intervenção Social intitulado “Máscaras da (In)Capacidade”, que assentou na metodologia de Investigação-Ação Participativa. Caracterizando-se pela análise dos contextos, pela ação, pela reflexão profunda e contínua, e pela avaliação, sempre numa perspetiva de participação, esta metodologia possibilita ao investigador social conhecer e envolver-se na realidade de uma maneira muito mais efetiva. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o trabalho desenvolvido num contexto institucional de acolhimento de pessoas com deficiência intelectual. O projeto desenvolvido teve como principal finalidade: “Melhorar as dinâmicas relacionais e de funcionamento existentes na instituição, de forma a proporcionar um maior bem-estar físico e psicológico das pessoas que trabalham, vivem e/ou frequentam a instituição”. Neste sentido, promovendo sempre a participação efetiva de pessoas com incapacidade e seus cuidadores, procedeu-se à utilização de técnicas que permitiram conhecer, analisar e trabalhar no contexto, tendo em vista a concretização dos objetivos gerais do projeto. Esses objetivos, de uma forma sinóptica, tinham como intenção promover uma melhor interação entre todas as pessoas do CAO, e melhorar o funcionamento do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Instituição. Assim, procurando sempre uma mudança construída e refletida por todos, num processo de avaliação contínua, é possível afirmar que existiu uma melhoria tanto a nível das dinâmicas relacionais, como ao nível de alguns aspetos relacionados com o funcionamento da valência
- "Não nos deixem dormir...": Projeto de intervenção num Centro de DiaPublication . Sousa, Carina dos Santos Andrade de; Monteiro, Hugo; Carvalho, Maria JoãoO presente relatório apresenta o projeto desenvolvido na Casa-Acolhimento Santa Marta, cuja finalidade era a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas que frequentam a resposta social de Centro de Dia. O conhecimento coconstruído com as pessoas idosas e os profissionais da instituição permitiu a conceção e o desenvolvimento do projeto “Não nos deixem dormir…”. Sendo um projeto, elaborado em conjunto com os indivíduos, privilegiou os pressupostos da metodologia de investigação-ação participativa. Inerente a este posicionamento, incentivando a exploração e a rentabilização dos recursos e das potencialidades endógenas, bem como procurando atenuar ou resolver os problemas e as necessidades subjacentes, procurou-se tornar os sujeitos atores e autores das suas vidas. Deste modo, partindo dos contributos e das necessidades dos idosos o projeto justifica a sua importância, designadamente pela realização de ações que proporcionaram um maior número de atividades de acordo com as suas expectativas e os seus interesses e que promoveram as relações interpessoais propiciando momentos de convívio e de diálogo, fomentando o auto e o hétero conhecimento, bem como o respeito mútuo entre os idosos. De forma a sustentar a investigação e a intervenção, mobilizou-se contributos teóricos ligados sobretudo à terceira idade, que se tornaram essenciais na problematização, na reflexão e na ação. A concretização do projeto permitiu ainda uma constante reflexão acerca do papel do Educador Social junto da população idosa, bem como da pertinência da sua presença neste âmbito de intervenção.
- No encontro comigo e com os outrosPublication . Monteiro, Luciana de Xavier; Pessanha, Maria ManuelaNo presente Relatório apresenta-se o Projeto “No Encontro Comigo e Com os Outros”, desenvolvido com um grupo de mães de pessoas com deficiência intelectual. Este Projeto propõe uma resposta de apoio e de partilha num grupo de mães, visando o estabelecimento de relações em grupo, para que se reflita de forma autónoma nos problemas comuns. Desta forma, este Projeto, para além de propor encontros de apoio emocional, aponta para o envolvimento das mães nas atividades institucionais da Associação que os filhos frequentam. Os desafios colocados às famílias com filhos com deficiência fundamentaram o desenvolvimento de um Projeto em Educação e Intervenção Social, enquanto promotor de reflexão e de autonomia. Neste sentido, todo o Projeto posicionou-se, metodologicamente, na Investigação Ação-Participativa, onde, com as pessoas, se recolheu e analisou toda a informação que conduzia aos problemas e necessidades evidenciados. A finalidade deste projeto, e todos os objetivos propostos, foram, assim, ao encontro dos problemas e necessidades priorizados pelos intervenientes, propondo-se, a partir de um conjunto de ações, alcançar uma nova realidade. Desta forma, os resultados obtidos com o Projeto foram satisfatórios, por ter contribuído para o estabelecimento de laços entre as mães, por ter fomentando a partilha e a reflexão acerca dos problemas vivenciados e por ter envolvido as mesmas nos processos institucionais. Deficiência, Família, Grupo de Apoio, Partilha, Relação.
- Um projeto de educação e intervenção social num centro de diaPublication . Silva, Maria Margarida Pereira da; Antunes, Maria joão; Martins, TeresaO presente relatório descreve o projeto de Educação e Intervenção Social realizado numa Associação de Solidariedade Social, mais concretamente na resposta social centro de dia, entre novembro de 2024 a junho de 2025, no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social. Procurou-se envolver todos os atores sociais na construção e desenvolvimento deste projeto, de forma a fomentar a participação ativa, o sentimento de pertença e um trabalho co construído, baseado nos princípios da metodologia de investigação-ação participativa. Esta abordagem permitiu compreender de forma mais aprofundada a realidade social das pessoas, possibilitando a construção de um projeto centrado nas suas necessidades e expectativas. Procurando que as pessoas que frequentam o centro de dia fossem as protagonistas da ação, desenhou-se como finalidade do projeto a promoção da valorização pessoal e social dos participantes, reconhecendo as suas histórias, saberes e experiências. As ações desenvolvidas promoveram o reforço da identidade, inclusão social, autonomia e bem-estar emocional, através da partilha de memórias, saberes e experiências. Ao longo do processo, foi possível observar uma evolução positiva na participação e envolvimento dos participantes, maior confiança e a criação de um ambiente de escuta e respeito mútuo, potenciando relações sociais significativas e momentos de reflexão partilhada. Por tudo isto, considera-se que os resultados descritos e propostos no âmbito deste projeto foram alcançados.
