ISEP – CIETI – Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP – CIETI – Comunicações em eventos científicos by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Categorização de Erros Experimentais no VISIR com Circuitos Simples em Corrente AlternadaPublication . Maçaneiro, Mayara; Sambaqui, Ana B.; Alves, Gustavo R.Durante um experimento com circuitos elétricos, é comum que os alunos cometam erros. Para lidar com essas situações, laboratórios remotos como o VISIR (Virtual Instruments Systems in Reality) devem contar com mecanismos de prevenção. Esta pesquisa busca estender um trabalho inicial, já publicado, ao categorizar os possíveis erros em circuitos de corrente alternada com apenas uma fonte de alimentação e um componente passivo. O objetivo é construir um mapa com todos os erros possíveis, cobrindo a totalidade de circuitos passíveis de serem experimentados no VISIR. Dessa forma, limitam-se as desorientações durante a compreensão de conceitos teóricos e práticos.
- Extending the IEEE 1451.0 Std. to serve distributed weblab architecturesPublication . Costa, Ricardo J.; Alves, Gustavo R.; Zenha-Rela, Mário; Costa, Ricardo; Alves, Gustavo; Restivo, Teresa; Cardoso, Alberto; Alves, José C.The appliance of the IEEE1451.0 Std. into the remote experimentation domain may be an interesting solution not only to develop reconfigurable weblab infrastructures, but also to improve the way infrastructures, and their experiments, may be shared. Therefore, this paper proposes a distributed weblab architecture supported on a IEEE1451 concept named Transducer Electronic Data Sheet (TEDS). It is suggested the use of a new TEDS, named LabTEDS, to provide information about weblab infrastructures namely, web location, technical resources and type of experiments described according a metadata model specification defined by the Lab2go project. The access to the architecture is made through the IEEE1451.0 HTTP API extended with new functions. At the end of the paper a thin implementation of the architecture is presented, supported on a cross-mapping established between the HTTP functions and the low-level commands, which are used to control the weblabs.
- Laboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLEPublication . Silva, Isabela N.; Roque, Gabriela; Bilessimo, Simone; Silva, Juarez B.; Alves, João B.; Alves, Gustavo R.; Alves, GustavoEste trabalho apresenta um estudo de caso sobre a integração do laboratório remoto VISIR na plataforma RELLE (Remote Labs Learning Envirownment – disponível em: http://relle.ufsc.br/). A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a fim de oferecer um ambiente gratuito para acesso de laboratórios remotos. Laboratórios remotos são recursos educacionais amplamente utilizados no ensino de disciplinas nas áreas de tecnologia e ciências. Se tratam de laboratórios online que, ao contrário de simulações, cujos resultados apresentados são pré-programados, apresentam resultados variáveis para cada experimentação. Ou seja, o usuário de um laboratório remoto terá uma experiência laboratorial real, ainda que seja a distância. A plataforma RELLE possui quatorze laboratórios remotos disponíveis para uso. No período de 09/2018 a 05/2018, os laboratórios remotos do RELLE foram acessados por 21.766 usuários. Os acessos foram provenientes de 1.431 municípios de 121 países. Entre os laboratórios disponíveis para acesso, se encontra o VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), um laboratório remoto para ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, utilizado amplamente em cursos de engenharia. O Laboratório Remoto VISIR está incluso no contexto do projeto VISIR+ (Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following na Enquiry Based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR), motivado pela implementação de tecnologia na educação, especificamente nos países Brasil e Argentina, tendo como propósito o aumento da qualidade nas metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas no ensino superior. Este projeto reúne o uso da reconhecida plataforma de experimentação remota homônima e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia. A instalação de um sistema VISIR em cada instituição parceira contribuiu para um maior senso de apropriação pelos professores e estudantes locais, facilitando sua adoção dentro dos planos de aula e como uma atividade que contribui para a avaliação quantitativa. Em dezembro de 2016 foi instalado o módulo VISIR no espaço físico do RExLab. Após a instalação, a equipe RExLab contou com treinamento do Instituto de Tecnologia de Blekinge, da Suécia. Ainda em dezembro de 2016, a interface do VISIR foi disponibilizada no RELLE. Em março de 2017, iniciou-se no RExLab, o desenvolvimento de um repositório de práticas referentes a utilização do VISIR como um recurso educativo, apoiando o uso na UFSC e instituições associadas. Após sua instalação, a instância VISIR instalada no espaço físico do RExLab passou por algumas melhorias. Os próximos passos para continuidade das atividades realizadas durante esta ação são o aprimoramento do repositório de práticas, a fim de que este não apenas seja um ambiente para armazenamento de conteúdo, como também uma comunidade de práticas. Esta plataforma terá como objetivo promover um espaço para discussão sobre o uso de experimentação remota entre docentes de disciplinas STEM. Desta forma, será gerada uma disseminação do uso de laboratórios remotos, ferramentas que tem muito a acrescentar no contexto educacional.
- Large-Scale Study on how to Enhance Experimental Skills: VISIR + Project First Global ResultsPublication . Lima, Natércia; Viegas, Clara; Marques, Maria A.; Alves, Gustavo R.Experimentation is crucial in science and engineering education, regardless the educational level. Nowadays, teachers have different ways of allowing students to develop these competences other than hands-on labs, such as simulations and remote labs. This study is focused on the combined use of the three resources, carried out by 51 teachers, in 25 different courses. In total, 40 didactical implementations in the electric and electronics area were performed in several Higher Educational Institutions and Secondary Schools, in Argentina and Brazil. This occurred during 2016 and 2017 academic years, under the scope of the VISIR+ project and VISIR - the implemented remote lab - reached 1572 students. Students’ academic results, students’ and teachers’ opinions about VISIR as well as VISIR usage in course were cross-analyzed with courses’ characteristics and some didactical implementation design factors. Some important factors arouse: teachers should pay extra care designing VISIR tasks accordingly to the learning outcomes/ competences they want their students to develop, taking into consideration if they represent group or individual activities; teacher introduction and support to VISIR along the semester plays a crucial role in students’ engagement; teacher experience and involvement with VISIR have a significant influence on students’ performance and satisfaction with the tool. Finally, students’ and in minor extent teachers’ opinions point to the need for VISIR interface upgrading for a more modern one and suggest VISIR, when dealing with classic lab experiments, is more suitable to basic courses (including courses from lower levels of education) than more advanced ones.
- Projeto para o Teste e Depuração com Base nas Arquiteturas IEEE 1149.1 e 1149.4Publication . Alves, Gustavo R.; Ferreira, José M.A infraestrutura Boundary Scan Test (BST), definida na norma IEEE 1149.1, tem sido tradicionalmente utilizada para o teste estrutural de Cartas de Circuito Impresso (CCI) na fase de produção. O seu aparecimento deveu-se, entre outras razões, à crescente dificuldade das tradicionais tecnologias de teste de CCI (o teste in-circuit e o teste funcional) em lidar com os novos tipos de encapsulamento de Circuitos Integrados (CI) e com a sua crescente complexidade. A utilização de CI de montagem superficial veio reduzir o distanciamento entre os pinos e permitir a montagem de componentes em ambos os lados da CCI, dificultando assim o acesso físico requerido pelo teste in- circuit. A crescente complexidade veio por sua vez dificultar a propagação de valores no interior da CCI, diminuindo assim a qualidade do teste funcional.
- A smart layer for remote laboratoriesPublication . Costa, Ricardo J.; Alves, Gustavo R.; Santos, DomingosSince the mid 90’s, there is a growing number of remote labs available through the Internet. Several solutions for harmonizing the software and hardware used for implementing this resource have already been proposed and described in literature. However, the present and perceived situation is the lack of such a thing like a standard approach to implement a remote lab, both in terms of hardware and software. This is also true when considering two common aspects to all remote labs: the physical space occupied by each and the power supply to the hardware used in it. In this paper we try to address these two common aspects by proposing the use of a standard domotic system, usually used in smart homes, able to control both the physical environment associated to the remote lab and the power supply to the devices and apparatus used on the experiments hosted at such remote lab.
- Uso compartido de módulos educativos para circuitos eléctricos y electrónicos del laboratorio remoto VISIRPublication . Marchisio, Susana T.; Concari, Sonia B.; Lerro, Federico; de Arregui, Gastón S.; Plano, Miguel; Merendino, Claudio; Alves, Gustavo R.; Alves, Gustavo; Lerro, FedericoVISIR (Virtual Instruments Systems In Reality) es un laboratorio remoto que ha sido desarrollo en el Instituto de Tecnología de Blekinge de Suecia, de enorme difusión a nivel mundial. El objetivo de este trabajo es compartir en el ámbito de la comunidad RUEDA, las motivaciones, fundamentos, avances y proyección, con particular implicancia en Argentina, de un Proyecto Erasmus+: “Módulos Educativos para Circuitos Eléctricos y Electrónicos. Teoría y práctica siguiendo una metodología de enseñanza-aprendizaje basada en la investigación y apoyada por VISIR+”, financiado por la Comisión de la Unión Europea en la convocatoria 2015, con la coordinación del Instituto Politécnico de Porto. El proyecto se encuentra en desarrollo y es llevado a cabo por un consorcio de instituciones de educación superior, europeas y latinoamericanas, con posibilidad de incorporar adherentes. Destacan los objetivos estratégicos y de innovación, tanto en lo tecnológico como en lo educativo, alcanzables mediante la colaboración, a los fines de generar, por un lado, cambios metodológicos en la enseñanza de temas centrales en carreras de Ingeniería y, por otro la ampliación de posibilidades de experimentación remota compartiendo recursos.
- Work-in-progress on a thin IEEE1451.0-architecture to implement reconfigurable weblab infrastructuresPublication . Costa, Ricardo J.; Alves, Gustavo R.; Zenha-Rela, MárioInstitutions have been creating their own specific weblab infrastructures. Usually, they use distinct software and hardware architectures comprehending instruments and modules (I&M) able to be parameterized but difficult to be shared. These aspects are impairing their widespread in education, since collaboration between institutions, in developing and sharing resources, is still low. To handle both aspects, this paper proposes the adoption of the IEEE1451.0 Std. with FPGA technology for creating reconfigurable weblab infrastructures. It is suggested the adoption of an IEEE1451.0 infrastructure with compatible instruments, described in Hardware Description Languages (HDL), to be reconfigured in FPGA-based boards. Besides an overview of the IEEE1451.0 Std., this paper presents a solution currently under development which seeks to enable the reconfiguration and the remote control of weblab infrastructures using a set of IEEE1451.0 HTTP commands.