Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Passados com alma - projeto teatral no Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - RamaldePublication . Cruz, Maria de Fátima Pereira Soares; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Passos, Sónia Maria da CostaSe para alguns investigadores, o acolhimento institucional de crianças e jovens pode significar um espaço de fuga às vivências de negligência ou maus tratos, um refúgio seguro capaz de lhes proporcionar a troca de afetos, momentos de socialização com outras crianças, jovens e adultos, bem como a criação de rotinas e formas de vida negociadas por todos, outros apontam a institucionalização prolongada como algo nefasto ao desenvolvimento pleno da criança. Segundo os estudos apurados, estas crianças costumam manifestar instabilidade emocional, forte carência afetiva, baixa autoestima, graves problemas de comportamento, perturbações ao nível da vinculação, tendência para o isolamento, medo, sofrimento e sentimentos de rejeição e/ou culpa, para além de um atraso no desenvolvimento físico, intelectual e psicomotor. Por acreditar nos benefícios do Teatro face ao desenvolvimento bio-psico-social-motor da criança, propus-me estudar esta arte, como modo de interação e intervenção, num grupo de crianças institucionalizadas, do Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - Ramalde, com o qual foi desenvolvido um projeto teatral que culminou numa apresentação pública. O período de investigação permitiu-me concluir que o Teatro, por si só, não impulsiona o desabafo, a libertação de emoções ou apazigua conflitos internos, mas promove a comunicação, as relações interpessoais, o espírito de cooperação e de trabalho de equipa, a abertura para o outro, o respeito pelo outro, a vivência de afetos, a permeabilidade ao toque e o aumento da autoestima. Estimula ainda a concentração, a imaginação e pode ser um inibidor de comportamentos agressivos.
- Uso compartido de módulos educativos para circuitos eléctricos y electrónicos del laboratorio remoto VISIRPublication . Marchisio, Susana T.; Concari, Sonia B.; Lerro, Federico; de Arregui, Gastón S.; Plano, Miguel; Merendino, Claudio; Alves, Gustavo R.; Alves, Gustavo; Lerro, FedericoVISIR (Virtual Instruments Systems In Reality) es un laboratorio remoto que ha sido desarrollo en el Instituto de Tecnología de Blekinge de Suecia, de enorme difusión a nivel mundial. El objetivo de este trabajo es compartir en el ámbito de la comunidad RUEDA, las motivaciones, fundamentos, avances y proyección, con particular implicancia en Argentina, de un Proyecto Erasmus+: “Módulos Educativos para Circuitos Eléctricos y Electrónicos. Teoría y práctica siguiendo una metodología de enseñanza-aprendizaje basada en la investigación y apoyada por VISIR+”, financiado por la Comisión de la Unión Europea en la convocatoria 2015, con la coordinación del Instituto Politécnico de Porto. El proyecto se encuentra en desarrollo y es llevado a cabo por un consorcio de instituciones de educación superior, europeas y latinoamericanas, con posibilidad de incorporar adherentes. Destacan los objetivos estratégicos y de innovación, tanto en lo tecnológico como en lo educativo, alcanzables mediante la colaboración, a los fines de generar, por un lado, cambios metodológicos en la enseñanza de temas centrales en carreras de Ingeniería y, por otro la ampliación de posibilidades de experimentación remota compartiendo recursos.