ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 58
Results Per Page
Sort Options
- A construir e a desmontar aprende-se a ensinarPublication . Gomes, Rita Raquel Pereira; Pinto, José Alexandre SilvaO Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.
- (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémicaPublication . Machado, Diana Isabel Coutinho; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissional
- Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro CondicionalPublication . Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da; Gomes, José AntónioO presente Relatório de Estágio tem como objetivo primeiro fazer uma breve descrição do que foi a Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular final cuja avaliação positiva é condição para atribuição do grau de mestre. Esta prática é o reflexo de um percurso de aprendizagens feitas ao longo da formação académica, dando o relatório relevo ao caminho construído pela ação da professora estagiária. Para além de uma reflexão sobre aprendizagens, serão abordados os pressupostos legais que estiveram na base da formação do profissional de educação em causa. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vivenciadas nas escola EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento que tem o nome da escola preparatória e secundária sede. O percurso desenvolvido nas referidas escolas tem por base uma reflexão analisada de acordo com a ação dos vários intervenientes no processo educativo – estudantes, Professores Orientadores Cooperantes e restantes elementos que formam a comunidade educativa. As experiências pedagógicas têm como principal sustentação os significativos momentos de transmissão de conhecimentos, resultantes de uma formação digna da profissão, traduzindo-se em aprendizagens significativas para os alunos. A prática educativa supervisionada assentou, ao longo de todo o percurso, naquele que é um dos propósitos do ato de ensinar — a articulação de saberes (formais e não formais).
- Docência: um jogo de conhecimentosPublication . Alves, Ana Luísa Elias; Lima, Cláudia MaiaO presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.
- Entre o "Era uma vez" e "Vitória, vitória (não) se acabou a história"!Publication . Perez, Sara Martins; Gomes, José AntónioO relatório de estágio apresentado representa a etapa final do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Integra-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio. É objetivo do mesmo dar a conhecer o percurso realizado no âmbito da intervenção da mestranda no contexto de prática de ensino supervisionada. O presente documento abarca, num momento inicial, um enquadramento académico e profissional no qual são focados os pressupostos legais e teóricos que contextualizam a prática e, posteriormente, a descrição e análise reflexiva, devidamente fundamentadas nas opiniões de autores, das experiências educativas realizadas nas escolas EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao agrupamento de escolas Pêro Vaz de Caminha.
- Mudar o mundo uma (sala de) aula de cada vezPublication . Magalhães, Bruna Filipa Garcia; Ribeiro, Carla Patrícia da SilvaO relatório de estágio que aqui se apresenta insere-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo dar a conhecer, de forma refletida e fundamentada, o percurso realizado pela mestranda no âmbito da sua intervenção educativa em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. No presente relatório procura-se demonstrar as aprendizagens realizadas ao longo da formação académica da mestranda e decorrentes dos momentos vividos nas escolas onde realizou a PES. A importância de uma boa relação escola-família, a importância e a dificuldade da diferenciação pedagógica e de uma equilibrada relação professor-aluno foram algumas das temáticas que a professora estagiária achou fundamental aprofundar depois dos momentos vividos nas escolas. Apesar destas vivências terem sido fundamentais no crescimento e aprendizagem da mestranda, o seu percurso já se vem a contruir há muitos anos pois, apesar de ser professora não ter sido um sonho de criança, ensinar foi algo que esteve sempre presente dentro de si, mesmo sem se aperceber. Olhando para trás, é possível perceber que existiram vários indícios de paixão pelo ensino, ainda que a mestranda não os tenha relacionado à profissão de professor, tendo sido esses a conduzir a mestranda ao caminho que realmente a faz feliz: SER PROFESSORA.
- Nos infinitos do saber se escrevem as linhas desta profissão.Publication . Neiva, Helena Raquel Ferreia; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a obtenção do grau de mestre pretende dar a conhecer o processo de formação da mestranda no Estágio no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta formação insere-se na Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este processo de construção permitiu o desenvolvimento de competências consagradas no perfil geral e específico de desempenho do professor (Decretos-Lei n.os 240 e 241 de 30 de agosto de 2011). Ao longo da formação profissional foram imprescindíveis saberes científicos, didáticos e pedagógicos sustentados por um enquadramento teórico-legal consistente. Estes conhecimentos exigiram uma permanente indagação e reflexão sobre a prática educativa, conduzindo a uma ação pedagógica que se pretende de qualidade. A pesquisa, o estudo e a construção partilhada de saberes e experiências, num primeiro momento com o par pedagógico, depois com o grupo de supervisão e sobretudo com as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem foram essenciais à concretização deste percurso pessoal e profissional. O ciclo de ação pedagógica: observação, planificação, ação e reflexão, possibilitou desenvolver, ao longo do corredor de formação, a capacidade de articulação de saberes, entre ciclos, numa lógica de organização curricular integrada e coerente. Consequentemente, a profissionalidade docente é resultado de momentos vivenciados ao longo dos cinco anos de formação académica e da prática de ensino supervisionada. Vislumbra-se, um caminho exigente de aprendizagens contínuas que com perseverança, esforço e dedicação, orientada pela motivação constante de querer saber e fazer sempre mais e melhor, o sonho de ser professor tornar-se-á realidade.
- A Odisseia de uma ProfessoraPublication . Torres, Cátia Sofia Fernandes; Pinto, José Alexandre SilvaO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como intento espelhar o percurso formativo vivenciado pela mestranda, dando a conhecer todo um processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais, fundamentais na construção de uma identidade profissional docente. Ao longo do documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela formanda no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, tais como, o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora, a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática, o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e a capacidade de planificar atividades promotoras de aprendizagens significativas. Sustentado numa metodologia de investigação-ação, este percurso formativo permitiu o desenvolvimento de capacidades de reflexão e investigação essenciais para o melhoramento da prática educativa e da qualidade da educação. A prática educativa supervisionada afigura-se como um momento privilegiado no processo de habilitação profissional, despoletando competências e aprendizagens essenciais às práticas futuras.
- Passo a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de EstágioPublication . Santos, Ana Maria Oliveira; Ribeiro, CarlaO presente relatório, para além de constituir uma condição fundamental para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, é tido como o reflexo da formação profissional e pessoal realizada. Essa formação é proporcionada, em grande modo, pela Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta que a incursão nos contextos reais “constitui o momento privilegiado, e insubstituível de aprendizagem da mobilização dos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes (...) em contexto real” (DL n.º 43/2007, preâmbulo, p. 1321), proporcionando ferramentas essenciais na nossa formação como profissionais “de educação com a função específica de ensinar” (DL n.º 240/2001, anexo, p. 5570). Deste modo, o “Relatório de Estágio”, testemunho da incursão no contexto educativo, apresenta como objetivos que concorrem para o desenvolvimento de competências cruciais à construção de um perfil profissional generalista: - Descrever e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; - Demonstrar uma atitude critico-reflexiva, face aos momentos de formação profissional e pessoal, durante a Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta possíveis fragilidades ou aspetos a melhorar; - Evidenciar mobilização, para o contexto educativo de Prática Educativa Supervisionada, dos diferentes conhecimentos (científicos, pedagógicos, didáticos e culturais), aprendidos durante os ciclos de estudo que contemplam a formação em questão; - Demonstrar a importância da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto, de cariz educativo, enquanto desafio promotor da construção de uma identidade investigativa, fundamental ao “professor- investigador”.
- As perspetivas do amanhã edificadas e refletidas pelas aprendizagens de hojePublication . Couto, Lídia Catarina Gomes; Ribeiro, Carla Patrícia da SilvaO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio que se insere no mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O percurso efetuado pela mestranda no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tem como intencionalidade a de narrar toda a jornada que se fez e onde se aprendeu, refletiu e cresceu. Assim, reflete-se sobre o percurso formativo concebido ao longo deste mestrado de forma crítica e numa perspetiva de humildade e vontade de progredir pessoal e profissionalmente. Estas páginas apresentam os pressupostos teóricos e legais que basearam toda a ação da mestranda, retratando toda a reflexão em torno das crenças da professora estagiária em relação às dimensões indispensáveis a um docente. Ao longo da prática, a professora estagiária adotou sempre uma postura baseada na perspetiva de investigação-ação, pois acredita que esta confere riqueza ao ensino no sentido em que, através do questionamento reflexivo por parte do docente, melhora e aperfeiçoa as suas práticas. À luz dos saberes teóricos que sustentaram toda a ação da professora estagiária, sublinha-se a gestão flexível do currículo, que se espera que se traduza em aprendizagens significativas, e a reflexão como prática de análise introspetiva por parte do docente acerca das suas práticas de forma a burilálas. O Relatório de Estágio pretende então que as aprendizagens de hoje reflitam as conquistas de amanhã num processo constante e ininterrupto de conferir ao docente rigor e qualidade no ensino