Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As perspetivas do amanhã edificadas e refletidas pelas aprendizagens de hoje

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Lidia Couto_2015.pdf5.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio que se insere no mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O percurso efetuado pela mestranda no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tem como intencionalidade a de narrar toda a jornada que se fez e onde se aprendeu, refletiu e cresceu. Assim, reflete-se sobre o percurso formativo concebido ao longo deste mestrado de forma crítica e numa perspetiva de humildade e vontade de progredir pessoal e profissionalmente. Estas páginas apresentam os pressupostos teóricos e legais que basearam toda a ação da mestranda, retratando toda a reflexão em torno das crenças da professora estagiária em relação às dimensões indispensáveis a um docente. Ao longo da prática, a professora estagiária adotou sempre uma postura baseada na perspetiva de investigação-ação, pois acredita que esta confere riqueza ao ensino no sentido em que, através do questionamento reflexivo por parte do docente, melhora e aperfeiçoa as suas práticas. À luz dos saberes teóricos que sustentaram toda a ação da professora estagiária, sublinha-se a gestão flexível do currículo, que se espera que se traduza em aprendizagens significativas, e a reflexão como prática de análise introspetiva por parte do docente acerca das suas práticas de forma a burilálas. O Relatório de Estágio pretende então que as aprendizagens de hoje reflitam as conquistas de amanhã num processo constante e ininterrupto de conferir ao docente rigor e qualidade no ensino
This training report is part of the curricular unit of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report which is included in the Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The path made by the graduate student under the Supervised Educational Practice intends to recount the journey that was made and where she learnt, reflected and grew. A reflection is presented about this training path, in a critical and humble perspective and with a desire to advance personally and professionally. These written pages present the theoretical and legal assumptions which have based the entire action of the graduate student, by portraying the reflection around the teacher trainee's beliefs regarding the essential dimensions towards being a teacher. During the practice, the teacher trainee took a position based on the research-action perspective, because she believes that it provides greatness to education, improving teacher's practices, through reflective questioning. Under the theoretical framework that helped to sustain the teacher trainee's action, it is important to underline the flexible management of the curriculum which hopefully will translate into meaningful learning and also to emphasize reflection as a practice of introspective analysis about the practices so as to improve them. The aim of the training report is to show how today's learning reflects the tomorrow's achievements in a continuous process that provides the teacher with precision and quality in education

Description

Keywords

Prática educativa supervisionada Reflexão Crítica Investigação-ação Supervised educational practice Reflection Criticism Research in action

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License