ISEP - DM – Engenharia Civil
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Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by Field of Science and Technology (FOS) "Infraestruturas"
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- Acompanhamento da construção do parque eólico do PiscoPublication . Silva, Paulo Ricardo Sengo e; Domingues, Tiago Sarmento SabinoDadas as condições actuais do mercado de trabalho, o conhecimento empírico é cada vez mais um factor distintivo na carteira de habilitações de um engenheiro recém-graduado. Desta forma, a possibilidade de realização de um estágio em ambiente empresarial ganha toda uma nova dimensão no panorama académico, apresentando-se como uma excelente oportunidade de obtenção de experiência e conhecimento de causa num momento imediatamente anterior à saída da universidade e à entrada no mundo profissional. Neste âmbito, apresenta-se o presente relatório, referente ao estágio desenvolvido sob alçada da empresa Electrolinhas S. A. durante a construção do Parque Eólico do Pisco. Este estágio enquadra-se no 2º Ano do Mestrado em Engenharia Civil – ramo de Infraestruturas, do departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ao longo de 6 meses, de Fevereiro a Julho de 2015, foi possível acompanhar o desenrolar da obra de construção de um parque eólico, da perspectiva da fiscalização. Este estágio tem especial interesse dado tratar-se de uma obra de grande dimensão, com diversas particularidades ao nível do planeamento e da execução, descritas ao longo dos próximos capítulos.
- Acompanhamento de obras de requalificação em espaços públicos urbanos no município do PortoPublication . Veludo, João Pedro Pereira; Domingues, Tiago Sarmento SabinoO presente documento procura sintetizar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular realizado na Câmara Municipal do Porto, sob o pretexto de consubstanciar o conhecimento e a experiência adquirida. Na realidade, os contactos e o acompanhamento diário de situações de índole eminentemente prática contribuem para a abertura e compreensão de novas temáticas, criando um clima favorável de estímulo e motivação. Neste contexto, o trabalho desenvolvido aborda quatro casos de estudo, todos eles centrados em intervenções na via pública e que contemplam ações tão abrangentes na área da requalificação urbana, como a pavimentação, caracterização de solos, infraestruturas hidráulicas e elétricas, sem descurar os conceitos sobre acessibilidades pedonais e de sinalização. Ainda no domínio das exigências da qualidade estrutural dos pavimentos, os trabalhos implementados tiveram sempre em consideração as regras definidas de construção e de compactação. Do ponto de vista do apoio laboratorial realizou-se a identificação e caracterização dos solos pertencentes às camadas do pavimento para o primeiro caso de estudo, com recurso ao laboratório de materiais de construção do ISEP, tendo sido para o efeito efetuados vários ensaios com amostras recolhidas em obra. Na análise dos resultados obtidos estabeleceu-se a comparação com os requisitos definidos nas Condições Técnicas Gerais e com a ficha técnica fornecida pela entidade adjudicatária, de modo a aferir a sua conformidade. Por último, os conceitos e procedimentos frequentemente invocados neste relatório baseiam-se na documentação e pesquisa bibliográfica existente sobre os temas. Através da solidez destes elementos teóricos tornou-se possível recolher a informação e um conjunto de valores de referência conducentes à compreensão e resolução dos casos de estudo descritos.
- Análise da relação entre as características técnicas da estrada e acidentes rodoviáriosPublication . Pereira, Fernanda Ribeiro de AraújoNos dias de hoje, o acidente rodoviário é uma das maiores causas de mortalidade no mundo, exigindo uma determinada atenção. Portugal e o Brasil são países que possuem um elevado índice de acidentes nas rodovias devido a diversos fatores, como os fatores viários, os fatores veiculares, os fatores humanos e os fatores ambientais. O foco deste trabalho são os fatores viários, e de modo específico o projeto geométrico e a operação das rodovias. Apesar da existência de uma certa diferença entre as normas de traçado portuguesa e brasileira, verificadas ao longo da pesquisa realizada, não é isto que faz com que o índice de acidentes no Brasil seja maior do que o de Portugal. O principal problema das estradas brasileiras é o não seguir a norma e a saturação das rodovias. O volume de tráfego aumentou dez vezes mais que o crescimento da malha rodoviária do país, fazendo com que as rodovias trabalhem além de sua capacidade, aumentando a quantidade de acidentes.
- Análise de estabilidade e fundações de equipamentos de sinalização vertical rodoviáriaPublication . Dias, Jorge Miguel Nogueira; Domingues, Tiago Sarmento SabinoO presente projeto foi realizado no âmbito da unidade curricular Dissertação/Estágio/Projeto, e desenvolve um estudo sobre as estruturas porticadas de sinalização vertical em Autoestradas, ao nível da estrutura metálica e das fundações, com o objetivo de analisar três casos diferentes com características distintas. Dois dos casos em estudo são modelos comuns que se encontram facilmente nas autoestradas. O terceiro tem uma configuração diferente, mais gravoso que o habitual. Com estes três casos obtém-se um estudo completo e abrangente deste tipo de estrutura porticada. Ao longo do projeto é seguida a norma EC3 (Eurocódigo 3 – Projeto de estruturas de aço). Dimensionaram-se as estruturas utilizando secções tubulares, mas é também realizado o dimensionamento de uma solução estrutural alternativa recorrendo a perfis laminados I ou H. As estruturas foram modeladas com recurso ao software de cálculo Autodesk Robot Structural Analysis Professional, obtendo-se os esforços e deformações nos vários pontos da estrutura, que permitem realizar o dimensionamento manual das secções dos perfis estruturais, chumbadouros, chapas de fundação e fundações propriamente ditas. Na parte final do projeto apresenta-se uma apreciação global do mesmo, conclusões gerais sobre os resultados obtidos e possíveis desenvolvimentos futuros.
- Análise de Implementação de Software de Gestão de Tráfego na zona da AsprelaPublication . Teles, João Bandeira; Moreira, Maria da Fátima Guimarães Faria PortelaNo âmbito da unidade curricular Dissertação/Estágio/Projeto, desenvolveu-se o estudo da eficiência de sistema inteligente de controlo de tráfego. No caso concreto, o software utilizado designa-se por Smartguard, do fabricante SIEMENS. Este estudo foi desenvolvido no decorrer de um estágio na Câmara Municipal do Porto. Atualmente na cidade do Porto utiliza-se o sistema SIGA como sistema de controlo de tráfego. O sistema é auto-adaptativo à procura de tráfego, sendo gerido e comandado através dos softwares GERTRUDE e Smartguard, com 128 e 9 cruzamentos centralizados, respetivamente. A principal diferença entre ambos é que o software GERTRUDE necessita de ter hardware instalado e o Smartguard não. Para além disso, o software GERTRUDE permite a atualização em tempo real de cinco em cinco segundos e o Smartguard não possibilita esta atualização. Para a realização deste trabalho delimitou-se a área a ser estudada, formando esta um “anel” centralizado constituído por nove controladores de tráfego na zona da Asprela, efetuando-se a monitorização pré e pós implementação da solução. Para além da caraterização da zona, foi ainda necessário proceder ao dimensionamento de recursos humanos e meios para aplicar as várias técnicas da avaliação de um sistema deste tipo. A zona da Asprela e em particular a área delimitada foi escolhida devido à sua complexidade e especificidades, havendo necessidade de melhoria de circulação viária devido à grande afluência de trânsito que diariamente a afeta. De forma a medir a eficiência das alterações proporcionados por um sistema deste tipo foram tidas em conta duas situações distintas sendo feita a comparação entre ambas posteriormente. Inicialmente a eficiência foi medida tendo em conta a programação existente na área em estudo. Posteriormente, e já com as alterações implementadas, isto é, com o sistema Smartguard em funcionamento, repetiram-se as técnicas de medição já utilizadas na fase de prévia de caraterização do existente. Como se poderá ver mais à frente foram utilizados vários métodos para o cálculo do atraso, fazendo referência às metodologias de cada um deles e retirando as devidas conclusões acerca dos mesmos, como por exemplo quais são mais adequados à área em estudo e o número de recursos humanos necessários para a concretização de cada um dos métodos. Após a realização dos vários métodos que permitiram determinar o nível de serviço em cada grupo semafórico para cada uma das interseções estudadas, concluiu-se que em algumas vias o nível de serviço piora, enquanto que em outras melhora entre o após e o antes das alterações. Tal situação deve-se ao facto de a alteração nos ciclos dos grupos semafóricos aumentar as filas de espera em alguns ramos e criar mais congestionamento, em vez de o melhorar.
- Análise de Risco em Estações Elevatórias de Abastecimento de ÁguaPublication . Barreira, Tiago Caetano; Silva, António Francisco Soto Maior Pestana daO presente trabalho descreve e, na medida do possível, justifica, as atividades desenvolvidas pelo seu autor no decorrer do Estágio Curricular que efetuou na Águas do Douro e Paiva (AdDP). Todas estas atividades tiveram como objetivo contribuir para a implementação, na AdDP, da metodologia de Gestão de Ativos preconizada pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). Seguidamente serão enumeradas, e muito brevemente caracterizadas, as principais atividades efetuadas, todas elas relativas a Estações Elevatórias de Abastecimento de Água (EEAA): a. Criação de Fichas de Informação (fichas de cadastro e inventário), de acordo com as indicações do Guia APDA. b. Visitas de inspeção às vinte e cinco EEAA da AdDP. Estas inspeções foram efetuadas de acordo com o preconizado nas Fichas de Avaliação do Grupo Águas de Portugal, o que permitiu atribuir, a cada uma das EEAA, uma “nota de inspeção”. c. Análise de Risco de Falha de todas as EEAA da AdDP (entendendo-se por “falha” a não satisfação de critérios de qualidade exigidos aos serviços concessionados à AdDP).
- Análise de solução alternativa para o tabuleiro de um viaduto de betão pré-fabricadoPublication . Graça, Carla Rejane da Costa; Lello, Carlos de Almeida GouveiaEste relatório visa apresentar o estudo de uma solução alternativa para o viaduto do nó rodoviário da Unidade Operativa de Luanda, Angola. Atualmente o nó encontra-se no cruzamento da Avenida Deolinda Rodrigues, que vai dar a estrada nacional de Catete, e as ruas Soba Mandume,1º de Agosto e Senado da Câmara. O objetivo é melhorar a qualidade do tráfego nesse nó através da introdução de um viaduto na Avenida Deolinda Rodrigues. Essa necessidade surge no âmbito da construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Das diversas variantes existentes, foi adotado para o tabuleiro do viaduto um sistema estrutural de laje vigada, que descarrega num sistema de vigas travessas e pilares circulares. Os elementos são constituídos maioritariamente por betão armado e pré-esforçado. Inicialmente é feita a caraterização do local de implantação, analisando as condicionantes topográficas, rodoviárias, geológicas, hidrológicas e urbanas. Posteriormente é definida a implantação do novo viaduto e definida a sua geometria para uma correta caraterização do modelo de cálculo. Para o modelo de cálculo, recorreu-se ao programa AUTODESK ROBOT STRUCTURAL ANALISYS PROFESSIONAL, discretizando a estrutura através de um modelo de barras e painéis tridimensionais, de modo a efetuar uma análise global. Para tal, recorreu-se a normas e princípios de verificação da segurança de regulamentos europeus, nomeadamente Eurocódigos e também ao Regulamento de Segurança e Ações Para Estruturas de Edifícios e Pontes. Para a quantificação de ações foi utilizado o Regulamento Sul Africano “Code of Practice for the Design of Road Bridges and Culverts”. É feita uma descrição dos carregamentos e das combinações de ações consideradas durante a análise em Estado Limite Último e Estado Limite de Utilização, tendo em conta, também, o faseamento construtivo.
- Análise e proposta de corredor de prioridade ao transporte público em sinalização luminosa na cidade do PortoPublication . Vieira, Miguel das Neves Pereira; Moreira, Maria da Fátima Guimarães Faria PortelaA complexidade das redes rodoviárias articulada com a crescente necessidade de rentabilidade nos sistemas de transportes implica o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas. A simulação de tráfego é um exemplo dessas ferramentas, cujo objetivo é reproduzir com maior ou menor detalhe a interação entre os três intervenientes no sistema rodoviário: veículo, operador e infraestrutura, testando soluções e impactos antes de serem colocados em prática. O presente relatório de estágio desenvolve um estudo de prioridade ao transporte público (TP), numa via de acesso à cidade do Porto, com recurso à sinalização luminosa. A análise realizou-se com o auxílio de um programa de simulação de tráfego com base num modelo microscópico (VISSIM – PTV). Trata-se de um estudo de planeamento de um corredor de acesso ao centro da cidade que, pelas suas características peculiares, não permite a colocação de uma via exclusiva ao TP. Sendo este um corredor com bastante tráfego, propõe-se que a prioridade seja realizada através do controlo semafórico. Deste modo, pretende-se que o leitor adquira conhecimento acerca das metodologias que são utilizadas para um planeamento deste tipo, como também todo o desenrolar do processo, desde a modelação da rede com todas as suas características base, às alterações que esta possa sofrer quando a prioridade é implementada.
- Análise mecanicista comparativa de estruturas de pavimentos para uso em corredores de autocarrosPublication . Gregorio, Raphael Khoury; Jacob, Angelo Manuel GoncalvesOs congestionamentos se tornaram o grande problema de mobilidade nos grandes centros urbanos brasileiros. Afim de reduzi-los, os órgãos públicos cada vez mais investem no transporte público, em especial em corredores de autocarros e Bus Rapid Transit (BRT). Em corredores de autocarros e BRTs o pavimento está suscetível a grandes deformações acarretadas pela baixa velocidade e grande peso dos veículos. Assim são comumente empregados pavimentos rígidos em betão, que possuem grande resistência a deformações. Este trabalho teve como finalidade comparar mecanicamente as estruturas de um pavimento rígido com pavimentos semi-rígidos que adotam materiais ainda pouco empregados no Brasil, o Stone Mastic Asphalt (SMA) e misturas betuminosas de alto módulo de deformabilidade (MBAM), que possuem maior resistência a deformação permanente quando comparadas com misturas betuminosas comuns. Esta pesquisa foi baseada no projeto de implantação do sistema de transporte rápido de autocarros (BRT) na rodovia BR-101/PE, na cidade de Recife-PE na região nordeste do Brasil, objetivando a comparação do pavimento rígido adotado no projeto com pavimentos semi-rígidos dimensionados pelos métodos do DNER (1981) e Shell (1977) em que foram utilizadas misturas betuminosas tipo SMA para a camada de revestimento e de alto modulo de deformabilidade para a camada de base. As estruturas dos pavimentos foram simuladas através do software Elsym5. Com os dados das simulações foram calculados os números de repetições que cada estrutura suporta até o colapso dos materiais por fadiga. Os resultados demonstraram que o pavimento semi-rígido dimensionado pelo método do DNER (1981) sofreria fadiga em sua base antes que terminasse o período de vida útil do projeto. Já os pavimentos rígido e semi-rígido dimensionado pelo método Shell (1977) apresentaram desempenho satisfatório para as condições de projeto.
- Aperfeiçoamento dos Métodos Utilizados, para a Orçamentação e Planeamento de Obras RodoviáriasPublication . Silva, Emanuel Sousa; Jacob, ÂngeloEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de DIPRE (Dissertação/Projecto/Estágio) lecionada no Mestrado em Engenharia Civil – Infraestruturas, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio foi realizado na Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública, na Câmara Municipal do Porto. Neste relatório procurou-se descrever e caracterizar todos os tipos de pavimentos, desenvolver e estudar novas técnicas de orçamentação e planeamento, e ainda analisar vários casos para mostrar a validade do que se realizou. Este relatório inicia-se com uma primeira parte de âmbito teórico, em que se faz referência aos diferentes tipos de pavimentos, analisando-se o seu comportamento, execução, patologias e métodos de dimensionamento. Para além disso faz-se a interpretação do Decreto-Lei nº 163/2006 e das questões de mobilidade urbana. Para o estágio foram necessárias diversas ferramentas de trabalho, não só fornecidas pela Divisão Municipal de Obras e Iluminação Pública, mas também propostas e exploradas pelo aluno. Com estas ferramentas conseguiu-se desenvolver um novo método de orçamentação, estudando os Rendimentos dos operários para um maior rigor nas estimativas de custo efetuadas. As soluções que se apresentam para mostrar o trabalho desenvolvido foram escolhidas de acordo com a sua importância e abrangência para demonstrar tudo o que foi acompanhado e realizado durante o estágio. Começando pela Rua do Dr. Magalhães Lemos, que foi selecionada porque houve a oportunidade de acompanhar e fiscalizar uma obra que contempla a execução de dois pavimentos distintos, o pavimento flexível e o rígido, em Betão Armado Contínuo. Optou-se também por selecionar dois casos de melhoria da acessibilidade no centro da cidade, porque foram dois projetos desenvolvidos pelo aluno em que se conseguiu explorar as diferentes decisões que teve de se tomar. Por fim, apresenta-se o estudo do dimensionamento da Rua de Santo Ildefonso de acordo com as diretrizes da Câmara Municipal do Porto no percurso académico.