Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Análise e proposta de corredor de prioridade ao transporte público em sinalização luminosa na cidade do Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MiguelVieira_2017_MEC.pdf17.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A complexidade das redes rodoviárias articulada com a crescente necessidade de rentabilidade nos sistemas de transportes implica o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas. A simulação de tráfego é um exemplo dessas ferramentas, cujo objetivo é reproduzir com maior ou menor detalhe a interação entre os três intervenientes no sistema rodoviário: veículo, operador e infraestrutura, testando soluções e impactos antes de serem colocados em prática. O presente relatório de estágio desenvolve um estudo de prioridade ao transporte público (TP), numa via de acesso à cidade do Porto, com recurso à sinalização luminosa. A análise realizou-se com o auxílio de um programa de simulação de tráfego com base num modelo microscópico (VISSIM – PTV). Trata-se de um estudo de planeamento de um corredor de acesso ao centro da cidade que, pelas suas características peculiares, não permite a colocação de uma via exclusiva ao TP. Sendo este um corredor com bastante tráfego, propõe-se que a prioridade seja realizada através do controlo semafórico. Deste modo, pretende-se que o leitor adquira conhecimento acerca das metodologias que são utilizadas para um planeamento deste tipo, como também todo o desenrolar do processo, desde a modelação da rede com todas as suas características base, às alterações que esta possa sofrer quando a prioridade é implementada.
The complexity of road networks coupled with the increasing need for profitability in transport systems implies the use of increasingly sophisticated tools. The traffic simulation is an example of such a tool, whose objective is to reproduce in greater or lesser detail the interaction between the three stakeholders in the road system: vehicle, operator and infrastructure, testing solutions and impacts before they are put into practice. This traineeship report develops a study of priority to public transport (TP), on an access road to the city of Oporto, using light signaling. The analysis was carried out with the aid of a traffic simulation program based on a microscopic model (PTV-VISSIM). This is a planning study of an access corridor to the center of the city, in which, due to its peculiar characteristics, it does not allow the placement of an exclusive route for the TP. Being this a corridor with too much traffic it is proposed that the priority should be realized through traffic light control. In this way, the reader is expected to acquire knowledge about the methodologies that are used for such a planning, as well as the entire process, from the modelling of the network with all its base characteristics, to the changes that might occur when the priority is enforced.

Description

Keywords

Simulação de Tráfego VISSIM Transporte Público Traffic Simulation Public Transport

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License