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Análise e proposta de corredor de prioridade ao transporte público em sinalização luminosa na cidade do Porto

datacite.subject.fosInfraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Maria da Fátima Guimarães Faria Portela
dc.contributor.authorVieira, Miguel das Neves Pereira
dc.date.accessioned2018-10-23T11:30:13Z
dc.date.available2020-11-15T01:30:17Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA complexidade das redes rodoviárias articulada com a crescente necessidade de rentabilidade nos sistemas de transportes implica o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas. A simulação de tráfego é um exemplo dessas ferramentas, cujo objetivo é reproduzir com maior ou menor detalhe a interação entre os três intervenientes no sistema rodoviário: veículo, operador e infraestrutura, testando soluções e impactos antes de serem colocados em prática. O presente relatório de estágio desenvolve um estudo de prioridade ao transporte público (TP), numa via de acesso à cidade do Porto, com recurso à sinalização luminosa. A análise realizou-se com o auxílio de um programa de simulação de tráfego com base num modelo microscópico (VISSIM – PTV). Trata-se de um estudo de planeamento de um corredor de acesso ao centro da cidade que, pelas suas características peculiares, não permite a colocação de uma via exclusiva ao TP. Sendo este um corredor com bastante tráfego, propõe-se que a prioridade seja realizada através do controlo semafórico. Deste modo, pretende-se que o leitor adquira conhecimento acerca das metodologias que são utilizadas para um planeamento deste tipo, como também todo o desenrolar do processo, desde a modelação da rede com todas as suas características base, às alterações que esta possa sofrer quando a prioridade é implementada.pt_PT
dc.description.abstractThe complexity of road networks coupled with the increasing need for profitability in transport systems implies the use of increasingly sophisticated tools. The traffic simulation is an example of such a tool, whose objective is to reproduce in greater or lesser detail the interaction between the three stakeholders in the road system: vehicle, operator and infrastructure, testing solutions and impacts before they are put into practice. This traineeship report develops a study of priority to public transport (TP), on an access road to the city of Oporto, using light signaling. The analysis was carried out with the aid of a traffic simulation program based on a microscopic model (PTV-VISSIM). This is a planning study of an access corridor to the center of the city, in which, due to its peculiar characteristics, it does not allow the placement of an exclusive route for the TP. Being this a corridor with too much traffic it is proposed that the priority should be realized through traffic light control. In this way, the reader is expected to acquire knowledge about the methodologies that are used for such a planning, as well as the entire process, from the modelling of the network with all its base characteristics, to the changes that might occur when the priority is enforced.pt_PT
dc.identifier.tid201767899pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12078
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSimulação de Tráfegopt_PT
dc.subjectVISSIMpt_PT
dc.subjectTransporte Públicopt_PT
dc.subjectTraffic Simulationpt_PT
dc.subjectPublic Transportpt_PT
dc.titleAnálise e proposta de corredor de prioridade ao transporte público em sinalização luminosa na cidade do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

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