ESE - UTC - Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - UTC - Psicologia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 72
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na área metropolitana do PortoPublication . Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, SílviaO presente estudo constitui um primeiro contributo para o estudo da qualidade de estruturas pré-escolares, neste caso creches, da Área Metropolitana do Porto. Foram estudadas 30 salas de creche destinadas a crianças entre os 12 e os 36 meses, com base num instrumento que avalia a qualidade das creches nos seus aspectos estruturais e processuais. Os resultados revelam a existência de valores médios compatíveis com uma qualidade baixa, não se tendo verificado salas de creche com boa qualidade
- The home screening questionnaire: A validation studyPublication . Pessanha, Manuela; Bairrão, J.The study analysed the usefulness of the Home Screening Questionnaire (HSQ) as an alternative to the Home Observation and Mesurement of the Environment inventory (HOME). Both are measures of the home enviroment quality. Both measures significantly intercorrelated. It was conclued that the HSQ is an easy to administrate alternative to the HOME inventory
- Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dadosPublication . Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, SílviaEste trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
- Climatério feminino: Representações, qualidade de vida e sintomatologiaPublication . Serrão, CarlaA presente dissertação centra-se na fase desenvolvimental do climatério feminino. O climatério consiste na fase de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, no qual intervêm factores fisiológicos, psicológicos e sócio-culturais. A investigação centrou-se no estudo de duas fases climatéricas: a perimenopausa e a pós-menopausa. Objectivos do estudo: (a) validar o MENQOL e o MRQ para a população portuguesa; (b) caracterizar a amostra em termos das variáveis em estudo (representações sociais, qualidade de vida e sintomatologias física e psicológica), visto em Portugal não existirem estudos neste âmbito sobre mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas; (c) avaliar as diferenças entre as mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas, em termos de representações sociais, das qualidades de vida e da sintomatologia; (d) e, avaliar as possíveis associações entre as variáveis em estudo. Procurando-se, permanentemente, compreender o climatério a partir das vivências e representações que as mulheres constroem sobre esta etapa desenvolvimental. A amostra incluiu 200 sujeitos em fase perimenopáusica (n=85) e pós-menopáusica (n=115), com idades compreendidas entre os 41 e os 55 anos. As participantes foram avaliadas segundo as seguintes variáveis: sintomatologia, representações sociais e qualidade de vida. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: instrumento de avaliação da qualidade de vida (MENQOL); questionário de representações sociais da menopausa (MRQ); Inventário de Estado e Traço de Ansiedade (STAI); e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Resultados: nervosismo e ansiedade são as queixas que têm maior prevalência na amostra estudada; as pós-menopáusicas apresentam pior qualidade de vida sexual comparativamente com as perimenopáusicas, não se registando diferenças entre os grupos nos restantes domínios investigados; existência de uma correlação negativa entre representações sociais do climatério e a sintomatologia sexual; na globalidade, verifica-se que as mulheres climatéricas têm representações sociais positivas em relação a este processo desenvolvimental; nas pós-menopáusicas existe uma correlação negativa entre representações sociais positivas e a deterioração da qualidade de vida (em todos as áreas avaliadas); nas perimenopáusicas, somente se verifica a existência de correlações negativas entre representações sociais e sintomatologia vasomotora e psicossocial; a amostra apresenta baixos níveis de ansiedade (STAI) e depressão (BDI); e, a variável que melhor prevê as sintomatologias ansiosa, depressiva, psicossocial, sexual, física e vasomotora, são as representações sociais do climatério.
- Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadoPublication . Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, JoaquimA observação de actividades de jogo da criança em contextos naturais tem sido utilizada em numerosos estudos como medida do seu funcionamento cognitivo. Segundo Howes e Smith (1995), estes estudos baseiam-se na noção Piagetiana de que o desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado através da observação das actividades desenvolvidas pelas crianças durante as suas interacções com os objectos. De acordo com esta perspectiva, o comportamento das crianças assume níveis de complexidade cognitiva crescente através da sua participação em actividades de jogo e de aprendizagem. É esperado que crianças que passam maiores percentagens de tempo em actividades que são consideradas estimuladoras da criatividade e de pensamento divergente tenham maior probabilidade de demonstrar níveis elevados de actividade cognitiva.
- Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadoPublication . Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, JoaquimEste estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente nas salas de actividades de forma a determinar a percentagem de tempo que passavam em diferentes níveis e tipos de envolvimento. O seu nível de desenvolvimento foi avaliado através da aplicação de uma escala. As mães avaliaram dimensões do comportamento adaptativo das crianças através de um questionário preenchido com base numa entrevista. Os resultados revelaram que as crianças passavam mais tempo envolvidas nos níveis diferenciado e atenção focalizada e que o envolvimento social era mais frequente do que o envolvimento com objectos. Todas as medidas de desenvolvimento e de comportamento adaptativo, com excepção do quociente de desenvolvimento, revelaram uma associação positiva com o nível de envolvimento sofisticado e uma associação negativa com o não envolvimento. Estas variáveis de desenvolvimento e de comportamento adaptativo estavam positivamente relacionadas com o envolvimento com pares e negativamente relacionadas com o envolvimento com o adulto. São discutidas as implicações para a investigação bem como para a prática em educação precoce.
- Influence of structural features on Portuguese toddler child care qualityPublication . Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, JoaquimWhereas child care quality has been extensively studied in the U.S., there is much less information about the quality of child care in other countries.With one of the highest maternal employment rates in Europe, it is important to examine child care in Portugal. Thirty toddler classrooms in child care centers were observed. The purpose of this studywas to determine whether structural features account for overall toddler child care quality. Results showed younger and better-paid teachers provided better toddler child care quality. Space available per childwas not a statistically significant predictor of toddler child care quality.Overall quality results suggest some issues to be addressed by early education policy makers and indicate the need to promote quality in Portuguese toddler child care programs.
- (Re)pensar o climatério femininoPublication . Serrão, CarlaO artigo sintetiza alguns contributos teóricos no âmbito do climatério. Pretende-se explicitar alguns conceitos fundamentais relacionados com o processo climatérico. Serão também apresentados alguns modelos explicativos, mostrando-se como esta etapa do ciclo vital tem sido científica e socialmente construídos.
- Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das criançasPublication . Pessanha, ManuelaPortugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância
- Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaPublication . Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Barros, SílviaO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.