ESMAD - DAI - Pósteres, resumos em eventos científicos
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- (In)congruent scenes: eye movements and language productionPublication . Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Carvalho, Mário; Baptista, AdrianaIn this study we want to know how visual and semantic properties of scenes determine linguistic production. We prepared an experiment with two factors: scene type (photograph vs. drawing) and semantic consistency (congruent vs. incongruent), resulting in four experimental conditions. 24 pictures representing natural scenes were created, each one in the four conditions. 24 children (8 y/o), native speakers of European Portuguese, without visual or attentional deficits or language disorders, were given a picture viewing task, followed by 2 questions. Participants ’ eye-movements and linguistic production were recorded with an SMI IVIEW X HI-SPEED system and with a Logitech® Webcam Pro 9000. First fixation, fixation duration and gaze were taken from two AoI (heads and (in)congruent objet). Produced speech was computerized with TEITOK and measures of fluency and linguistic complexity were extracted. Preliminary results show a main effect of scene type on first fixation (p=0,010), and of scene congruency on gaze (p=0,006). Scene type and congruency also impact on fluency and on production of Nouns referring represented or inferred entities: 60% of words in response to photographs; 53% Nouns to incongruent photos. As expected, results show a relationship between visual scene properties and congruency, and visual behavior and produced speech.
- As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímiaPublication . Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, InêsO Léxico de uma língua é formado por unidades distintas de natureza e funcionamento específicos, e inclui as suas especificações gramaticais (Biderman, 2005). Nesta comunicação, centrar-nos-emos na análise de unidades simples lexicais mostrando que as suas relações, dentro do léxico, são frequentemente ambíguas (cf. Gao & Zheng, 2014). Neste sentido, refletiremos especificamente sobre as relações semânticas que têm sido consideradas relações de antonímia e sobre a forma como tais relações podem refletir e construir as representações individuais e coletivas do mundo (na esteira de Choupina, Baptista & Costa, 2013). Pela experiência de docentes de Português e formadores de educadores e professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, suportada em pesquisas científicas e pedagógicas na área da Linguística e da Didática da Língua Materna, percebemos que a abordagem que é feita ao estudo das unidades que compõem o Léxico do português e das relações semânticas (e morfológicas) que se estabelecem entre elas condiciona o desenvolvimento de competências linguísticas e de competências de cidadania. A publicação das Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012) e subsequente Programa e Metas (Buescu et al., 2015) fez sentir a necessidade de especificar o faseamento do ensino explícito dos conceitos de antónimos, merónimos e hiperónimos, quer pela importância que têm na consciência da estruturação da informação lexical, no que ao Léxico Mental diz respeito, quer pelo papel crucial que podem desempenhar no desenvolvimento de conceções do mundo e de comportamentos e/ ou pensamentos em cidadania. Nesta comunicação, faremos uma descrição crítica do conteúdo linguístico e apresentaremos a análise de alguns dados recolhidos em manuais e materiais pedagógicos relativos ao Ensino da antonímia, no âmbito do projeto de investigação Língua e Cidadania: das relações semânticas ao conhecimento do mundo, desenvolvido no cruzamento da Linguística, da Linguística Educacional e da Didática.
- Visual strategies for the representation of frontier concept and the production of false antithesesPublication . Baptista, AdrianaCurrently the concept of "frontier" is the subject of interdisciplinary studies ranging from political science to the sociology of art. As a result of several events in the various continents, the significant increase in the issue of immigration and its political control in the media and in political discourses has shown a direction opposite to that of the annulment of the concept of the frontier into which Europe had immersed itself.The images that accompany this reality are supported in a very significant way in the rhetorical use of visual antitheses both when they defend and when they contradict the concept of frontier. This contrast strategy uses, in a dichotomous way, chromatic, iconic, symbolic items and the division of graphic space to promote the idea of difference and separation between interior/exterior; invader/invaded; enter/exit; inside/outside; here/there. These strategies require literal comprehension activities built on the fallacious concept of dichotomy, promote the concept of insurmountable difference, and stimulate the development of poor and prejudiced thinking about the "migrant."This study analyzes several images (posters, leaflets, sites) circulating in the last three years that use the rhetoric strategy of visual antithesis to convey the idea of territory, frontier and transposition and contrasts them with others with more complex rhetorical strategies such as synchisis or visual allegory, capable of promoting inferential comprehension strategies and eliciting a more elaborate thought about "migrant" and "migration" reality.
- Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Choupina, Celda; Baptista, AdrianaA plataforma AEA (https://aindaestouaprender.com/) tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente junto dos alunos que nela revelam dificuldades durante os primeiros 4 anos da escolaridade obrigatória. Com a plataforma pretende-se disponibilizar, a professores, a outros profissionais e também a pais, um conjunto de materiais e de atividades de avaliação e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL). Na plataforma estão disponíveis três páginas: Saber mais, O que já sei e Vou aprender. A primeira inclui uma revisão teórica sobre as DAL, a segunda um conjunto de materiais de avaliação (consciência fonológica, identificação de letras, articulação de sílabas e constituintes silábicos, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura) e na terceira materiais visando a intervenção nas DAL (consciência fonológica, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura). O acesso à plataforma é livre, podendo ser efetuado a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. A plataforma foi construída quer para ser usada pelas crianças, com ou sem acompanhamento dos pais, quer sob a orientação do professor. Nesta comunicação apresenta-se o racional que sustentou a sua construção e as várias funcionalidades que a plataforma comporta.
- A promoção da literacia emergentePublication . Barrera, Sylvia; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Costa, LurdesA publicação, em 2016, de uma atualização das Orientações Curiculares para a Educação Pré-escolar(OCEPE), veio reafirmar a tendência não escolarizante e integradora deste nível educativo. A revisão efetuada fornece também contributos de bas e teórica para a operacionalização das diferentes áreas de conteúdo. À semelhança das OCEPE publicadas em 1997, é concedida total liberdade ao educador para as operacionalizar, tarefa que é complexa, nomeadamente na área da literacia emergente. Nesta comunicação – e tendo como base uma análise dos conceitos de pré-requisitos para aprender a ler e competências facilitadoras da aprendizagem da leitura serão inicialmente analisados alguns equívocos relativamente à promoção da literacia emergente na educação pré-escolar. De seguida, serão elencadas as principais conclusões da investigação que vem sendo produzida na área da literacia emergente. Finalmente, será apresentado um conjunto de propostas de trabalho, sustentadas na investigação, em que «ouvir», «falar», «ler» e «escrever» – pilares da literacia emergente – são abordados de forma integrada, lúdica e respeitando as características cognitivas das crianças de 5-6 anos. Estas propostas de trabalho foram por sua vez, sistematizadas em dois programas de intervenção de raíz comum, destinados, respetivamente, a crianças portuguesas (FALAR, LER E ESCREVER. Propostas Integradoras para Jardim de Infância) e brasileiras (DECOLE: Desenvolvendo competências de letramento emergente. Propostas integradoras para a Pré-escola)
- Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglêsPublication . Choupina, Celda; Baptista, AdrianaCompreender a relevância dos conhecimentos psicolinguísticos, linguísticos e metalinguísticos sobre o Português e o Inglês no desenho de estratégias didáticas e na predição e análise das dificuldades do aluno de 1.º ciclo do Ensino Básico foi o objetivo estruturante de duas disciplinas – Linguagem e Cognição e Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas - lecionadas no Complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 330. Este complemento teve apenas duas edições, tendo dado lugar ao Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Baptista, & Choupina, 2016). Neste Mestrado, aquelas duas disciplinas fundiram-se numa só, intitulada Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos. No âmbito da Psicolinguística, pretendeu-se fornecer informações relevantes na compreensão do modo como ocorre o processamento neurofisiológico da linguagem e de quais as suas consequências para a aquisição de línguas e a organização cognitiva. No âmbito da Linguística Comparada, os conhecimentos científicos, as competências de análise linguística e o uso da linguagem cientificamente rigorosa foram componentes essenciais do processo formativo (Choupina, & Baptista, 2016). Quer nas edições dos Complementos, quer no Mestrado a avaliação dos estudantes foi realizada por meio de uma metodologia de trabalho por projeto, sendo elaborado um trabalho cujo objetivo principal foi o de articular os saberes de ambas as áreas, capitalizados no desenho de propostas didáticas. Nesta comunicação, daremos conta da metodologia utilizada, dos vários temas dos trabalhos realizados, bem como das conceções dos professores/estudantes envolvidos quanto à relevância da articulação interdisciplinar dos saberes.
- O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinemaPublication . Oliveira, Ana Luísa Pinto Correia de; Baptista, Adriana; Conceição, Marco; Nunes, Pedro SenaNas pesquisas efetuadas para a realização de um documentário sobre ensino doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso para uma realidade educativa, conferindo-lhe uma voz destacada das Outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983, p. 19) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez semelhante a esse padrão intangível, (...), formado pela interação única de todos os códigos de um filme (...)” e dado que “A voz de um documentário é o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados.” (cf. Nichols: 2001, p. 43), defende-se que parte dessa identidade se organiza através de estratégias de realização/edição, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, na deixis fílmica, o sujeito. A captação de imagem e som, em contextos educativos, e posterior edição, coloca múltiplos desafios éticos e técnicos (e.g. escolha de planos visuais e sonoros) (cf. Dancynger, 2011), destinados a salientar as características particulares de um dado sujeito, recortando-o de um coletivo infantil (a turma, os alunos, os irmãos), organizado, normalmente, por confronto com um personagem individual, o professor. Esta oposição, exige estratégias de realização/edição (seleção de falas, formas de tomar e conferir a palavra, gestão de tempos de elocução, pontos de vista visual e pontos de audição, controlo dos ruídos e dos silêncios, etc.) (cf. Sonnenschein, 2001) que se refletirão na construção eficaz da voz individual. Tomar-se-ão, por isso, para reflexão e análise, as estratégias visuais e sonoras, utilizados para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva das personagens em contextos educativos, nos filmes O Quadro Negro (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017).
- Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validadePublication . Rodrigues, Bruna; Viana, Fernanda; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Cosme, Maria do Céu; Freitas, Tânia; Ribeiro, IolandaA fluência de leitura, definida como a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, é uma competência-chave de leitura, sendo consensualmente reconhecido a sua importância na compreensão da leitura. Em Portugal, a prova existente para avaliar esta competência recorre à leitura de um texto durante três minutos, sendo avaliado o número de palavras corretamente lidas por minuto. O mesmo texto é usado para alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico, observando-se efeitos de teto a partir do 4º ano de escolaridade, o que limita a possibilidade de usar estas provas, seja com objetivos de diagnóstico, seja com objetivo de monitorização ou de investigação. A construção do Teste de Avaliação de Fluência 5-6 (TAF 5-6) procura colmatar aquela limitação. Nesta comunicação, apresentam-se dados preliminares da versão destinada a alunos do 5º e do 6º ano de escolaridade. Especificamente pretende-se obter evidências de validade e determinar em que medida a mesma permite identificar alunos em risco na leitura. Participaram no estudo 94 alunos do 5º ano (54.3% rapazes) e 88 do 6º ano (48.9% rapazes). Os resultados do teste t para amostras independentes mostrou que há diferenças estatisticamente significativas entre os alunos dos dois anos de escolaridade. Os resultados da análise de regressão logística indicam que a fluência de leitura foi um preditor significativo da compreensão da leitura em ambos os anos. Por último, os resultados das análises das curvas ROC sugerem que a prova de fluência de leitura identifica, com precisão, alunos em risco na compreensão da leitura.
- A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-upPublication . Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José Alberto; Morais, AntónioNo âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, contextos e objetivos de diversas técnicas de realização/edição na construção da personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. Equacionados parâmetros como o cenário, a perspetiva, o ponto de vista visual e sonoro, entendeu-se a perspetiva como uma das formas mais produtivas de construir uma relação de afeto (Deleuze, 2007) entre o adulto-espectador e a criança-personagem, e uma voz para a personagem. Sendo o close-up um plano de intimidade e expressão, torna-se muito importante para a experiência afetiva do espectador, permitindo o acesso a micro expressões faciais (cf. Ekmann, 2003), mas também favorecendo a ‘identificação emocional’ entre espectador e personagem: “If we look at and understand each other’s faces and gestures, we not only understand, we also learn to feel each other’s emotions” (Balazs apud Plantinga, 1996, p.243).). O adulto que assiste através do ponto de vista da criança, dada a posição da câmara, desloca-se mentalmente até à sua própria infância (cf. Adult-child seer”, Martin-Jones, 2001) e a perceção do processo de aprendizagem, através do close-up sobre a criança, (cf. Être et Avoir, Philibert, 2003) torna-se um processo de decifração de informações subtis. Entende-se esta ‘identificação emocional’ como um meio possível (longe da intenção paternalista), de colocar o adulto no lugar da criança, sem, todavia, lhe retirar a consciência desse efeito. Enquanto exercício propedêutico capaz de estruturar futuras opções de realização, far-se-á a descrição e a análise do método de close-up, utilizado no documentário Être et Avoir, e da sua relevância na construção da relação afetiva entre o personagem e o espectador.
- O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhosPublication . Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, AdrianaA realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz LeGoff (1990), define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha"”. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em fotografias e elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. Vilas Boas (2006) diz que os biógrafos operam “com os três tipos de exercícios intelectuais (...): reflexão, imaginação, organização (organizar o saber, ou seja, transformar a informação em conhecimento)”. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols, 1991). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos corelacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica desses testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.