Browsing by Author "VEIGA, SOFIA"
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- Educação, mediação e relação de ajuda – competências a desenvolver pelos/as profissionais para potenciar a literacia em saúde de pessoas idosasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIAO papel dos profissionais de saúde na promoção ou limitação da alfabetização em saúde tem sido lentamente explorado (Nielsen- Bohlman, Panzer, & Kindig, 2004). Os estudos, em geral, permitem perceber que o problema da literacia em saúde da população em geral, e das pessoas idosas em particular, só será minorado se a necessidade de ambos - população e profissionais - for avaliada de forma interdependente. Neste sentido torna-se importante perceber de que forma os profissionais entendem o seu papel, as suas competências e as suas responsabilidades nesta matéria para, em sequência, se potenciar a alfabetização em saúde (Serrão et al., 2015).
- O educador social em contexto escolar: A experiência de um projetoPublication . VEIGA, SOFIA
- O ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadasPublication . VEIGA, SOFIA; Lopes, Helena; Castanheira Pais, SofiaO Ensino Superior (ES) vivenciou nas últimas décadas mudanças profundas e marcantes. Assistiu-se a um incremento da procura deste nível de ensino e, consequentemente, à sua massificação e democratização, assim como a um movimento de diversificação e aumento da oferta formativa (e.g., Almeida et al., 2012; Cerdeira & Cabrito, 2018). Os públicos-alvo que passaram a frequentar o ES, agora mais diversos e alargados, começaram a evidenciar uma atitude mais proativa e dinâmica, fruto do desenvolvimento de uma nova sociedade (do conhecimento, laboral. …), cada vez mais informada, exigente, complexa e globalizada (Zabalza, 2002). Esta nova realidade impôs a abertura deste nível de ensino (Pascueiro, 2009) e a emergência de novas políticas que visavam a diminuição das barreiras de acesso ao mesmo. O ES deixou, então, de ser um local de exclusiva prática de um ensino de elites, abandonando progressivamente o seu lugar “privilegiado e fechado” (Zabalza, 2002, p. 21), “expresso na forma de ensino magistral, com reduzidas preocupações pedagógicas” (Machado dos Santos, 2000, p. 69). Gradualmente, passou a assumir um lugar central na dinâmica da sociedade, transformando-se em “mais um recurso de desenvolvimento social e económico dos países” (Zabalza, 2002, p. 25).
- Health literacy of a sample of Portuguese elderlyPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIAThis article presents the results of a study developed within the scope of the Project Health Literacy: a challenge in and for the elderly, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation. It tried to evaluate the metric qualities of the Newest Vital Sign Test (NVS, Copyright © Pfizer Inc.) applied to elderly; evaluate the degree of health literacy of a sample of elderly Portuguese people; get to know the association between the degree of health literacy and some sociodemographic features, the general health state, and quality of life. It was conducted a quantitative study with 433 adults over 65 years of age, mostly female, and with heterogeneous levels of education. The instrument used was a battery of tests in order to assess the degree of health literacy (Newest Vital Sign), and the quality of life (WHOQOL). The NVS proved to be a reliable and sensitive to changes due to various demographic characteristics instrument. The results indicate that the majority of the participants (80%) showed a level of low health literacy, meaning that only 20% of respondents will be able to interpret and use effectively information related with health. Gender, educational attainment, age and marital status, as well as the perception of the elderly on their general health state and quality of life, proved to be variables that affect significantly the level of health literacy of participants. These results point to the urgent need to enhance health literacy in the elderly population, in general, and among the most vulnerable groups, in particular.
- Literacia em Saúde: Resultados obtidos a partir de uma amostra de pessoas idosas portuguesasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIA; Vieira, IsabelCONTEXTO: O presente estudo insere-se no Projeto Literacia em Saúde: um desa!o na e para a terceira idade, !nanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. OBJECTIVO(S): Tem como intuito avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas, bem como conhecer a associação entre o grau de literacia em saúde e algumas características sociodemográ!cas dos participantes. METOLODOGIA: Para tal foi realizada uma pesquisa de carácter quantitativo junto de 433 adultos com mais de 65 anos de idade, utilizando-se como instrumento o Newest Vital Sign (NVS). RESULTADOS: Os resultados indicam que a grande maioria dos sujeitos participantes (80%) evidenciou um nível de literacia em saúde baixo, o que signi!ca que apenas 20% dos inquiridos serão capazes de interpretar e usar a informação escrita relacionada com a saúde de forma e!caz. O sexo, as habilitações literárias, a idade e o estado civil revelaram-se variáveis que afetam signi!cativamente o grau de literacia em saúde dos participantes. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos apontam para a necessidade urgente de se potenciar a literacia em saúde na população idosa, em geral, e junto dos grupos de maior vulnerabilidade, em particular.
- Literacia em saúde: um desafio na e para a terceira idade - Manual de Boas PráticasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIA; Vieira, Isabel; Almeida, Vera; Marques, AntónioEste Manual inclui um primeiro capítulo, onde é explorado e aprofundado o conceito de literacia em saúde e onde se espelham os benefícios e prejuízos associados à (in)adequada literacia em saúde. Há, como seria de esperar, uma atenção centrada na velhice, fase do ciclo de vida que tanta atenção exige, dadas as múltiplas situações de vulnerabilidade que necessitam de ser cuidadosamente suportadas e sistematicamente analisadas, atendendo à sua elevada complexidade. O segundo capítulo apresenta os estudos desenvolvidos: um relativo a uma amostra de 433 pessoas idosas, onde fica patente o preocupante nível de literacia em saúde deste grupo específico, e outro relativo às representações e práticas de profissionais no âmbito da literacia em saúde. Neste último estudo, são levantadas recomendações e inventariadas boas práticas, que permitiram consolidar orientações que se pretende que sejam inspiradoras para quem cuida de pessoas idosas. No último capítulo, e à luz da literatura e dos resultados obtidos nos estudos levados a cabo, são apresentados três eixos prioritários, tendo como plataforma o modelo deliberativo de intervenção.
- Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigoPublication . Ferreira, Marta; VEIGA, SOFIAA (co) construção de/o conhecimento da e sobre a realidade nasce da “tarefa” prioritária, imprescindível e potencial de estar no terreno. Num contexto de desenho e desenvolvimento de projetos de e em Educação Social, o investigador não só presencia, como vivencia a interação com as pessoas, numa postura de permanente atenção, escuta ativa e aceitação. O reconhecimento e a valorização do Outro na sua autenticidade abrem portas a um trabalho que se forma e fortalece na relação entre educador e educando. Assente nesta convicção, o artigo em apreço apresenta o projeto “Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em Educação Social com pessoas sem-abrigo”, desenvolvido na Casa da Amizade do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. Posicionado metodologicamente na Investigação- Ação Participativa, o trabalho interventivo envolveu e deu voz a múltiplos atores sociais, nomeadamente profissionais, pessoas sem-abrigo e pessoas da comunidade. O recurso a várias técnicas acompanhou todo o processo de análise da realidade e desenvolvimento do projeto, permitindo a reunião de múltiplas informações percecionais e experienciais de todos os participantes, bem como o cruzamento das mesmas com contributos teóricos sustentáveis. Desta recolha e confronto de conhecimento, resultou o levantamento de problemas e necessidades, a par da identificação de potencialidades, constrangimentos e recursos, cruciais à planificação partilhada e à construção coletiva do projeto de e em Educação Social. Este, almejando responder às necessidades priorizadas, teve como finalidade Potenciar a autonomia e empoderamento, bem como o bem-estar pessoal e social dos sujeitos, e integrou duas Ações, De mãos dadas com a mudança e Bastidores da Amizade, desenvolvidas com dois grupos distintos, profissionais e pessoas sem-abrigo, norteados por um conjunto de objetivos gerais e específicos. Para uma avaliação que se pretendeu contínua, contextualizada e participada, isto é, transversal a todo o trabalho co construído, foi eleito o modelo de avaliação CIPP, de Stufflebeam e Shinkfield (1995). Assente nos pressupostos da Educação Social, as conclusões deste trabalho de investigação-ação apontam para a capacidade dos participantes refletirem e agirem no sentido da sua autonomização e empoderamento, tornando-se, simultaneamente, atores da realidade social e autores da sua própria vida e história.
- O papel do Educador Social nos Centros de Novas OportunidadesPublication . VEIGA, SOFIA
- Pedagogia / educação Social: teorias práticas: espaços de investigação, formação e açãoPublication . Delgado, Paulo; Barros, Sílvia; Serrão, Carla; VEIGA, SOFIA; Martins, Teresa; Guedes, António; Diogo, Fernando; Araújo, Maria JoséEstamos viviendo una época de emergencia de la pedagogía social. Después de una trayectoria muy irregular de más de siglo y medio de existencia, parece que nuestra disciplina y nuestro campo de trabajo está viviendo un renacimiento y un reconocimiento en muy diversas partes del mundo. Sin duda no es una causa menor el hecho de que se haya introducido en el ámbito anglosajón que, como es sabido, domina buena parte de los circuitos mundiales de distribución de la producción académica en lengua inglesa. La extensión de la pedagogía social a Norteamérica y a algunas zonas de Asia puede, quizás, explicarse por este efecto. Pero este hecho no explica por sí solo esta emergencia, dado que también se está extendiendo por Latinoamérica donde las lenguas mayoritarias son el español y el portugués. Creo que su actualidad obedece más a características propias de la pedagogía social en tanto que acción teórico-práctica compleja. Me parece que es precisamente este atributo de complejidad el que le otorga una tan gran capacidad y versatilidad de respuesta ante las situaciones y problemáticas socioculturales actuales.
- O perfil do Educador SocialPublication . VEIGA, SOFIA