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- Intervenção sistémica em famílias multidesafiadas: Revisão sistemática da literaturaPublication . Serrão, Carla; Borges, Ana; Santos, Ana; Monteiro, FilipaAs famílias multidesafiadas encontram-se expostas a diversos e concorrentes fatores de risco que, de certa forma, bloquearam o processo desenvolvimental do sistema familiar (Alarcão, 2000). É neste sentido que se perspetiva que toda a intervenção deve ter por base uma abordagem sistémica, com vista ao reforço das potencialidades e à estimulação dos recursos do próprio sistema e dos seus fatores de proteção. A identificação e valorização dos fatores positivos do sistema, ainda que o mesmo esteja submerso na obscuridade dos diversos desafios, permite o avanço para uma intervenção orientada para um olhar mais benigno sobre as famílias e assente na participação e corresponsabilização, bem como no comprometimento dos indivíduos (Almeida, Ferreira, Souza, & Serrão, 2016). A tónica deverá centrar-se em auxiliar o sistema a resolver as suas crises (normativas/não normativas), pelo incitamento dos processos de resiliência, contornando a vulnerabilidade e a tendência para a reprodução de situações de risco. O envolvimento e a participação ativos dos diferentes elementos do sistema familiar são os ingredientes fulcrais na intervenção sociofamiliar de abordagem sistémica (Serrão, 2016).
- Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, IvoneA adaptação ao Ensino Superior envolve um conjunto lato de mudanças e o confronto com tarefas múltiplas de índole psicossocial, académico e institucional (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000) e, por isso, considerado como um processo vulnerável à ansiedade e ao stresse (e.g., Assadi, Nakhaei, Najafi, & Fazel, 2007). Exige a mobilização de um conjunto de recursos pessoais, sociais e instrumentais (Clare, 1995, como citado por Santos, 2011), que se vê influenciado pelas perceções dos sujeitos relativamente ao grau de stresse que este processo despoleta (Pritchard & Wilson, 2003).
- Does attachment predict psychotherapists' mentalization with real patients?Publication . Barreto, João Francisco; Saraiva, Luísa; Matos, Paula MenaElaboration of countertransference experience (ECE): implicit and explicit psychological work to which therapists submit experiences with patients (Barreto & Matos, 2016) • Mentalizing process of a particular kind (therapists’ self-oriented mentalizing) through which therapists’ experiences acquire and increase in mental quality (ibd.) • Research addressing psychotherapists’ mentalization is extremely scarce, and very few studies within this field involved real patients as participants • Preliminary findings suggest that therapist mentalization processes benefit therapeutic work (Cologon et al., 2017; Rizq & Target, 2010; Reading, 2013) • Despite established association between the constructs, no studies to our knowledge have yet investigated the impact of attachment on therapist mentalizing processes • Evidence that patients’ attachment dimensions affect therapeutic process (e.g., Diener & Monroe, 2012) • Mixed results concerning the impact of therapist attachment and therapistpatient attachment match on therapy (e.g., Degnan et al., 2016) • Therapist attachment dimensions may impact psychotherapy in interaction with patients variables (Bucci et al., 2015; Schauenburg et al., 2010) • Relational similarity may benefit initial alliance, but dissimilarity may disconfirm transference expectations and facilitate transforming experiences (Bernier & Dozier, 2002; Mallinckrodt et al., 2009)
- Avaliação de conhecimentos, empoderamento e qualidade de vida em pessoas com diabetes tipo 2Publication . Santos, Helena Isabel Melo dos; Morais, Carminda SoaresA Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica com uma prevalência cada vez mais significativa, elevado consumo de cuidados de saúde, com graves complicações e custos financeiros diretos e indiretos muito elevados. Associado a este facto, a eficiência conquistada ao nível do tratamento da doença aguda pelos Sistemas de Saúde na última década não se verifica no tratamento de doenças crónicas como esta, o que demonstra a necessidade da implementação de intervenções efetivas ao nível da capacitação e empoderamento do utente. Neste sentido, este estudo de natureza exploratória, descritivo-correlacional, tem como objetivo geral contribuir para uma melhor adequação da ação de combate e prevenção da diabetes bem como a redução dos custos inerentes, a partir da evidência produzida através do estudo da relação entre os conhecimentos da pessoa diabética sobre a sua patologia, a sua capacidade de controlo e qualidade de vida em saúde. Para este efeito, aplicou-se a uma amostra de 377 pessoas com diabetes tipo 2, acompanhadas na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e a versão portuguesa do Diabetes Knowledge Test (DKT), Diabetes Empowerment Scale (DES-SF) e EuroQol-5Dimensions-5Levels (EQ-5D-5L). Os resultados demonstram em termos sociodemográficos o predomínio do sexo masculino (54%), com ensino básico (56%), elevado suporte social e idade média de 64,5 ± 11,3 anos. Do ponto de vista clínico, os participantes apresentaram valores médios ± dp de Hemoglobina Glicada (HbA1c) e IMC de 8,2±1,5 e 29,44±8,03 respetivamente. A maioria dos participantes apresenta também HTA (57,8%) e complicações da DM (57,4%). No que se refere ao empoderamento, conhecimentos e qualidade de vida obtiveram-se os índices médios ± dp de 3,75±1,16 (DES-SF), 60,10±17,49 (DKT) e de 0,80±0,22 (EQ-5D-5L). Verificamos uma correlação positiva entre os três constructos em estudo. Constataram-se diferenças estatisticamente significativas entre o empoderamento (DES-SF) e a qualidade de vida (EQ-5D-5L) e a HbA1c (t=5,86, p<0,001) e (t=2,33, p<0,05) respetivamente e entre os mesmos constructos e a prática de exercício físico respetivamente de (t=-4,82, p<0,001) e (t=-5,85, p<0,001). Foram ainda encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os conhecimentos (DKT) e a idade (t=3,99, p<0,001) e as habilitações literárias (t=-6,75, p<0,001). As conclusões encontradas sugerem a necessidade de desenvolver estratégias mais eficientes de capacitação da pessoa diabética tipo 2 para o autocuidado diário que esta patologia implica, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e retardamento de complicações.
- Educação, mediação e relação de ajuda – competências a desenvolver pelos/as profissionais para potenciar a literacia em saúde de pessoas idosasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIAO papel dos profissionais de saúde na promoção ou limitação da alfabetização em saúde tem sido lentamente explorado (Nielsen- Bohlman, Panzer, & Kindig, 2004). Os estudos, em geral, permitem perceber que o problema da literacia em saúde da população em geral, e das pessoas idosas em particular, só será minorado se a necessidade de ambos - população e profissionais - for avaliada de forma interdependente. Neste sentido torna-se importante perceber de que forma os profissionais entendem o seu papel, as suas competências e as suas responsabilidades nesta matéria para, em sequência, se potenciar a alfabetização em saúde (Serrão et al., 2015).
- Contribuição do Projeto VISIR+ no Ensino Experimental em EngenhariaPublication . Lima, Natércia; Viegas, Clara; Alves, Gustavo R.Um engenheiro é um profissional com formação técnico-científica adequada que o habilita a dar resposta a problemas e necessidades da sociedade. Nesta formação, a componente experimental não pode ser descurada e nas últimas décadas a utilização de recursos online (laboratórios remotos e simulações) tem-se generalizado, como complemento ou alternativa, aumentando a possibilidade dos alunos fazerem mais experiências, promovendo o desenvolvimento de competências experimentais e/ou competências de ordem superior, a motivação e empenho dos estudantes. Um dos laboratórios remotos mais usadas na área de Educação em Engenharia, na área dos circuitos elétricos e electrónicos, é o VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), criado e desenvolvido no Blekinge Institute of Technology (BTH), Suécia, e atualmente instalado em várias Instituições de Ensino Superior de vários países Europeus, Índia, Brasil e em processo de instalação na Argentina.
- Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- AngolaPublication . Lutete, Nsiku; Rodrigues, Matilde; Nunes, MafaldaA par do aumento populacional e das transformações nas sociedades atuais crescem os problemas ambientais, um pouco por todo o mundo, e nos países em desenvolvimento em específico. Em Angola, esta problemática é particularmente evidente. Este país dispõe de taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, situação que tem sido associada a impactos negativos no ambiente. É neste contexto que caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais em angola apresenta particular relevância, no sentido de permitir delinear estratégias eficazes para a preservação do ambiente e doa recursos naturais. O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais dos estudantes universitários da Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte, em Angola. Foram considerados neste estudo 193 estudantes de diferentes cursos, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade (M=25,65; DP=6,78). Para a caracterização das atitudes e os comportamentos ambientais foi utilizado um questionário. Este foi constituído por 4 partes: questões sociodemográficas; 40 itens para a caracterização das atitudes e preocupações ambientais, retiradas da escala Environmental Attitude Inventory (EAI); 13 itens relativos a comportamentos ambientais e, 10 itens de avaliação das ameaças percecionadas relativamente a fatores de risco ambientais. Os principais resultados mostraram que as atitudes e preocupações ambientais dos estudantes são influenciadas pela idade e pelo curso frequentado. Os estudantes apresentaram comportamentos pro-ambientais insuficientes, influenciados pelo curso frequentado e o nível de preocupação ambiental. As ameaças ambientais percecionadas pelos estudantes estão mais associadas à água e ao ar, mostrando-se influenciadas pelo curso e classe média dos estudantes. Foram ainda encontradas correlações positivas significativas entre a perceção de ameaça percebida e os comportamentos ambientais. Estes resultados sugerem a necessidade de se promover uma educação ambiental no seio dos estudantes angolanos, que permita potenciar uma maior consciência ambiental e responsável que tenha impacto ao nível das suas atitudes e comportamentos.
- Atividade física materna durante a gravidez e o comportamento dos ajustes posturais antecipatórios da criançaPublication . Teixeira, Helena Augusta Ribeiro; Silva, Cláudia; Montes, António; Santos, Paula ClaraIntrodução: A prática de atividade física (AF) durante a gravidez está associada a diversos efeitos positivos quer para a mãe, quer para o feto. Uma vez que o ambiente intrauterino é propício ao input sensorial, pensa-se que os diferentes estímulos provenientes da prática de atividade influenciam positivamente o controlo postural (CP) da criança a longo prazo. Objectivo(s): Avaliar a influência que o cumprimento das recomendações para a prática da AF durante a gravidez tem no CP das crianças com desenvolvimento motor típico, dos 3 aos 5 anos, especificamente, na sequência e timing de variação da atividade dos músculos Reto Abdominal, Eretor da Espinha, Reto Femoral, Bicípite Femoral, Tibial Anterior e Solear, bilateralmente, durante a realização do gesto de alcance em pé, de um alvo colocado a 90% do comprimento funcional do membro superior (MS). Métodos: Estudo observacional analítico longitudinal, constituído por uma amostra de 8 crianças, entre os 3-5 anos, subdivididas em dois grupos: grupo 1, cujas mães cumpriram as recomendações para a prática da AF segundo o American College of Sports Medicine (ACSM); grupo 2, cujas mães não cumpriram as recomendações. Recorreu-se à eletromiografia de superfície para registo da atividade muscular. Utilizou-se a estatística descritiva para caracterização da amostra e análise dos resultados. Resultados: Observaram-se diferentes sequências de variação da atividade muscular em ambos os grupos. Verificou-se uma tendência para uma variação da atividade mais precoce nos músculos ipsilaterais ao movimento, comparativamente aos músculos contralaterais. A ocorrência de ajustes posturais foi, maioritariamente, no período dos ajustes posturais antecipatórios precoces (EPAs), sendo que os timings de variação muscular foram mais próximos do início de movimento no grupo cujas mães cumpriram as recomendações para a prática de AF segundo o ACSM. Conclusão: A grande variabilidade apresentada, bem como a imaturidade do sistema nervoso central não permitiu afirmar que a prática de AF durante a gravidez influência positivamente o CP da criança.
- Educação de Adiltos em Portugal: realidades e desafiosPublication . Rothes, LuísBalanço e prospetiva do campo da educação de adultos em Portugal, 30 anos após a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE).
- Atividade física materna durante a gravidez e o comportamento postural da criançaPublication . Pimentel, Raquel Teixeira; Silva, Cláudia; Montes, António; Santos, Paula ClaraIntrodução: A prática de actividade física (AF) durante a gestação traz inúmeros benefícios na saúde da grávida, do feto e posteriormente do recém-nascido. Relativamente aos outcomes a longo prazo são escassos os estudos, observando-se possíveis associações com o aumento da capacidade de aprendizagem e desenvolvimento psicomotor. Os estímulos associados à AF podem influenciar positivamente o neurodesenvolvimento do feto e por conseguinte o controlo postural (CP) e respectivos ajustes posturais. Objetivo(s): Avaliar a influência que o cumprimento das recomendações para a AF durante a gravidez tem no CP das crianças com desenvolvimento motor típico dos 3-5 anos. Especificamente, avaliar através da análise detalhada do centro de pressão (COP), o comportamento postural associado ao gesto funcional de alcance, de um alvo colocado a uma distância correspondente a 90% e a 120% do comprimento funcional do membro superior (MS), na posição de pé. Métodos: Estudo observacional analítico, com uma amostra de 7 crianças, com 3/5 anos, desenvolvimento sensório-motor típico, cujas as mães pertenceram à amostra do estudo “Padrões de atividade física ao longo da gravidez sua influência na lombalgia e nos outcomes do recémnascido”. As crianças foram divididas em dois grupos: crianças cujas as mães cumpriram as recomendações do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), para a prática de actividade física (AF) (grupo 1) e, crianças cujas as mães não cumpriram as recomendações durante a gestação (grupo 2). Recorreuse à plataforma de forças para a análise do deslocamento do COP, definindo-se 3 momentos de análise: ajustes posturais antecipatórios precoces (EPAs) dos -450ms até aos -200ms antes do início do movimento (t0); ajustes posturais antecipatórios 1 (APA1) com início aos -200ms até aos -50ms e desde este momento até aos 100ms após t0, os ajustes posturais antecipatórios 2 (APA2). A determinação do momento t0 foi feita através de um acelerómetro. Recorreu-se à estatística descritiva para caracterização da amostra e análise dos resultados. Resultados: Ambos os grupos apresentaram maior amplitude de deslocamento do COP no momento correspondente aos EPAs. Observaram-se amplitudes de deslocamento superiores na direção médio-lateral (ML), comparativamente à direção ântero-posterior (AP), mais evidente no grupo em que as mães não cumpriram as recomendações referentes à prática de actividade física. Conclusão: As crianças em estudo apresentaram variabilidade nas estratégias de CP, não sendo possível inferir se o cumprimento das recomendações para a AF durante a gravidez influência o desenvolvimento das mesmas. Contudo no grupo 2 tendencialmente foi mais evidente este reflexo da imaturidade do sistema nervoso central.