Browsing by Issue Date, starting with "2017-07"
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, IvoneA adaptação ao Ensino Superior envolve um conjunto lato de mudanças e o confronto com tarefas múltiplas de índole psicossocial, académico e institucional (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000) e, por isso, considerado como um processo vulnerável à ansiedade e ao stresse (e.g., Assadi, Nakhaei, Najafi, & Fazel, 2007). Exige a mobilização de um conjunto de recursos pessoais, sociais e instrumentais (Clare, 1995, como citado por Santos, 2011), que se vê influenciado pelas perceções dos sujeitos relativamente ao grau de stresse que este processo despoleta (Pritchard & Wilson, 2003).
- Does attachment predict psychotherapists' mentalization with real patients?Publication . Barreto, João Francisco; Saraiva, Luísa; Matos, Paula MenaElaboration of countertransference experience (ECE): implicit and explicit psychological work to which therapists submit experiences with patients (Barreto & Matos, 2016) • Mentalizing process of a particular kind (therapists’ self-oriented mentalizing) through which therapists’ experiences acquire and increase in mental quality (ibd.) • Research addressing psychotherapists’ mentalization is extremely scarce, and very few studies within this field involved real patients as participants • Preliminary findings suggest that therapist mentalization processes benefit therapeutic work (Cologon et al., 2017; Rizq & Target, 2010; Reading, 2013) • Despite established association between the constructs, no studies to our knowledge have yet investigated the impact of attachment on therapist mentalizing processes • Evidence that patients’ attachment dimensions affect therapeutic process (e.g., Diener & Monroe, 2012) • Mixed results concerning the impact of therapist attachment and therapistpatient attachment match on therapy (e.g., Degnan et al., 2016) • Therapist attachment dimensions may impact psychotherapy in interaction with patients variables (Bucci et al., 2015; Schauenburg et al., 2010) • Relational similarity may benefit initial alliance, but dissimilarity may disconfirm transference expectations and facilitate transforming experiences (Bernier & Dozier, 2002; Mallinckrodt et al., 2009)
- Avaliação de conhecimentos, empoderamento e qualidade de vida em pessoas com diabetes tipo 2Publication . Santos, Helena Isabel Melo dos; Morais, Carminda SoaresA Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica com uma prevalência cada vez mais significativa, elevado consumo de cuidados de saúde, com graves complicações e custos financeiros diretos e indiretos muito elevados. Associado a este facto, a eficiência conquistada ao nível do tratamento da doença aguda pelos Sistemas de Saúde na última década não se verifica no tratamento de doenças crónicas como esta, o que demonstra a necessidade da implementação de intervenções efetivas ao nível da capacitação e empoderamento do utente. Neste sentido, este estudo de natureza exploratória, descritivo-correlacional, tem como objetivo geral contribuir para uma melhor adequação da ação de combate e prevenção da diabetes bem como a redução dos custos inerentes, a partir da evidência produzida através do estudo da relação entre os conhecimentos da pessoa diabética sobre a sua patologia, a sua capacidade de controlo e qualidade de vida em saúde. Para este efeito, aplicou-se a uma amostra de 377 pessoas com diabetes tipo 2, acompanhadas na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e a versão portuguesa do Diabetes Knowledge Test (DKT), Diabetes Empowerment Scale (DES-SF) e EuroQol-5Dimensions-5Levels (EQ-5D-5L). Os resultados demonstram em termos sociodemográficos o predomínio do sexo masculino (54%), com ensino básico (56%), elevado suporte social e idade média de 64,5 ± 11,3 anos. Do ponto de vista clínico, os participantes apresentaram valores médios ± dp de Hemoglobina Glicada (HbA1c) e IMC de 8,2±1,5 e 29,44±8,03 respetivamente. A maioria dos participantes apresenta também HTA (57,8%) e complicações da DM (57,4%). No que se refere ao empoderamento, conhecimentos e qualidade de vida obtiveram-se os índices médios ± dp de 3,75±1,16 (DES-SF), 60,10±17,49 (DKT) e de 0,80±0,22 (EQ-5D-5L). Verificamos uma correlação positiva entre os três constructos em estudo. Constataram-se diferenças estatisticamente significativas entre o empoderamento (DES-SF) e a qualidade de vida (EQ-5D-5L) e a HbA1c (t=5,86, p<0,001) e (t=2,33, p<0,05) respetivamente e entre os mesmos constructos e a prática de exercício físico respetivamente de (t=-4,82, p<0,001) e (t=-5,85, p<0,001). Foram ainda encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os conhecimentos (DKT) e a idade (t=3,99, p<0,001) e as habilitações literárias (t=-6,75, p<0,001). As conclusões encontradas sugerem a necessidade de desenvolver estratégias mais eficientes de capacitação da pessoa diabética tipo 2 para o autocuidado diário que esta patologia implica, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e retardamento de complicações.
- Atividade física materna durante a gravidez e o comportamento dos ajustes posturais antecipatórios da criançaPublication . Teixeira, Helena Augusta Ribeiro; Silva, Cláudia; Montes, António; Santos, Paula ClaraIntrodução: A prática de atividade física (AF) durante a gravidez está associada a diversos efeitos positivos quer para a mãe, quer para o feto. Uma vez que o ambiente intrauterino é propício ao input sensorial, pensa-se que os diferentes estímulos provenientes da prática de atividade influenciam positivamente o controlo postural (CP) da criança a longo prazo. Objectivo(s): Avaliar a influência que o cumprimento das recomendações para a prática da AF durante a gravidez tem no CP das crianças com desenvolvimento motor típico, dos 3 aos 5 anos, especificamente, na sequência e timing de variação da atividade dos músculos Reto Abdominal, Eretor da Espinha, Reto Femoral, Bicípite Femoral, Tibial Anterior e Solear, bilateralmente, durante a realização do gesto de alcance em pé, de um alvo colocado a 90% do comprimento funcional do membro superior (MS). Métodos: Estudo observacional analítico longitudinal, constituído por uma amostra de 8 crianças, entre os 3-5 anos, subdivididas em dois grupos: grupo 1, cujas mães cumpriram as recomendações para a prática da AF segundo o American College of Sports Medicine (ACSM); grupo 2, cujas mães não cumpriram as recomendações. Recorreu-se à eletromiografia de superfície para registo da atividade muscular. Utilizou-se a estatística descritiva para caracterização da amostra e análise dos resultados. Resultados: Observaram-se diferentes sequências de variação da atividade muscular em ambos os grupos. Verificou-se uma tendência para uma variação da atividade mais precoce nos músculos ipsilaterais ao movimento, comparativamente aos músculos contralaterais. A ocorrência de ajustes posturais foi, maioritariamente, no período dos ajustes posturais antecipatórios precoces (EPAs), sendo que os timings de variação muscular foram mais próximos do início de movimento no grupo cujas mães cumpriram as recomendações para a prática de AF segundo o ACSM. Conclusão: A grande variabilidade apresentada, bem como a imaturidade do sistema nervoso central não permitiu afirmar que a prática de AF durante a gravidez influência positivamente o CP da criança.
- Estudo da bioatividade e compostos fitoqímicos de plantas medicinais africanas: ochlospermum angolensisPublication . José, Herculano Hossi; Vieira, Mónica; Prudêncio, CristinaA Cochlospermum angolensis (Borututu) é uma planta com propriedades medicinais utilizada para o tratamento de patologia hepática e na profilaxia contra a malária. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar a sua composição química e a sua atividade biológica. Como a utilização desta planta é recorrente no seio da população angolana, o objetivo deste estudo foi descrever o estado de arte para a sua utilização, através do conhecimento popular e revisão bibliográfica existente; e avaliar a sua bioatividade, com a proporção de extratos aquosos e orgânicos e caraterização da bioatividade dos mesmos em organismos unicelulares, nomeadamente, bactérias e leveduras. Os extratos orgânicos e aquosos foram obtidos pela técnica de extração clássica, utilizando como solventes: água destilada, hexano, metanol, mistura metanol/água (50:50) e dimetilsulfóxido. Com o desenvolvimento deste trabalho pretendeu-se contribuir para a elucidação da atividade biológica do Borututu, uma vez que é uma planta bastante utilizada em Angola, para fins medicinais. Os resultados obtidos indicam que a C. angolensis (Borututu) apresenta, na sua constituição, compostos químicos que lhe conferem propriedades de inibição do crescimento de bactérias e leveduras. Com estes resultados, pode-se inferir que o Borututu poderá apresentar propriedades de interesse para as indústrias farmacêutica e alimentar.
- Mobile laboratories as an alternative to conventional remote laboratoriesPublication . Saliah-Hassane, Hamadou; Simão, José P.; Lima, João P.; Alves, Gustavo R.; Silva, Juarez; Alves, João B.Remote laboratories have been playing an important role on the improvement of flexibility and the extent of practical activities in teaching and learning activities in engineering and technology. However, the current remote laboratories model does not consider dynamic scenarios including collaboration, peer-to-peer labs and mobile labs. This paper presents a set of tools for creating collaborative online mobile laboratories that allow students to develop their own labs and share them with classmates and teachers. The approach used is compatible with the machine and network configurations that the target user has in schools and at home, and provides the retrieval of information for learning evaluation.
- Angiogenesis in schistosomiasis: contribution to cancer and diseasePublication . Dematei, Anderson; Fernandes, Rúben; Botelho, Mónica C.Introdução: A schistosomose é uma Infeção associada a ovos de Schistosoma em tecidos. Os antigénios libertados pelo ovo estimulam uma reação granulomatosa envolvendo linfócitos, macrófagos e eosinófilos que resultam em doença clínica Schistosomose é considerada a segunda doença parasitária, a seguir à malária no mundo. Os seus agentes etiológlcos estão relacionados ao processo carcinogénico na bexiga e à fibrose no fígado. Avanços recentes nos campos da biologia molecular e epidemiologia levaram a demonstrações significativas para esclarecer a relação entre agentes Infeciosos e cancro e forneceram informações valiosa sobre a base molecular da carcinogénese Objetivos: Neste sentido. para melhor compreender estes mecanismos, avaliamos o papel da inflamação (IL-6), angiogénese (CD31), linfagiogénese (LYVE-1) e metabolismo (glicogénio) (LYVE-1) num modelo animal Infetado com S mansoni mediante ensalmos histoquímicos, histoenzimáticos e Imunohistoquímicos. Resultados: Os resultados obtidos neste estudo indicam que a schistosomose Influencia a libertação de fatores pró-inflamatórios como IL-6 em quantidades significativas para o fígado. o que pode estar relacionado à quantidade de granulomas obtidos na análise histológica do tecido. A expressão de CD31 demonstrou uma quantidade significativa a MVD que está diretamente relacionada com angiogénese. A expressão de LYVE 1 no fígado e baço, quando comparados aos controles, indica um aumento da linfangiogénese. Os granulomas apresentaram grandes quantidades de matriz fibrótica e promoveram uma diminuição significativa de glicogénio no tecido infetado . Conclusão: A infeção causada por S. mansoni aumenta a inflamação linfa/anglogénese e influencia os processos metabólicos celulares para a manutenção e ou desenvolvimento do parasita e para uma resposta tecidular. onde a neovascularização detém um papel central.
- Saúde auditiva: ação de sensibilização para jovens do 3º cicloPublication . Tomé, David; Neto, Catarina; Santos, Tiago; Lopes, PaulaAtualmente, com a evolução da tecnologia, os jovens utilizam cada vez mais dispositivos portáteis para entretenimento, aprendizagem e como forma de comunicação. A maioria da utilização destes dispositivos envolve uma exposição excessiva e desnecessária ao ruído e/ou a sons de elevada intensidade, que podem provocar perda auditiva. Para além disto, verifica-se ainda um aumento da poluição sonora nas cidades ou mesmo perto dos locais que estes jovens costumam frequentar, o que poderá contribuir ainda mais para o risco de perda auditiva e/ou sintomas otológicos, para além de outros. A exposição contínua ao ruído e a sons de elevada intensidade, pode resultar na morte ou lesão irreversível das células ciliadas do ouvido interno (cóclea). Poderá também trazer aos jovens outros sintomas auditivos como por exemplo zumbidos.
- Educação, mediação e relação de ajuda – competências a desenvolver pelos/as profissionais para potenciar a literacia em saúde de pessoas idosasPublication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIAO papel dos profissionais de saúde na promoção ou limitação da alfabetização em saúde tem sido lentamente explorado (Nielsen- Bohlman, Panzer, & Kindig, 2004). Os estudos, em geral, permitem perceber que o problema da literacia em saúde da população em geral, e das pessoas idosas em particular, só será minorado se a necessidade de ambos - população e profissionais - for avaliada de forma interdependente. Neste sentido torna-se importante perceber de que forma os profissionais entendem o seu papel, as suas competências e as suas responsabilidades nesta matéria para, em sequência, se potenciar a alfabetização em saúde (Serrão et al., 2015).
- Contribuição do Projeto VISIR+ no Ensino Experimental em EngenhariaPublication . Lima, Natércia; Viegas, Clara; Alves, Gustavo R.Um engenheiro é um profissional com formação técnico-científica adequada que o habilita a dar resposta a problemas e necessidades da sociedade. Nesta formação, a componente experimental não pode ser descurada e nas últimas décadas a utilização de recursos online (laboratórios remotos e simulações) tem-se generalizado, como complemento ou alternativa, aumentando a possibilidade dos alunos fazerem mais experiências, promovendo o desenvolvimento de competências experimentais e/ou competências de ordem superior, a motivação e empenho dos estudantes. Um dos laboratórios remotos mais usadas na área de Educação em Engenharia, na área dos circuitos elétricos e electrónicos, é o VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), criado e desenvolvido no Blekinge Institute of Technology (BTH), Suécia, e atualmente instalado em várias Instituições de Ensino Superior de vários países Europeus, Índia, Brasil e em processo de instalação na Argentina.