Browsing by Author "Silva, Marlene"
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- Boas práticas no recrutamento especializado nas redes sociaisPublication . Silva, MarleneO processo de Recrutamento tem sofrido alterações, tornando-se mais sofisticado, envolvendo toda a organização e também a toda a comunidade. Para além das fontes de recrutamento tradicionais (jornais, universidades, escolas, entre outros), assistimos à utilização das redes sociais enquanto fonte de potenciais candidatos e futuros colaboradores. Com a Web 2.0, através das redes sociais, surgiu uma forma ainda mais fácil para as organizações conseguirem atrair potenciais colaboradores, oferecendo-lhes uma panóplia de facilitadores de desenvolvimento e utilização das suas ferramentas. A sua utilização tem vindo a aumentar em vários pontos do globo e na realidade é que quando devidamente utilizadas pelos profissionais de GRH, as redes sociais podem permitir melhorar a gestão e facilitar os vários processos, incluindo o recrutamento e seleção, apresentando oportunidades de colaboração, aprendizagem, comunicação e partilha. Numa análise mais profunda, apesar de noutros países, como Inglaterra ou Espanha os estudos na área do recrutamento especializado nas redes sociais estarem bastante avançados e existir uma série de profissionais ocupados e preocupados para a temática, a realidade é que, em Portugal, as informações e estudos sobre a mesma são ainda incipientes e muito embrionários. Na realidade existe pouca informação sobre a importância do “recrutamento social” e suas vantagens em Portugal e sobre boas práticas a manter no “recrutamento social” em Portugal. Com este estudo pretende-se demonstrar quais as implicações, sucessos e vantagens da utilização das redes sociais no recrutamento especializado e principalmente criar um referencial de boas práticas no “recrutamento social”.
- Contributions for best practices in social recruitment: pilot study in the Northern Region of PortugalPublication . Silva, Marlene; Gomes, RuiRecruitment is based on a conglomerate of techniques and procedures put in place to attract qualified. The recruitment process has suffered changes, becoming even more sophisticated, involving a whole organisation and a whole community. A new source of recruitment has emerged with the use of online social networks using facilitators in its development and usage, allowing the search for candidates to be fast, cheap and "global". In Portugal, the information available and studies conducted into this phenomenon are still irrelevant, with little reported on the importance of online social recruitment. The purpose of this article is to contribute to what is understood by the professional process of recruitment through online social media by recruitment companies in the Northern Region of Portugal, analysing the use of online media by recruitment professionals, facilitator support tools and the associated best practices.
- O contributo da família na escola: Estudo da satisfação da família com os Serviços de Educação EspecialPublication . Silva, Marlene; Sanches-Ferreira, Manuela
- Empresa como espaço de aprendizagemPublication . Silva, MarleneO mercado tem exigido cada vez mais aos profissionais de forma a estes desenvolverem o seu potencial e a sua formação contínua. Paralelamente, as empresas já perceberam que o seu êxito assenta em recursos humanos qualificados e na retenção de talentos, e por isso, é essencial dar especial atenção ao desenvolvimento de cada elemento da sua equipa. Esta consciência sobre a importância do desenvolvimento contínuo veio ajudar as empresas a assumir o compromisso de enriquecer os seus quadros através do investimento na formação, naturalmente adaptada às especificidades das funções exercidas e da área de atuação da empresa. Se outrora a formação era vista pelas empresas como um custo, sem retorno, hoje em dia, é feito este investimento para estarem melhor preparadas, bem como as suas equipas, para qualquer desafio que possa surgir. As organizações que permitem o desenvolvimento das competências dos trabalhadores, e que permitem aprender continuamente serão aquelas com maior capacidade criativa, com melhores ideias e reinvenção diária para cumprimento de objetivos. No fundo, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis e com capacidade de evolutiva. Ciente desta premissa a Eurotux apresenta-se como uma empresa qualificante, permitindo e impulsionando a transferência de conhecimentos e potenciando a aprendizagem de saberes não associados à formação académica. Neste sentido, para além do plano anual de formação que a empresa disponibiliza aos seus colaboradores, e que abrange várias áreas de competências, a Eurotux apresenta também o conceito de TuxTeachings. As TuxTeachings são sessões formativas, internas, nas tecnologias mais importantes para a função de cada colaborador. A inovação aqui surge pelo facto de serem realizadas por iniciativa dos colaboradores que têm assim a possibilidade de participar, sugerir ou liderar formações internas, com o apoio da organização. Desta forma, a Eurotux não é só um espaço de formação, mas transforma-se ela própria num objeto de formação, fomentando a aprendizagem do processo produtivo e de saberes individuais e coletivos, para além da partilha de valores e de socialização. Esta inovação na formação permite uma maior aproximação entre os colaboradores e a sua realidade profissional, atualizando os seus conhecimentos, validando-os e permitindo um aumento da sua autoestima e da sua autoimagem. Como tal, quer os colaboradores quer a empresa conseguem um aumento significativo da produtividade e rentabilidade.
- Gestão ágil de recursos humanosPublication . Lima, Carlos; Silva, MarleneAs transformações significativas na sociedade caracterizam o ambiente intensivo e as situações de rápida mudança em que operam e a que estão sujeitas todas as organizações, independentemente da sua dimensão. As exigências da competitividade empresarial fazem com que a gestão do capital humano continue por isso a ser um desafio. Este facto é principalmente acentuado em empresas de tecnologia, onde o desenvolvimento de software é exclusivamente centrado na capacidade de criação de novo conhecimento, o principal recurso estratégico da ação organizacional. As investigações e estudos realizados nesta área têm demonstrado que as metodologias de engenharia de software à medida que evoluem e consideram um maior número de fatores humanos como parte integrante do processo de desenvolvimento de software têm tendencialmente um maior grau de sucesso no mundo real. Entre as metodologias com maior sucesso na utilização dos fatores humanos e que têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos encontramos as metodologias de desenvolvimento ágil de software. Este conjunto de metodologias é baseado numa perspetiva em que o desenvolvimento de software é realizado de forma iterativa e incremental e onde os requisitos e as funcionalidades evoluem através da colaboração entre equipas auto-geridas e multifuncionais. Estes ambientes de intensa colaboração têm com objetivo maximizar as características únicas de cada individuo e de cada equipa e assim contribuir para o aumento do conhecimento organizacional e das competências individuais. E é aqui que a gestão de recursos humanos tem um importante papel a desempenhar. Importa por isso perceber de que forma deverá a gestão de recursos humanos responder aos novos desafios proporcionados pela introdução destas novas metodologias. Assim, este trabalho de investigação tem como objetivo estudar como é percecionada a função atual de gestão de recursos humanos por equipas ágeis de desenvolvimento de software no que respeita à atração, desenvolvimento e retenção de pessoas.
- Gestão e desenvolvimento de recursos humanosPublication . Couto, Ana Isabel; Martinho, Ana Luisa; Martins, Dora; Silva, Marlene; Soares, Rui; Peixoto, SilviaEm discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee’s experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee’s experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group
- Gestão e desenvolvimento de recursos humanos - práticas num contexto em transformaçãoPublication . Rodrigues, Ana C.; Couto, Ana Isabel; Lousã, Eva; Silva, Marlene
- Job Design: Preparação para o FuturoPublication . Silva, Marlene
- Job design: preparação para o futuroPublication . Silva, MarleneNa procura do equilíbrio entre a excelência técnica e científica e uma gestão prudente, o investimento em políticas de capital humano com o objetivo de atração, desenvolvimento e retenção de talento essencial para a sus-tentabilidade e crescimento dos negócios é essencial. Desta preocupação surgem diferentes práticas de gestão de recursos humanos, incluindo a necessidade de alteração e evolução ao nível do job design. O Job Design é uma função central da gestão de recursos humanos e está relacionada com a especificação de conteúdos, métodos e relações de trabalho. Tudo isto para procurar satisfazer as necessidades da organização e do colaborador (aspetos sociais e pessoais) e alcançar objetivos previamente definidos. Com esta prática o foco é garantir que o colaborador compreenda o seu trabalho e tarefas associadas, e que obtenha satisfação no trabalho a partir dos papéis e responsabilidades que lhe são atribuídos. Com este tabalho, procuramos espelhar as diferentes fases de implementação da prática de Job Design, a sua pertinência, os principais objetivos e os resultados obtidos. Terminamos ainda com uma reflexão sobre os desafios da sua implementação. Esperamos poder servir de exemplo de implementação desta prática para outras empresas que estejam a passar por situações semelhantes.
- Portuguese social solidarity cooperatives between recovery and resilience in the context of covid-19: preliminary results of the COOPVID ProjectPublication . Meira, Deolinda; Azevedo, Ana; Castro, Conceição; Tomé, Brízida; Rodrigues, Ana C.; Bernardino, Susana; Martinho, Ana Luisa; Malta, Mariana Curado; Pinto, Agostinho Sousa; Coutinho, Bruno; Vasconcelos, Paulo; Fernandes, Tiago Pimenta; Bandeira, Ana M.; Rocha, Ana Paula; Silva, Marlene; Gomes, MafaldaCovid-19 posed several challenges to all organisations in general and to social solidarity cooperatives in particular. However, the challenges faced by these cooperatives have unique features arising from their special characteristics compared to other types of cooperatives. Therefore it is vital to study these challenges and the impacts of covid-19. This study has as main goal to understand those challenges and their impact. An exploratory study was undertaken by applying 11 interviews to 11 social solidarity cooperatives. The cooperatives were chosen to be heterogeneous among the existent cooperatives in Portugal. This study corresponds to the first phase of a project that is still underway. This article presents the main results of the content analysis of the data collected from the interviews. Data show cooperatives could promptly adapt and continue their mission under pressure from the pandemic despite the first difficulties encountered in a new and unknown situation, showing a capacity to adapt and serve their members. However, these members were also submitted to several increasing and new challenges. The adaptations were possible due to legal changes in the work organisation law, from layoff to telework, government support involving financial programs, VAT, and other tax relaxation, as well as due to human resources reorganisation and the cooperatives’ staff positive attitude towards the difficulties (both leaders and general workers). Differences between the social solidarity cooperatives under study concerning digital technologies showed that those already having some infrastructure had minor adapting difficulties.