Browsing by Author "Salgado, Ana Isabel"
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- Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portugueses de tecnologias da saúdePublication . Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia Carla Fonseca; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO modelo de 5 fatores (Big Five) organiza a personalidade humana em cinco fatores: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade. O Neo-Five Factor Inventory (Neo-FFI) avalia a personalidade no modelo teórico referido. Neste trabalho apresentamos os esforços de validação da escala para estudantes portugueses de tecnologias da saúde, incluindo fiabilidade, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória.
- Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da SaúdePublication . Reis, Ana; Martins, Helena; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO impacto positivo da Empatia no contexto das profissões de saúde é consensualmente aceite pela comunidade científica. Diversos estudos têm sido desenvolvidos na área da Medicina, mas os resultados têm-se revelado controversos. No entanto, são escassos os estudos que se debruçam sobre a Empatia entre os estudantes das Tecnologias da Saúde, pelo que é objetivo deste trabalho a validação da Escala de Empatia de Jefferson – versão para estudantes para o contexto das tecnologias da saúde.
- A comunicação em saúde como competência transversal: uma exigência do séc. XXIPublication . Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Barreto, João Francisco; Magalhães, Andreia; Martins, C.; Salgado, Ana IsabelO modelo biopsicossocial implica uma conceção de saúde que redefine o papel dos profissionais de saúde e dos utentes/doentes, requerendo por parte dos profissionais também um conjunto de competências designadas por transversais. De entre essas competências destacamos a comunicação em saúde, pela evidência hoje disponível acerca da sua importância na adesão terapêutica, na adaptação à doença crónica, no controlo da dor ou mesmo na confiança no profissional de saúde.
- A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto abre a porta “De par em par”Publication . Pêgo, João Pedro; Salgado, Ana Isabel; Mouraz, Ana; Freitas, AnaA observação de aulas realizada por pares é uma atividade comum no ensino superior e está associada, sobretudo, a finalidades formativas e/ou de avaliação de desempenho dos docentes. Em 2010/2011, a U.Porto implementou o projeto “De par em par” (DPEP), assente na observação por pares, que inovou essa prática ao introduzir a dimensão interdisciplinar ao processo. Tratou-se de desafiar os professores do ensino superior a romperem com a tradição de exercerem a docência de forma solitária, promovendo práticas colaborativas, promotoras da melhoria pedagógica na sala de aula do ensino superior. O seu caráter inovador não reside na entrada de outros professores dentro da sala de aula, mas na abertura da mesma porta ao olhar de pares de outras áreas disciplinares e mesmo de outras instituições, com outras culturas epistémicas. Neste processo, todos os pares são observados e, por sua vez, observam os outros. O processo formativo é comum a todos e cada um contribui para o mesmo. Deste modo, o “De Par em Par” promove o estabelecimento de ligações entre professores de diferentes unidades orgânicas de instituições de ensino superior congéneres e o reconhecimento necessário da alteridade que pode produzir colaborações futuras. A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP) participou pela primeira vez, no ano letivo 2018/19, no projeto dinamizado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Ao longo do ano letivo 2018/2019 organizaram-se quartetos mistos de pares de docentes da U.Porto e da ESS-IPP tendo por base o modelo de observação de aulas por pares, implementado nos últimos 10 anos (Mouraz & Pêgo, 2017; www.dpep.pt/como-funciona/). No total, 20 docentes de ambas as instituições decidiram participar nesta iniciativa, voluntária e confidencial. Indo além da multidisciplinariedade intrínseca ao modelo de observações proposto pelo DPEP, este ano introduziu-se a mais valia do diálogo entre instituições de ensino superior sobre as práticas pedagógicas. Os resultados obtidos no primeiro semestre demonstram o sucesso da iniciativa, com uma forte participação dos docentes de ambas instituições no período das observações do primeiro semestre, na recolha de todos os guiões de observação. Observa-se, ainda, que alguns dos participantes, motivados por uma boa experiência no primeiro semestre, optaram por porlongar as observações do respectivo quarteto para o segundo semestre, em curso. Neste trabalho procuraremos discutir os resultados desta primeira experiência de observação e partilha pedagógica interinstitucional com o objetivo de não só implementar melhorias no projeto, mas sobretudo contribuir para uma reflexão profunda sobre as boas práticas no desenvolvimento da carreira docente no ensino superior. Algumas das questões prendem-se com a identificação das principais motivações para o projeto, as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, as mais valias que retiram da participação no projeto, as necessidades identificadas na área da formação pedagógica, entre outras. Muito mais do que comparar instituições este trabalho pretende encontrar pontos em comum para a construção de sinergias em prol de um ensino superior de excelência.
- Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais.Publication . Reis, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, Andreia; Salgado, Ana Isabel; Rodrigues, MatildeA licenciatura em Saúde Ambiental (SA) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou, no ano letivo de 2017/2018, o modelo pedagógico PBL – Problem-Based Learning. A área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH) é uma das áreas que integra a primeira Unidade Curricular (UC) do curso – Introdução à Saúde Ambiental, juntamente com as áreas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática, Ciências Químicas e das Biomoléculas e Saúde Ambiental. As áreas técnico-científicas envolvidas conferem à UC uma forte integração teórico-prática, que visa o desenvolvimento contínuo e integrado de competências transversais, nas suas dimensões cognitiva, psicomotora e afetiva, preconizando os princípios fundamentais do Processo de Bolonha. Estas competências são consideradas, pelo grupo de docentes da licenciatura, cruciais à integração dos estudantes no contexto académico do Ensino Superior e à qualidade do seu trabalho no seio de equipas multi e interdisciplinares, quer enquanto estudantes quer enquanto futuros profissionais. No presente trabalho, apresentamos a experiência da prática pedagógica ativa no âmbito desta UC, que decorre nas primeiras oito semanas académicas. A área de CSH dinamiza 16h de sessões de recurso e 16h de práticas laboratoriais, onde são abordados temas relacionados com o modelo pedagógico PBL, com o desempenho enquanto estudantes e futuros profissionais, como a comunicação, a otimização de competências de trabalho em grupo e a gestão de conflitos, bem como temas da Psicologia relevantes na área da Saúde Ambiental (e.g., Psicologia Ambiental, crenças face ao ambiente e competências de ação no ambiente biofísico e ocupacional). A análise global dos resultados evidencia o envolvimento positivo dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas (e.g., atividades ao longo da UC que envolvem a participação e a reflexão individual e em grupo), traduzindo aprendizagens significativas.
- Ferramentas de interação na sala de aula em duas escolas do P.PortoPublication . Jesus, Ângelo; Peres, Paula; Salgado, Ana IsabelA integração de tecnologias da informação e comunicação na sala de aula oferece novas oportunidades para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A realização das aulas num ambiente de interação fomenta a participação dos estudantes nas atividades propostas pelo professor em sala de aula. O facto dessas ferramentas estarem disponíveis para os dispositivos móveis facilita a sua utilização por parte dos alunos e permite tirar partido desses dispositivos nas atividades em sala de aula, sobretudo nas situações em que não existem computadores disponíveis, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e apelativo.
- General achievement goals orientation scale: factorial analysis in high school studentsPublication . Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana; Salgado, Ana IsabelThis paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis from the data of two samples of 617 and 418 High School students. The results suggest a solution with good psychometric properties, in terms of validity as acceptable fidelity, with differences per gender and relationship with age and education level. The results discussed and suggestions presented.
- O impacto da síndrome de burnout na autorregulação da aprendizagem dos estudantes da ESS a frequentar modelos pedagógicos distintosPublication . Salgado, Ana Isabel; Oliveira, Alexandra; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Pedroso, João PauloOs desafios da sociedade atual obrigam a repensar o Ensino Superior, a questionar a adequação dos seus objetivos e métodos, a redefinir o perfil quer do docente quer do estudante. A literatura tem reforçado a importância do desenvolvimento de competências autorregulatórias que permitam aos estudantes adaptar-se às mais diversas solicitações de um novo ambiente que impõe uma reorganização multidimensional. A autorregulação da aprendizagem tem sido definida como os pensamentos, sentimentos e ações planeados pelo próprio estudante para incrementar a motivação e a aprendizagem. Alguns autores sugerem que em ambientes onde as tarefas são percecionadas como demasiado exigentes ou pouco compensadoras podem constituir-se como importantes stressores, surgindo inclusivamente a síndrome de burnout e interferir negativamente no rendimento académico. O presente trabalho inclui 73 estudantes do 2º ano do Ensino Superior da área da saúde, da Escola Superior de Saúde do Porto, a frequentar os cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Saúde Ambiental e Farmácia, divididos em duas metodologias de ensino diferentes, o modelo tradicional e o modelo Problem-Based Learning (PBL). O objetivo principal consistiu em estudar as competências autorregulatórias destes estudantes bem como as relações destas com outras variáveis. Neste sentido foram utilizados a Escala de Burnout de Maslach para estudantes portugueses, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem – Universidade do Minho, e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que existem diferenças significativas no que respeita à autorregulação nos dois grupos definidos pelas tipologias de ensino, apresentando-se mais elevada nos estudantes do ensino com metodologia tradicional. As análises revelam que a autorregulação pode ser também explicada pelos 3 domínios da escala de Burnout, sendo que quanto maior o valor das subescalas de exaustão emocional e de eficácia profissional, maiores são os níveis de autorregulação. O inverso acontece com a subescala de descrença. Não foram encontradas evidências estatísticas da relação entre a autorregulação e as variáveis: média geral pretendida, idade, sexo, saída de casa e número de matrículas feitas no Ensino Superior. Para além disso, a medida utilizada para avaliar o sucesso académico pode ser explicada pela dimensão da exaustão emocional, a média geral pretendida, o género, a prática desportiva e a tipologia de ensino. Sendo que, a medida de sucesso académico diminuiu se a dimensão da exaustão emocional aumentar, e aumenta com um incremento da média pretendida. Os rapazes têm menor sucesso académico assim como os estudantes da tipologia tradicional. Este estudo mostra que a síndrome de burnout tem um papel importante na explicação da autorregulação, com implicações diretas no sucesso académico dos estudantes em ambos os modelos educativos. No futuro será importante continuar a recolher dados para melhor compreender estas variáveis ao longo do percurso de formação no sentido de otimizar a capacidade de detetar precocemente dificuldades, definir estratégias promotoras das competências autorregulatórias e refletir sobre as práticas pedagógicas, contribuindo assim para o sucesso académico no sentido mais lato.
- Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciencesPublication . Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, LeonorQuality of Life (QoL) is a broad measure that captures the extent to which personal satisfaction with overall life circumstances is achieved. The transition to college can be a challenging event due to unique environment changes. So first-year students are special vulnerable to stress which has been associated with a variety of negative outcomes, including general and health-related QoL. Difficulties in integrating the system are common, among them are adjustment problems to learning and teaching models. This work focus on first-year students of a higher education health school, were coexist mainly two teaching models: problem based learning (PBL) and traditional (TTM). This study aims to compare the two models concerning QoL. The results suggest that QoL is good in both models, but TTM scored higher values in each dimension of QoL. Regarding personal accomplishment feelings, PBL students had significantly higher values. Our findings highlight the importance of the pedagogical model on student well-being, especially on beliefs concerning their abilities, expectations of success and self-efficacy already on 1st year.
- Programa de redução de stress baseado em MINDFULNESS (MBSR) para docentes do ensino superior como estratégia de capacitação pessoal e pedagógicaPublication . Sousa, Zita; Macedo, Rui; Salgado, Ana IsabelO stress negativo laboral é um dos problemas de saúde mais reportados. Efetivamente o stress, quando negativo, perturba drasticamente a homeostasia do organismo e é penalizante para a qualidade de vida das pessoas. Comparativamente a outros grupos profissionais, trabalhadores na área da educação estão em maior risco para stress, particularmente os docentes do ensino superior. Estes reportam maiores níveis de stress, conflito e dificuldade no balanceamento vida profissional-pessoal, bem como menores níveis de bem-estar, controlo percebido e suporte de pares. Hipotetizando a influência negativa destes fatores na qualidade pedagógica, na relação docente-estudantes e relação docente-pares, sublinhamos a importância de tornar esta uma área prioritária de prevenção/intervenção. No âmbito das ações de promoção de saúde e bem-estar do Politécnico do Porto, propusemos o projeto “Mindfulness, Bem-estar e Desenvolvimento Integral” que avançou, como primeira Medida, com o Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) para Docentes do Ensino Superior. O MBSR é um programa cientificamente validado de treino de competências, com sustentáculo nas práticas de mindfulness, que tem um cariz prático, assume o formato de grupo e baseia-se na aprendizagem experiencial. O impacto do mindfulness pode refletir-se a 3 níveis: substratos neuronais, funções psicológicas e resultados comportamentais. Existem evidências científicas que sustentam que a prática de mindfulness, nomeadamente por via do programa MBSR, produz mudanças não só a nível da funcionalidade, mas também das estruturas cerebrais, atuando assim ao nível da neuroplasticidade. Consequentemente, ocorrem mudanças em funções psicológicas que são subservientes a processos neuronais (como por exemplo, melhorias em termos de atenção, concentração, criatividade, processos cognitivos e metacognitivos). Estas mudanças nos substratos neuronais e nas funções psicológicas associam se a alterações comportamentais mensuráveis (como por exemplo, o envolvimento nas tarefas, o comportamento prossocial com implicações positivas nas relações, a aprendizagem e o desenvolvimento de atividades promotoras de bem-estar). Portanto, são inúmeros os benefícios já comprovados empiricamente a nível da saúde e bem-estar, incluindo redução do stress, da vulnerabilidade à dor e do impacto de doenças físicas, bem como a promoção de competências comunicacionais e relacionais, a regulação emocional, o fortalecimento do sistema imunológico e a melhoria da qualidade de vida. No âmbito da nossa primeira Medida, o 1º passo consistiu no levantamento de necessidades e potenciais interessados em participar no programa MBSR. O processo iniciou com sessões de divulgação nas diferentes unidades orgânicas do Politécnico do Porto. Contabilizamos 175 inscrições, tendo participado 109 pessoas. O 2º passo envolveu a constituição do grupo de participantes e, por estes, o preenchimento de um Formulário Sociodemográfico e de Estilos de Vida e de 3 Medidas de Autorrelato: a versão portuguesa da Perceived Stress Scale 10 (PSS10; Trigo, Canudo, Branco).