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A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto abre a porta “De par em par”

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A observação de aulas realizada por pares é uma atividade comum no ensino superior e está associada, sobretudo, a finalidades formativas e/ou de avaliação de desempenho dos docentes. Em 2010/2011, a U.Porto implementou o projeto “De par em par” (DPEP), assente na observação por pares, que inovou essa prática ao introduzir a dimensão interdisciplinar ao processo. Tratou-se de desafiar os professores do ensino superior a romperem com a tradição de exercerem a docência de forma solitária, promovendo práticas colaborativas, promotoras da melhoria pedagógica na sala de aula do ensino superior. O seu caráter inovador não reside na entrada de outros professores dentro da sala de aula, mas na abertura da mesma porta ao olhar de pares de outras áreas disciplinares e mesmo de outras instituições, com outras culturas epistémicas. Neste processo, todos os pares são observados e, por sua vez, observam os outros. O processo formativo é comum a todos e cada um contribui para o mesmo. Deste modo, o “De Par em Par” promove o estabelecimento de ligações entre professores de diferentes unidades orgânicas de instituições de ensino superior congéneres e o reconhecimento necessário da alteridade que pode produzir colaborações futuras. A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP) participou pela primeira vez, no ano letivo 2018/19, no projeto dinamizado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Ao longo do ano letivo 2018/2019 organizaram-se quartetos mistos de pares de docentes da U.Porto e da ESS-IPP tendo por base o modelo de observação de aulas por pares, implementado nos últimos 10 anos (Mouraz & Pêgo, 2017; www.dpep.pt/como-funciona/). No total, 20 docentes de ambas as instituições decidiram participar nesta iniciativa, voluntária e confidencial. Indo além da multidisciplinariedade intrínseca ao modelo de observações proposto pelo DPEP, este ano introduziu-se a mais valia do diálogo entre instituições de ensino superior sobre as práticas pedagógicas. Os resultados obtidos no primeiro semestre demonstram o sucesso da iniciativa, com uma forte participação dos docentes de ambas instituições no período das observações do primeiro semestre, na recolha de todos os guiões de observação. Observa-se, ainda, que alguns dos participantes, motivados por uma boa experiência no primeiro semestre, optaram por porlongar as observações do respectivo quarteto para o segundo semestre, em curso. Neste trabalho procuraremos discutir os resultados desta primeira experiência de observação e partilha pedagógica interinstitucional com o objetivo de não só implementar melhorias no projeto, mas sobretudo contribuir para uma reflexão profunda sobre as boas práticas no desenvolvimento da carreira docente no ensino superior. Algumas das questões prendem-se com a identificação das principais motivações para o projeto, as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, as mais valias que retiram da participação no projeto, as necessidades identificadas na área da formação pedagógica, entre outras. Muito mais do que comparar instituições este trabalho pretende encontrar pontos em comum para a construção de sinergias em prol de um ensino superior de excelência.

Description

Keywords

Observação de aulas por pares Observação interinstitucional

Citation

Pêgo, J. P., Salgado, A., Mouraz, A., & Freitas, A. S. (2019). A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto abre a porta “De par em par”. In 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 115). IPS. https://cnappes.org/files/2019/07/CNaPPES-ResumosCOP.pdf

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