Browsing by Author "Peres, Paula"
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- ACADIGIA – Accelerating aCAdemia's DIGItal: potencialidades educativas do Kahoot e do MsFormsPublication . Peres, Paula; Silva, Cândida; Silva, SusanaEste poster apresenta um dos outputs de um dos projetos em que a Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto está envolvida. Trata-se do projeto ACADIGIA – Accelerating aCAdemia´s DIGItal readiness for online and blended Augmented teaching – é uma iniciativa de 24 meses que promove sinergias em 6 países (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Roménia e Irlanda) e foi conceptualizado dentro do interesse conjunto das instituições envolvidas para desenvolver um modelo de “aceleração” que permita aos Institutos Politécnicos abraçar a transformação digital da educação, baseando-se na primeira prioridade estratégica do Plano de Ação de Educação Digital: “Promover o desenvolvimento de um ecossistema de educação digital de alto desempenho”. Um dos outputs deste projeto consiste no estudo de um conjunto de ferramentas tecnológicas que poderão potenciar a aprendizagem e a avaliação online. Este poster resume um estudo e a comparação entre as ferramentas Kahoot e Ms Forms nos processos de ensino e aprendizagem, na avaliação e nas necessidade de formação dos docentes e dos estudantes para a sua utilização em contextos educativos.
- Adaptação e desenvolvimento de conteúdos digitais de aprendizagemPublication . Jesus, Ângelo; Peres, PaulaSendo os conteúdos as unidades de informação necessárias para a implementação de atividades de aprendizagem num ambiente eLearning, impõe-se ao professor uma alteração de metodologia, que lhe permita transformar unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino presencial em unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino a distância, que fomentem a construção social do conhecimento num contexto específico do e Learning (Oliveira, Jesus, Silva, & Peres, 2015). Frequentemente os docentes referem a existência de dificuldades na transformação/adaptação dos seus conteúdos, criados e utilizados como apoio às aulas presenciais, em conteúdos adequados a um curso online a distância. As suas dúvidas focavam-se, sobretudo, em saber quais as particularidades ou quais as características/tipologias a que devem obedecer os conteúdos para serem adequados ao contexto do e-Learning, apontando como exemplo a seguinte questão: “como transformo os meus conteúdos (editados em PowerPoint®) pensados e criados para o ensino presencial, em conteúdos adequados ao ambiente e-Learning?”. Pretendemos com este capítulo desmistificar o processo de adaptação e criação de conteúdos digitais de aprendizagem e promover uma atuação consistente dos docentes em todo o processo.
- Uma ajuda computacionalPublication . Peres, PaulaCada alunos responde a uma questão, ainda por resolver, do caderno de exercícios. As soluções são desenhadas no Visio.
- An approach to creative classroomsPublication . Peres, Paula; Oliveira, L.; Jesus, Ângelo; Silva, A.This article reflects on 13 years of experience lecturing blended learning higher education courses, in the Polytechnic of Porto. The reflection presented in this paper focus on different learning experiences, special on gamification and how it can make learning and evaluation enjoyable. We implement a new learning environment on higher education. Instead of using the time in-class for lectures we gave online lectures to the students using videos, social network, webinars and interactive e-contents and use the time in-class to promote debates, synchronous communication with students from Portugal and Brazil and other interactive learning activities. In each class we also promote learning activities based on the gamification theory. In this article we present a learning model that we are using in our institution that combines face to face sessions and online sessions in a global higher education environment.
- An experience of the use of Moodle at ISCAPPublication . Peres, Paula; Moreira Silva, Manuel; Ribeiro, SandraNowadays, a constant concern with the quality level of the educative/educational offers in Institutions of Higher Education is verifiable. In order to accomplish that, they should acquire the capacity/capability to adapt to the new characteristics of their target audience and the new communication and information technologies that emerge every day. In such context, and as an answer to the upcoming demands, ISCAP (School of Accounting and Administration has initiated a project called PAOL – Projecto de Apoio On-Line (On-Line Support Project). Its main goal is to provide support to the implementation of computer assisted teaching, it being constituted by human and material resources (software – an open source LMS, called Moodle, and hardware). This article intends to reveal the knowledge acquired throughout the experience in the use of the LMS Moodle at ISCAP, in the second semester of the 2004/2005 school year.
- Ansi_Sparc - O que é isso?Publication . Peres, PaulaCada grupo trabalha com uma base de dado (Oracle, Access, SQL server, db2 informix) Descreve cada uma e identifica o nível interno, externo e conceptual No final, cada grupo apresenta o trabalho produzido A conclusão é efetuada com base nos diapositivos teóricos e no livro adotado
- A aprendizagem colaborativa com o SocrativePublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoA inovação pedagógica no apoio ao estudo individual e personalizado dos estudantes, constitui um dos vectores essenciais para garantir a qualidade da oferta educativa. A implementação de um processo de ensino-aprendizagem plenamente interativo no ensino presencial, nem sempre se revela fácil, essencialmente em turmas de grandes dimensões. Na tentativa de ultrapassar alguns dos obstáculos inerentes a esses processos, este artigo apresenta a descrição de uma atividade pedagógica com recurso ao Socrative. Com esta ferramenta o professor pode disponibilizar as atividades ficando imediatamente acessíveis a cada estudante. As respostas podem ser representadas de diferentes formas, permitindo uma leitura rápida, em função do tipo de resposta que pode ser por escolha múltipla, verdadeiro/falso ou respostas curtas. Inicialmente os alunos foram surpreendidos pela utilização do telemóvel na sala de aula. Esta surpresa levou depois ao empenho na resolução dos quizzes e estimulou a discussão de tópicos e conceitos dentro dos diferentes conteúdos.
- Are really technologies at the fingers of teachers? Results from a higher education institution in PortugalPublication . Peres, Paula; Moreira, Fernando; Mesquita, AnabelaTechnologies are being introduced in our everyday life, including schools and in particular classrooms. Teachers are trying to make the most of web 2.0 tools and social media. However, we are not sure if, in fact, teachers are using these technologies and, if when they do, they do so with pedagogical purposes or to help them to manage the learning process or to replace some obsolete technologies by more modern ones but without learning objectives. To contribute to this question, a questionnaire was developed and administered to teachers from higher education. Results show that there is still a long way to go before saying that teachers are fully using and taking the advantages of technologies in the classroom.
- Assessing assessmentPublication . Peres, Paula; Silva, Manuel; Tavares, CéliaIn the online environments some case studies we’ve developed and day-to-day experience have shown that, several times, online learning activities are promoted without considering the assessment of cognitive results that derive from those activities. Engaging students appears as the main justification. And when students’ involvement is not what it was expected? Should a student be penalized by not being a part of an online activity? Isn’t he/she also participating with the silent follow up that he/she chooses to do? Isn’t he/she learning? In the teacher’s point of view, the analysis of each of the students’ interventions may be a hard and time consuming task, especially in large classes. On the other hand, an automated process of the students’ interventions may be overrated in messages of social nature that show little cognitive activity. This context led to a study that aims to determine which are the most suitable activities for the learning process and objectives assessment. The research led into an innovative assessment model that seeks an alignment between objectives, softskills, assessment, content and other variables. The model that we suggest describes a solution for the elaboration of assessment questions by nature and expected results. It also suggests online activities that, for their innovative character, seek the students’ engagement, the objectives accomplishment and the balance between the teachers pedagogical, managerial, social and technical dimensions.