Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
270.86 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Sendo os conteúdos as unidades de informação necessárias para a implementação de atividades de aprendizagem num ambiente eLearning, impõe-se ao professor uma alteração de metodologia, que lhe permita transformar unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino presencial em unidades de aprendizagem dirigidas a contextos de ensino a distância, que fomentem a construção social do conhecimento num contexto específico do e Learning (Oliveira, Jesus, Silva, & Peres, 2015). Frequentemente os docentes referem a existência de dificuldades na transformação/adaptação dos seus conteúdos, criados e utilizados como apoio às aulas presenciais, em conteúdos adequados a um curso online a distância. As suas dúvidas focavam-se, sobretudo, em saber quais as particularidades ou quais as características/tipologias a que devem obedecer os conteúdos para serem adequados ao contexto do e-Learning, apontando como exemplo a seguinte questão: “como transformo os meus conteúdos (editados em PowerPoint®) pensados e criados para o ensino presencial, em conteúdos adequados ao ambiente e-Learning?”. Pretendemos com este capítulo desmistificar o processo de adaptação e criação de conteúdos digitais de aprendizagem e promover uma atuação consistente dos docentes em todo o processo.
Description
Keywords
Citation
Jesus, Ângelo, & Peres, P. (2021). Adaptação e desenvolvimento de conteúdos digitais de aprendizagem. Em INSTRUMENTOS PARA TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM. Edições Politema.
Publisher
Edições Politema