ESS - TF - Posters apresentados em eventos científicos
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Browsing ESS - TF - Posters apresentados em eventos científicos by Author "Araújo, André"
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- Estudo prospetivo para programa de pacientes simuladosPublication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Gonçalves, Maria João; Faias, Joaquim; Jesus, Ângelo; Noites, Andreia; Araújo, AndréA Simulação abrange meios muito diversificados incluindo entre outros, manequins, pacientes virtuais, jogos sérios, roleplaying, pacientes simulados. Por todo o mundo, cresce o número de instituições de ensino superior (IES) de saúde que adotam estes recursos, constituem unidades de simulação e criam programas de pacientes simulados (PS). Comum em medicina e enfermagem, PS tem pouca expressão noutras profissões de saúde, apesar do seu crescente uso no treino interprofissional. Desconhecem-se estudos sobre o uso seja da simulação senso lato ou de PS nessas profissões em Portugal. Inventariar estas atividades em cursos na área da saúde das IES Politécnicas públicas portuguesas (IESPPP) permitirá identificar boas práticas e facilitar a sua adoção.
- Love.Dist@nce: Ensino à distância como forma de equidade no acesso ao ensino superior. Resultados preliminares de um projeto em cursoPublication . Jesus, Ângelo; Araújo, André; Gonçalves, Maria JoãoO Ensino Superior (ES) tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o acesso à internet tem vindo a mas sificar-se e provar o seu potencial como forma de democratização no acesso à informação. Neste sentido o projeto Love.Dist@nce foi criado para responder às necessidades da Geórgia e de Israel, com o contributo de parceiros Europeus (Portugal, Espanha e Roménia).
- A simulação como prática pedagógica para estudantes de Terapia da FalaPublication . Gonçalves, Maria João; Araújo, André; Faria, Paula; Nogueira, PatríciaAs simulações são usadas em várias universidades para desenvolvimento e avaliação de competências na formação de profissionais. Em Portugal, os centros de simulação estão ligados a Escolas Superiores para ensino nessas áreas. As práticas de simulação podem ter vários objetivos e assumir formas diversas. Na Escola Superior de Saúde (ESS) é frequente o recurso a manequins ou role-play nas formações, entre as quais a de Terapia da Fala (TF). A literatura considera que a prática com pacientes simulados se aproxima mais da situação real. Esta prática requer recursos específicos, com preparação e logística complexa associadas. A área da TF desenvolveu um estudo piloto para verificar a capacidade instalada para: utilização de pacientes simulados na formação e identificação de vantagens e desvantagens da sua utilização. Selecionou-se a unidade de Educação Clínica I (EC I) para realizar este estudo. Participaram nesta dinâmica estudantes do 2º ano, os tutores da unidade curricular e estudantes de anos mais avançados ou alumni da ESS que aceitaram colaborar como pacientes. Prepararam-se 4 casos, relacionados com atendimento a adultos. As competências alvo focaram-se na linguagem utilizada, no comportamento perante a pessoa e a atenção à comunicação não verbal, do terapeuta e do paciente. A simulação incluiu preparação dos casos, dos atores, das rotações, dos espaços e equipamentos para observação e para debriefing com o par participante/ator. Selecionaram-se um conjunto de grelhas para avaliação da satisfação com o processo, para docentes e estudantes, usando como base um estudo piloto efetuado por Almeida (2016). Foram também avaliadas as competências relacionais com grelha própria. O estudo foi submetido e aprovado pela comissão de ética. Conseguimos identificar recursos essenciais à implementação desta prática na Licenciatura em TF e perceber o seu potencial como ferramenta pedagógica no treino e avaliação de competências que não possam ser alcançadas com as práticas já utilizadas.
- Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos docentesPublication . Gonçalves, Tiago Miguel Madureira de Queirós; Pereira, Sara; Pires, Nicole; Pimenta, Alice; Araújo, André; Capitão, SusanaO PETRHA é um serious game, que tem como objetivo treinar os alunos na resolução de casos clínicos, tendo sido pensado inicialmente para a área da fisioterapia, e utilizando casos simulados da área da geriatria. Neste sentido, o presente estudo propôs-se a explorar o uso deste um serious game na formação em terapia da fala, tendo em consideração a perspetiva dos docentes e a adaptação de um caso de envelhecimento patológico e de um caso não patológico. Os objetivos incluem: definir procedimentos para o desenvolvimento de um caso simulado, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e, por último, averiguar possíveis adaptações ao PETRHA. O estudo decorreu numa metodologia classificada de investigação-ação. Este iniciou-se com a construção de dois casos simulados, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Participaram neste estudo 5 docentes da área da terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambas as fases foram recolhidas as suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group.
- Voice health of teachers in the north of Portugal: epidemiological indicatorsPublication . Santos, Marisa; Araújo, André; Andrade, Ana; Amaro, JoanaEffective communication is a fundamental requisite for teachers and other professionals in the education field. Teachers are considered professional voice users, as voice quality is central to their speech and communicative profile. In the last decades, teachers have been shown to be a risk group concerning voice disorders. Several studies have already identified specific risk factors within this population, and proposed voice health promotion measures, including prevention actions, and labour policy changes. The intervention of teachers as active advocates of their own interests is crucial to ensure improvements in their working conditions and in their labour rights. This study is the first conducted in Portugal by the initiative of a teachers’ syndicate and was included in a Voice Prevention Program implemented in northern Portugal. Thus, the aims of this study were to determine a) the prevalence of voice disorders self-reported by teachers of this region, b) the most frequent voice symptoms, and c) the risk and protection factors associated with voice disorders in this group. An observational analytic case-control study was conducted for epidemiologic and correlation analysis purposes. The population of teachers in northern Portugal is estimated to be more than 60.000 professionals. Our sample was composed by 405 teachers which participated in a voice health promotion initiative. A self-directed questionnaire, previously developed and validated in other similar Portuguese studies, was used. This instrument included questions exploring demographic information, teaching experience and specialty, individual and environmental factors, health information, voice problems, and vocal symptoms, among others. The discrete variables were compared with chi-square test and a logistic regression model was used in order to calculate the adjusted odds ratios and their confidence intervals at 95%. Significance level was determined at the 5% level. The prevalence of self-reported voice disorders in the last year was 57%. Most relevant symptoms were: loss of voice control, dry throat, tired and weak voice, roughness, tightness or pressure, and voice breaks in speech. Several risk factors were identified, namely: being a female teacher, teaching in the 1st cycle, teaching non-specific disciplines, working in stuffy classrooms, having difficult access to water, and anxious personal profile, suffering of depressive disorder, sinusitis and gastro-oesophageal reflux disease, and yelling. Protection factors were: teaching in secondary level (high school), teaching physicochemical sciences, and working in a classroom with natural ventilation. Voice disorders’ prevalence was high, although in line with other regions and countries previously described. Considering existing literature, symptoms were also similar, but some risk factors where different. As this was a pilot study, future work will expand the number and geographical distribution of the sample, reinforcing its statistical relevance, in order to contribute to better labour policies in Portugal.