Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos docentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
POSTER_André Araújo.pdf160.12 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O PETRHA é um serious game, que tem como objetivo treinar os alunos na resolução de casos clínicos, tendo sido pensado inicialmente para a área da fisioterapia, e utilizando casos simulados da área da geriatria. Neste sentido, o presente estudo propôs-se a explorar o uso deste um serious game na formação em terapia da fala, tendo em consideração a perspetiva dos docentes e a adaptação de um caso de envelhecimento patológico e de um caso não patológico. Os objetivos incluem: definir procedimentos para o desenvolvimento de um caso simulado, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e, por último, averiguar possíveis adaptações ao PETRHA. O estudo decorreu numa metodologia classificada de investigação-ação. Este iniciou-se com a construção de dois casos simulados, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Participaram neste estudo 5 docentes da área da terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambas as fases foram recolhidas as suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group.

Description

Keywords

Terapia da fala Novas tecnologias Formação Serious game Envelhecimento

Citation

Gonçalves, T. M. M. de Q., Pereira, S., Pires, Nicole, Pimenta, A., Araújo, A., & Capitão, S. (2021). Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: Perspetiva dos Docentes [Comunicação poster]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Politema

CC License