Publication
Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos docentes
dc.contributor.author | Gonçalves, Tiago Miguel Madureira de Queirós | |
dc.contributor.author | Pereira, Sara | |
dc.contributor.author | Pires, Nicole | |
dc.contributor.author | Pimenta, Alice | |
dc.contributor.author | Araújo, André | |
dc.contributor.author | Capitão, Susana | |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T14:34:51Z | |
dc.date.available | 2023-02-15T14:34:51Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O PETRHA é um serious game, que tem como objetivo treinar os alunos na resolução de casos clínicos, tendo sido pensado inicialmente para a área da fisioterapia, e utilizando casos simulados da área da geriatria. Neste sentido, o presente estudo propôs-se a explorar o uso deste um serious game na formação em terapia da fala, tendo em consideração a perspetiva dos docentes e a adaptação de um caso de envelhecimento patológico e de um caso não patológico. Os objetivos incluem: definir procedimentos para o desenvolvimento de um caso simulado, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e, por último, averiguar possíveis adaptações ao PETRHA. O estudo decorreu numa metodologia classificada de investigação-ação. Este iniciou-se com a construção de dois casos simulados, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Participaram neste estudo 5 docentes da área da terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambas as fases foram recolhidas as suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gonçalves, T. M. M. de Q., Pereira, S., Pires, Nicole, Pimenta, A., Araújo, A., & Capitão, S. (2021). Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: Perspetiva dos Docentes [Comunicação poster]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-97-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22306 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
dc.subject | Terapia da fala | pt_PT |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Serious game | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
dc.title | Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos docentes | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21 | pt_PT |
person.familyName | Guerreiro Martins Araújo | |
person.givenName | Pedro André | |
person.identifier.ciencia-id | 7218-7E1F-0A28 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7380-6465 | |
person.identifier.rid | O-8166-2016 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602 |