ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Couto, Ângela Maria Pinto do"
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- 26000 km de aprendizagem e ensinoPublication . Nunes, Solange Marques; Couto, Ângela Maria Pinto doRealizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, este Relatório tem o objetivo de retratar o percurso de aprendizagem e formação académica trilhado ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal e intelectual, conseguido através das experiências no terreno durante os períodos de estágio, este percurso estabelece a interligação entre a teoria e a prática, patamar tão fundamental para a aquisição de competências profissionais. Inicialmente faz-se uma abordagem ao enquadramento legal que apoia a profissionalização docente e depois um aprofundamento teórico de dois temas ligados à prática educativa: a diversidade cultural na comunidade escolar e a indisciplina em sala de aula. De seguida descreve-se o roteiro de ação preconizado pela mestranda, o qual permitiu observar, planificar, investigar, agir e refletir sobre todas as decisões que determinaram o caminho seguido, incluindo as estratégias, os procedimentos e os conteúdos abordados, pautando-se sempre por conseguir a envolvência dos alunos numa aprendizagem autêntica e significativa. Por último apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido, cuja principal finalidade foi a de contrariar o desinteresse evidenciado pelos alunos em relação à matemática. O projeto intitulado “Contribuição do Jogo do 24 no desenvolvimento do cálculo mental” recorreu-se deste jogo como ferramenta para potenciar o desenvolvimento do cálculo mental e contornar/colmatar as dificuldades apresentadas pela turma objeto de estudo.
- Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um clickPublication . Dias, Beatriz Mesquita; Couto, Ângela Maria Pinto do; Silva, Sara Aboim daO presente Relatório de Estágio (RE) é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Em particular, neste RE, pretende-se refletir sobre a prática de ensino supervisionada. O professor do século XXI orienta-se por uma visão socioconstrutivista do ensino que permite a criação de relações pedagógicas e de ambientes favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas pelos estudantes. Adicionalmente, é o ensino que exige do docente a capacidade de observar, refletir e avaliar o contexto, intervindo de forma eficaz e orientando o aluno no seu percurso de aprendizagem, sendo este o centro do mesmo. O presente RE incide sobre as práticas pedagógicas e didáticas implementadas numa era tecnológica. Torna-se imprescindível aliar a educação às ferramentas digitais por forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem apelativo, motivador, próximo ao aluno e com sentido. Por este mesmo motivo, a mestranda procurou implementar o mencionado em toda a sua prática de ensino supervisionada. Um docente é um eterno estudante, aperfeiçoando-se e atualizando-se para as diversas realidades; é um eterno criativo, procurando estratégias para motivar os alunos; é um eterno explorador, encontrando as melhores formas para lecionar as aulas; e é um eterno exemplo, marcando a vida de todos os que passam pelas suas aulas.
- Relatório de estágioPublication . Amorim, Sara Daniela Rodrigues; Couto, Ângela Maria Pinto doO presente relatório de estágio é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O mesmo tem o objetivo de retratar o percurso de ensino e aprendizagem trilhado pela mestranda ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal, este percurso estabelece a ligação entre a teórica e a prática, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. Em primeira instância realiza-se uma análise ao enquadramento legal que sustenta a profissionalização docente e a prática pedagógica. Além disso faz-se também uma reflexão acerca de dois temas ligados à prática educativa: o professor generalista e o papel do professor como motivador de aprendizagens. Seguidamente descreve-se o percurso formativo da mestranda nos diferentes contextos, incluído a estratégia utilizada durante a ação educativa e os conteúdos abordados na mesma, orientando-se sempre por conseguir a envolvência do aluno numa aprendizagem significativa. Em último lugar apresenta-se a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano, cuja principal finalidade foi a de motivar os alunos para a matemática. O projeto intitulado “As Olimpíadas dos Jogos Matemáticos” funcionou como meio potenciador para a motivação da turma e para consequentemente colmatar o seu desinteresse em relação à matemática.
- Relatório de EstágioPublication . Marques, Sara Raquel Fangueiro; Couto, Ângela Maria Pinto doO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. As páginas deste relatório refletem o trajeto de formação desenvolvido, não só ao longo do último ano deste ciclo de estudos, mas também evidenciam a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através da licenciatura e do mestrado. Esta construção e reflexão só foi possível através de um cruzamento entre a prática e a teoria, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. Com este trabalho, pretende-se em primeira instância analisar o quadro teórico e legal que sustentam a profissionalização docente e a prática pedagógica e em segundo lugar refletir sobre percurso formativo da mestranda nos diferentes contextos, ao longo da prática de ensino supervisionada e a forma como essa análise possibilitou a construção e o amadurecimento de saberes profissionais. O Relatório de Estágio apresenta ainda uma dimensão investigativa desenvolvida no decorrer do estágio, através da exploração de um projeto de investigação no âmbito da Resolução de Problemas e da Contextualização da Aprendizagem.