Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Beatriz Dias_2021.pdf13.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio (RE) é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Em particular, neste RE, pretende-se refletir sobre a prática de ensino supervisionada. O professor do século XXI orienta-se por uma visão socioconstrutivista do ensino que permite a criação de relações pedagógicas e de ambientes favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas pelos estudantes. Adicionalmente, é o ensino que exige do docente a capacidade de observar, refletir e avaliar o contexto, intervindo de forma eficaz e orientando o aluno no seu percurso de aprendizagem, sendo este o centro do mesmo. O presente RE incide sobre as práticas pedagógicas e didáticas implementadas numa era tecnológica. Torna-se imprescindível aliar a educação às ferramentas digitais por forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem apelativo, motivador, próximo ao aluno e com sentido. Por este mesmo motivo, a mestranda procurou implementar o mencionado em toda a sua prática de ensino supervisionada. Um docente é um eterno estudante, aperfeiçoando-se e atualizando-se para as diversas realidades; é um eterno criativo, procurando estratégias para motivar os alunos; é um eterno explorador, encontrando as melhores formas para lecionar as aulas; e é um eterno exemplo, marcando a vida de todos os que passam pelas suas aulas.
The present report is made by the discipline of Supervised Teaching Practice, for Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, of the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. In particular, in this report, it is intended to reflect on supervised teaching practice. The 21st century teacher is guided by a constructivist vision of teaching that allows the creation of pedagogical relationships and favorable environments to the teaching and learning process, with a purpose on the development of meaningful learning by students. Additionally, it is requires to the teacher being able to observe, reflect and evaluate the context, intervening effectively and guiding the student in his learning path, which is the center of it. This report focuses on pedagogical and didactic practices in a technological. It is essential to combine education with digital tools in order to make the teaching and learning process appealing, close to the student and with meaning. For this same reason, the master's student tried to follow the mentioned in all her supervised teaching practice. A teacher is an eternal student, perfecting and updating himself for the different realities; he is an eternal creative, looking for strategies to motivate students; he is an eternal explorer, finding the best ways to teach classes; and it is an eternal example, marking the lives of all who pass through his classes.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Professor do Séc. XXI Ensino a distância Ferramentas Digitais Supervised teaching practice Teacher of the 21st century Distance learning Digital tools

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License