Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SaraAmorim_2018.pdf13.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O mesmo tem o objetivo de retratar o percurso de ensino e aprendizagem trilhado pela mestranda ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal, este percurso estabelece a ligação entre a teórica e a prática, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. Em primeira instância realiza-se uma análise ao enquadramento legal que sustenta a profissionalização docente e a prática pedagógica. Além disso faz-se também uma reflexão acerca de dois temas ligados à prática educativa: o professor generalista e o papel do professor como motivador de aprendizagens. Seguidamente descreve-se o percurso formativo da mestranda nos diferentes contextos, incluído a estratégia utilizada durante a ação educativa e os conteúdos abordados na mesma, orientando-se sempre por conseguir a envolvência do aluno numa aprendizagem significativa. Em último lugar apresenta-se a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano, cuja principal finalidade foi a de motivar os alunos para a matemática. O projeto intitulado “As Olimpíadas dos Jogos Matemáticos” funcionou como meio potenciador para a motivação da turma e para consequentemente colmatar o seu desinteresse em relação à matemática.
The present internship report is carried out within the scope of the “Supervised Teaching Practice”, the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The same has the objective of portraying the teaching and learning course traversed by the master's student over the last five years. Allied with the process of personal growth, this course establishes the link between theory and practice, mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge. In first instance is made an analysis of the legal framework that supports teacher professionalization and pedagogical practice. In addition, there is also a reflection on two themes related to the educational practice: the general teacher and the role of the teacher as a motivator of learning. Next we describe the formative course in the different contexts, including the strategy used during the educational action and the contents covered in the same, always being guided by the student' involvement in meaningful learning. Finally we present the research dimension developed throughout the year, whose main purpose was to motivate students to mathematics. The project entitled "The Mathematical Olympic Games" functioned as an enabler for the motivation of the class and, consequently, to eliminate their lack of interest in mathematics.

Description

Keywords

Matemática Jogo Motivação Investigação Reflexão Mathematics Game Motivation Research and Reflection

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License