ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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- A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificaçãoPublication . Pinto, Catarina dos Santos; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.
- Abordagens ativas no ensino de inglês como língua estrangeira a crianças no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cainelli, Júlia Arruda; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daAs abordagens ativas na educação buscam envolver os alunos de forma participativa, incentivando-os a assumir um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem. Essa abordagem estimula a interação, a colaboração e o pensamento crítico, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais significativa para as crianças. Neste contexto, os alunos são estimulados a desenvolver uma cidadania proativa, através de um engajamento ativo dos alunos em questões sociais, culturais e comunitárias, como é o caso da importância de práticas ecosustentáveis, promovendo a compreensão dos desafios ambientais, mas também incentiva a busca por soluções e a adoção de comportamentos sustentáveis no dia a dia. Neste estudo, procuraremos compreender como as abordagens ativas, ancoradas na abordagem de storytelling, com recurso a picture books, podem desenvolver tanto competências de compreensão e de produção nos alunos de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como permitir que eles se conectem emocionalmente com os personagens e as situações apresentadas nas histórias, fomentando competências essenciais à criação da sua cidadania, como o pensamento crítico e a criatividade. Para tal, recorremos a uma metodologia de índole etnográfica, em que realizámos uma análise documental dos percursos didáticos criados e dos dados recolhidos, como questionários e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os resultados demonstram que os alunos desenvolveram competências como o pensamento crítico e criatividade e, ainda, um forte sentido de consciência eco-comportamental.
- CLIL e recursos hipersensoriais personalizados: simbiose perfeita de ensino e aprendizagem de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Figueiredo, Maria Virgínia Pereira de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente estudo, realizado em contexto de estágio integrado do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, é o resultado da observação de aulas de Inglês do 1.º CEB e de aulas lecionadas na Prática de Ensino Supervisionada (PES), surgindo da inevitabilidade de querer compreender de que forma o conhecimento, saberes e experiências dos alunos, adquiridos em contexto escolar, bem como aqueles adquiridos no contexto familiar, social e cultural são integrados e conjugados no ensino e aprendizagem de Inglês como disciplina obrigatória do 1.º CEB. Desta forma, foram definidos três fatores a ter em consideração para este estudo com contornos de investigação-ação: a Metodologia, os Recursos usados durante a Prática de Ensino Supervisionada e o Grupo-Turma. Da pesquisa e análise documental efetuadas para este estudo resultou a adoção da Metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) –, a qual segue a recomendação do Ministério da Educação e Ciência e está em linha com as recomendações da União Europeia (UE) e do Conselho da Europa (CE), que recomendam ainda vivamente a utilização de estratégias que favoreçam a utilização da língua em contexto, tais como o designado CLIL, que consiste no estudo integrado de uma língua estrangeira com conteúdos de outras disciplinas. A metodologia CLIL oferece aos alunos a oportunidade de usarem uma Língua Estrangeira (LE) num contexto natural (Cruz et al., 2019, p.150). Aliada à escolha da Metodologia CLIL e, também, com base em pesquisas documentais, observação direta, notas de campo e consulta ao Grupo-Turma, foi efetuada uma seleção e elaboração de Recursos feitos à medida do Grupo-Turma. O trabalho desenvolvido ao longo desta PES teve em consideração o facto de que cada aluno é um indivíduo e visou sempre uma atuação em concordância com o que está definido no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017), cujo o objetivo não é tentar uniformizar, mas sim atuar em conformidade com o quadro de referência criado, que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Os principais resultados obtidos tendem a mostrar que a Metodologia CLIL é integradora, abrangente e inclusiva e que a seleção de recursos variados e hipersensoriais utilizados nas diversas atividades motivam os alunos e fomentam o seu interesse, participação e criatividade na aprendizagem, aquisição e construção das novas aprendizagens da Língua Estrangeira, que no caso desta PES é a Língua Inglesa. A construção de novas aprendizagens sobre os conhecimentos que os alunos já possuem – scaffolding – e a inclusão da diversidade dos contextos dos alunos, na Metodologia CLIL funcionam como uma mais-valia e são o elo de ligação com as novas aprendizagens na aquisição de uma nova língua. O projeto CLIL, que não é muito comum nas escolas, mas que é um dos projetos da Escola onde se desenrolou esta PES, prova que “while translanguaging work in schools is still in its infancy and is sometimes even contested in bi/multilingual education programmes, we are beginning to see that all children are capable of competence in additional languages” (Ching & Lin, 2019, p.104), como pudemos verificar pela recetividade dos alunos à Metodologia CLIL adotada na planificação e consecução dos objetivos a que nos propusemos.
- A competência musical como trampolim para a aprendizagem mais eficaz da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Braga, Inês Mendes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daEste estudo analisa o potencial da música como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira entre alunos do ensino básico em Portugal, com base numa experiência de prática de ensino supervisionada. Os estudos referenciados permitem entender a relação existente entre a música e a linguagem e apresentar os benefícios que a música tem no ensino e aprendizagem. Neste sentido, é demonstrado como este elemento proporciona um ambiente pedagógico mais dinâmico e motivador, como desperta a atenção dos alunos e fomenta a assimilação do vocabulário e estruturas frásicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As metodologias de investigação aplicadas são de variável mista, pelo envolvimento ativo da investigadora neste processo e pela diversidade de instrumentos utilizados para a recolha de dados, sendo neste âmbito os seguintes: a) registos das práticas (fotografias e vídeos); b) diário de bordo; c) inquérito por questionário a alunos. Deste modo, os resultados evidenciam o impacto positivo da música na motivação, retenção do vocabulário e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos.
- As crianças da “Zona Cinzenta” e a aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sónia Lisete Poças Soares; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daAo longo dos anos a área da educação tem-se deparado com um sem número de obstáculos, alguns deles facilmente ultrapassáveis, outros nem tanto. Entre alguns destes problemas está a falta de inclusão de alunos com dificuldades na escola. Este trabalho foca-se, sobretudo, neste tema, em que se procura estudar abordagens e estratégias que podem ser mobilizadas no ensino de inglês como língua estrangeira, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, de modo a incluir estes mesmos alunos, tendo como pano de fundo o espírito de entreajuda e colaboração entre pares. O objetivo deste estudo foi o de levar a cabo um estudo centrado em práticas inclusivas equacionadas e implementadas no contexto de Prática de Ensino Supervisionada, de forma a que alunos sem enquadramento ao nível das necessidades adicionais de suporte sejam também verdadeiramente incluídos nas atividades de ensino e aprendizagem de inglês. Levei a cabo um estudo de natureza etnográfica com contornos de investigação-ação em que utilizei os seguintes instrumentos de recolha de dados: questionários a aplicar a alunos e professores, focus groups, fichas de trabalho adaptadas e notas de campo. Os resultados mostram que, relativamente aos questionários aplicados a alunos, o uso de metodologias variadas na sala de aula, constitui uma mais-valia não apenas na resolução de problemas de ensino aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem como na inclusão dos mesmos. A acrescentar aos variados recursos, a atribuição de tarefas a serem realizadas entre pares ou em grupos, de modo a promover não apenas a entreajuda, como também a colaboração dos elementos da turma, revelaram-se também profícuas. Dos questionários aplicados aos professores, e no que diz respeito ao Focus Group, concluo que todo o trabalho é realizado em equipa com os seguintes elementos: professores titulares de turma, professora do Ensino Especial, pais, incluindo sempre que possível outros elementos da área da educação.
- Os diários de aprendizagem no processo de reflexão do docente de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Castro, Adriana Alves; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, teve como finalidade compreender a importância da reflexão no processo de formação e na profissão docentes, bem como a utilização da tecnologia nos processos colaborativos e reflexivos. Teoricamente, o nosso estudo assenta na certeza de que a reflexão é uma das competências essenciais no desenvolvimento da profissão e formação docente, proporcionando aos professores oportunidades para o seu desenvolvimento, tornando-os melhores e mais conscientes do seu papel numa escola (Oliveira & Serrazina, 2014, p. 37) e de que a colaboração entre docentes visa uma partilha de saberes, no sentido de se compreender da melhor forma a profissão docente. Este estudo foi desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, sendo que a análise de dados da nossa investigação assenta na perspetiva qualitativa com contornos da perspetiva etnográfica e da investigação-ação, cuja análise de dados se sustenta numa metodologia qualitativa com recurso à análise estatística, à análise documental e à análise de conteúdo. Aplicámos estas metodologias na análise dos dados obtidos através de inquéritos por questionário, dos diários de aprendizagem, de impressões obtidas de uma conversação por chat e das nossas planificações das unidades didáticas. Detivemos algumas limitações no que concerne o desenvolvimento do estudo. Deveriam ter sido implementados mais momentos de reflexão conjunta online que não se concretizaram devido a condicionalismos de espaço. Um outro constrangimento prende-se com a escrita de narrativas autobiográficas, pois não foi possível aferir se é estimulada a escrita de narrativas autobiográficas por parte das Instituições de Ensino Superior. Não obstante, o nosso estudo revelou que a escrita reflexiva de um diário de aprendizagem é de facto primordial num processo de autoconhecimento metamorfósico, de formação e na profissão docente, assim como a colaboração que, por sua vez, visa uma partilha incessante de conhecimentos onde “cada participante é equitativamente reconhecido e valorizado no seu pensamento,na sua experiência e nos seus contributos” (Canha, 2013, p. 62).
- Diatopic Variation in Primary School: from English and its varieties to other languagesPublication . Fernandes, Marta Alexandra Ferreira da Costa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daThis project focuses on the diatopic variation of the English language, its status as a global language (Crystal, 2003) and how this topic can be tackled in primary schools. Using English, and its linguistic varieties (McArthur, 2001; Meyer, 2009) as a conduit for the teaching of other languages, in hopes of developing the students’ plurilingual and intercultural competence (Byram, Fleming & Pieper, 2013), three other languages were introduced in classroom practices: Spanish, Hindi and Mandarin. Furthermore, study plans were analyzed in hopes of ascertaining the importance given to language variation in teacher training programs. Primary school English teachers were also asked directly about their perceptions on varieties of English, as well as their preparedness to tackle this subject. The empirical study was developed within the scope of a supervised teaching practice and within a naturalistic interpretative paradigm (Aires, 2015) with some characteristics of critical experientialism (Alarcão, 2001). This study was supported by qualitative and quantitative data collection and analysis (Gil, 2008), making use of field notes, questionnaires, group discussion and unit plans. The results show that students respond positively to this type of approach. However, as a result of the absence of training in the matter, many teachers are not confident enough to develop activities which features English language varieties.
- Diferenciação Pedagógica para uma gestão eco-comportamental eficaz em CLIL, no ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Mêdas, Tatiana Sofia da Costa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade teve como principal objetivo permitir a prática de ensino em Inglês com turmas de 1º Ciclo e construção e desenvolvimento de saberes profissionais para a prática desta ação docente. Este estudo iniciou com objetivos precisos relativamente às práticas de diferenciação, gestão eco-comportamental e CLIL, na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma primeira fase de observação, à priori do início da Prática de Ensino Supervisionada, compreendi que os temas acima mencionados eram relevantes alvos de investigação, na instituição em que estava integrada. Como tal, foram definidos objetivos para o desenvolvimento deste estudo, de modo a compreender as representações que existem quanto a diferenciação pedagógica relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, assim como a análise do manual de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico da instituição onde desenvolvi a minha Prática de Ensino Supervisionada. De igual modo pretendi perceber se na sala de aula existem práticas e recursos relacionados com as práticas de diferenciação. Relativamente à abordagem CLIL, pretendia evidenciar quais os benefícios que esta apresenta na formação do aluno. Na realização deste estudo, optei por uma investigação qualitativa, uma vez que é a que me permitia agilizar os instrumentos de investigação que tencionava utilizar, nomeadamente as notas de campo, a análise de trabalhos e atividades práticas, a análise do manual e o implementação e análise de um questionário a docentes de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. A utilização desta metodologia de investigação possibilitou que pudesse tecer a teoria e depois colocá-la em prática, para que pudesse alcançar os objetivos propostos e responder às questões de investigação, sendo-me possível assumir uma atitude de observadora como participante do estudo e realizar a recolha dos dados e análise dos mesmos. Os resultados adquiridos permitem comprovar que a diferenciação pedagógica está presente na mente dos docentes, embora a prática desta não seja tão afluente, enquanto que relativamente à gestão eco-comportamental se verifica um maior desconhecimento do termo e de em que consiste. Relativamente ao CLIL, verifiquei que os alunos demonstram bastante interesse por atividades com esta abordagem, e que os docentes a consideram útil e importante, mas não a única relevante.
- Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futurasPublication . Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daHoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.
- Ensino de Inglês integrado no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Ilda Patrícia Carneiro da; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente estudo tem como objetivo verificar a articulação existente entre os professores titulares de turma e os professores de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Para tal, faremos uma análise do estado da arte relativo a este tema. A par do estudo teórico, será também implementado um projeto de articulação numa escola de 1º ciclo para determinar se esta articulação pode efetivamente acontecer e quais as suas implicações. Este projeto foi desenvolvido em quatro fases. Na fase inicial foi levado a cabo um estudo do meio envolvente, da realidade escolar, das turmas e das professoras titulares das turmas com quem iria articular, procedendo-se, ainda, à entrega e análise dos questionários e à análise dos documentos orientadores da prática educativa. Na segunda fase, juntamente com a professora titular, analisámos as estratégias a utilizar e as atividades que poderíamos desenvolver com as turmas, criando percursos didático-pedagógicos e seus recursos. Na terceira fase, colocámos as atividades em prática, desenvolvendo-as em articulação. Por último, analisámos as atividades que foram realizadas e concluiremos se, de facto, é possível existir uma articulação efetiva e quais as suas vantagens para os alunos. Assim sendo, foi desenvolvido um estudo de natureza etnográfica com contornos de investigação-ação, em que utilizamos os seguintes instrumentos de recolha de dados: a) questionário com perguntas abertas e fechadas a aplicar junto de docentes titulares de turma e um grupo de docentes de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, para aferir as suas representações sobre a abordagem integrada no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico; b) entrevista a uma docente titular para inventariar as suas representações sobre a colaboração entre docentes e abordagens interdisciplinares; c) análise documental de documentos orientadores da prática de ensino supervisionada; d) criação e experimentação de percursos e recursos didático-pedagógicos projetados segundo a abordagem integrada no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados a assinalar são os seguintes: a) é possível a articulação entre práticas desenvolvidas ente professor generalista e professor de inglês, através de dinâmicas de trabalho colaborativo sistemáticas; b) as práticas e recursos desenvolvidos deverão resultar diretamente destas dinâmicas de trabalho.
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