ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial by advisor "Cardoso, Mónica Glória"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de ferramentas digitais para a gestão da qualidade no ISAG: integração de power apps e power BIPublication . GONÇALVES, ANA BEATRIZ MARTINS; Cardoso, Mónica GlóriaO presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Projeto/ Dissertação/ Estágio”, do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto tem como objetivo analisar e melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para o Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), focando-se na melhoria da monitorização, avaliação e eficiência dos processos operacionais através da criação e implementação de uma aplicação integrada com diferentes dashboards. O estudo aborda as principais dificuldades enfrentadas pela instituição, como a fragmentação de informações, a dependência de registo manuais e a falta de uma solução integrada para a análise de dados em tempo real. O desenvolvimento deste projeto seguiu uma abordagem mista, combinando a revisão bibliográfica e o levantamento de dados sobre os processos atuais do SGQ, além de reuniões com os colaboradores-chave. Deste modo, a solução proposta inclui a criação de uma aplicação em Power Apps, combinada com dashboards dinâmicos e interativos desenvolvidos em Power BI, com o objetivo de centralizar os dados e melhorar a visibilidade e a tomada de decisões estratégicas. Em síntese, a implementação da solução melhorará significativamente a eficiência operacional, a agilidade na gestão da qualidade e a capacidade de monitorização dos indicadores-chave de desempenho (KPIs). O projeto também sugere que a solução proposta pode ser escalada para outros processos da instituição, proporcionando uma melhoria contínua no desempenho académico e administrativo.
- Desenvolvimento e implementação de uma aplicação power apps para a gestão eficiente do laboratório de metrologiaPublication . AMARAL, DIANA ISABEL SOARES; Cardoso, Mónica Glória; Sousa, Bruno Eduardo Ferraz deEste projeto visa a digitalização e melhoria do processo de requisição de serviços num laboratório de metrologia, até então caracterizado por uma gestão informal, descentralizada e pouco padronizada. Esta realidade originava falhas significativas ao nível da rastreabilidade dos pedidos, da previsibilidade dos prazos de execução e da eficiência na alocação de recursos. Face a este contexto, foi desenvolvida uma aplicação em Microsoft Power Apps®, cuja escolha se justificou pela rapidez de desenvolvimento, integração nativa com ferramentas amplamente utilizadas na organização (SharePoint, Planner, Teams) e pela possibilidade de criação de soluções por utilizadores sem conhecimentos avançados de programação. A metodologia de investigação-ação permitiu o envolvimento direto dos utilizadores em todas as fases do projeto: levantamento de requisitos, modelação dos processos e validação da solução. A aplicação concebida permite a submissão normalizada dos pedidos, o cálculo automático do tempo estimado com base em critérios técnicos objetivos e o acompanhamento em tempo real do estado de cada requisição. A digitalização do processo resultou em melhorias claras na padronização, rastreabilidade e fiabilidade da informação, proporcionando uma gestão mais eficaz da carga de trabalho e um planeamento mais rigoroso. O projeto evidencia o potencial das plataformas Low-Code na transformação digital de contextos técnicos especializados.
- Estudo do desempenho de um processo produtivo do ramo alimentarPublication . COELHO, CARLA RAFAELA RIBEIRO; Cardoso, Mónica GlóriaO presente trabalho incide sobre a análise e melhoria do desempenho de uma linha de produção de barras proteicas, um produto cada vez mais relevante no setor alimentar devido à crescente procura por alternativas nutricionais equilibradas. O caso de estudo, iniciou-se com uma caracterização detalhada do processo produtivo, a partir da qual foi desenvolvido um modelo de simulação no software JaamSim®, com o objetivo de identificar bottlenecks e testar diferentes cenários de melhoria. A validação do modelo baseou-se em dados reais recolhidos numa unidade fabril, garantindo a fiabilidade dos resultados obtidos. Foram analisados oito cenários, para avaliar o impacto de diferentes estratégias sobre a produtividade e a eficiência global do processo. Os quatro primeiros correspondem a alterações individuais no processo. Já os cenários 5 a 8 resultam de combinações entre as estratégias anteriores. Os resultados demonstram ganhos significativos ao nível da produtividade e da eficiência global do processo, evidenciando a utilidade da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisão. Este caso de estudo reforça a importância da integração de metodologias quantitativas no contexto industrial e apresenta o JaamSim® como uma solução viável e acessível para a análise e melhoria de processos produtivos.
- Influência das práticas de economia circular e transformação digital na sustentabilidade das empresas portuguesasPublication . Fleming, Bernardo Ferreira Miller; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto; Cardoso, Mónica GlóriaNos últimos anos, tem havido uma conscientização e preocupação crescente em relação às alterações climáticas por parte de organizações globais e da sociedade como um todo. Essa maior preocupação é resultado da ocorrência de fenómenos meteorológicos adversos e extremos com maior ocorrência, o que enfatiza ainda mais a necessidade de medidas concretas e eficazes para um desenvolvimento mais sustentável tanto na indústria como na sociedade. No sentido de enfrentar os riscos apresentados pelas alterações climáticas e os desafios associados a mesma, foi introduzido um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os países alcançarem até 2030. Após a realização de uma revisão bibliográfica, tornou-se evidente a existência de uma lacuna de pesquisa em relação aos fatores que contribuem para a sustentabilidade nas empresas portuguesas. Essa lacuna de conhecimento levou ao desenvolvimento de um questionário, que visa identificar e perceber a influencia dos parâmetros TD e EC nas dimensões ambiental, social e económica da sustentabilidade. O questionário leva em consideração diversos princípios, como sustentabilidade, transformação digital, economia circular, emissões líquidas zero, ODS, Triple Bottom Line e ESG, garantindo que os dados coletados sejam relevantes e valiosos para as empresas. Neste estudo, é explorado a influência da Transformação Digital e Economia Circular na sustentabilidade ambiental, social e económica das empresas portuguesas. Os resultados alcançados constituem um importante contributo para o conhecimento das empresas e organizações portuguesas, uma vez que a integração dos parâmetros EC e tecnologias TD pode maximizar os benefícios e impulsionar o progresso em direção a um futuro mais sustentável.
