ESHT - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by advisor "Correia, Luís"
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- O mercado de eventos de casamento em PortugalPublication . Carvalho, Paula Cristina Almeida; Correia, LuísOs eventos de casamento têm assumido ao longo dos últimos anos um papel preponderante no mercado de eventos e no turismo de Portugal, resultando no emergente conceito de turismo de casamentos, que, atualmente, não pode ser ignorado, tendo em conta o seu impacto e procura no mercado. O norte de Portugal tem sido um destino turístico muito procurado por casais estrangeiros para a realização do seu casamento e respetiva festa, criando desta forma a necessidade de se estudar este fenómeno. Apesar de representar uma tendência mundial recente, o turismo de casamentos teve um crescimento acentuado nos últimos anos, mostrando que este mercado, especificamente, o nicho de destination weddings, está a ter um desenvolvimento otimista e a tornar-se um tema relevante no turismo de eventos. Este estudo desenvolve-se no âmbito do tema de eventos de casamentos, procurando caracterizar o mercado do turismo de casamentos no norte de Portugal e o seu papel no mercado dos eventos de casamentos. Neste âmbito, o conhecimento do perfil dos casais turistas, suas motivações de escolherem o norte de Portugal para a celebração do seu casamento, com a identificação das suas pretensões a nível das características do evento a realizar, assim como a satisfação da experiência, torna-se relevante para um melhor conhecimento deste fenómeno emergente. A região norte de Portugal reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia e hospitalidade dos nortenhos, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, são alguns dos fatores que distinguem o Norte Portugal dos restantes destinos concorrentes. Conhecer as necessidades dos casais turistas que procuram o norte de Portugal como destino para a realização do seu casamento, levou-nos à seguinte questão: Quais as motivações dos casais para a escolha do Norte de Portugal como destino de casamento? Após revisão e análise de diversa literatura e documentos referentes ao tema, a questão levantada foi validada para ser o objetivo principal desta dissertação, uma vez que foi comprovado a sua pertinência. Para este efeito, adotou-se a metodologia de Quivy e Campenhoudt e efetuou-se a recolha de dados através de inquéritos semiestruturados a uma amostragem de trinta casais turistas que realizaram o seu casamento no Norte de Portugal. Para consolidar alguns dos resultados foram efetuadas entrevistas a vinte e seis wedding planners do Norte de Portugal e a quatro entidades relevantes do setor turístico, nomeadamente, Casamentos.pt, BestEvents, Revista Eventos de Sonho, LP Wedding Consulting. Uma abordagem qualitativa foi efetuada aos resultados obtidos, através da técnica de análise de conteúdo e descritiva, o que permitiu uma melhor compreensão dos mesmos de forma a obter-se uma conclusão relativamente à questão primordial do tema desta dissertação. Desta forma, acreditamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para que os profissionais dos eventos de casamento, os wedding planners, possam adaptar estratégias no sentido de melhorarem a performance dos seus serviços e, consequentemente, melhor poderem satisfazer as necessidades dos turistas que desejem casar no norte de Portugal.
- Turismo otaku: o perfil do otaku portuguêsPublication . Castanho, Benjamim Filipe Carvalhido; Correia, LuísO Japão exibe uma cultura multifacetada, com tradições milenares. Embora tenha raízes na cultura chinesa, a distância geográfica permitiu ao Japão a construção de um modelo cultural diferenciado e cujas marcas persistem mesmo com a característica dinâmica do povo de adaptar-se à evolução tecnológica. Por isso, a cultura japonesa é alvo de interesse e estudo internacional. O povo japonês tem uma história rica e com muita tradição, o Japão é um país muito conservador, mas agora devido ao acesso a internet e a facilidade de encontrar artigos, informações e notícias, começa-se a conhecer este país místico e pouco aberto ao exterior. No Japão existe uma subcultura chamada de Otaku, que traduzido literalmente s . Esta subcultura é associada às pessoas que gostam muito de um hobby que tanto pode ir do gaming à informática. A nível internacional esta palavra é associada às pessoas que têm um interesse muito profundo em anime, videojogos, cosplays, manga e j-pop (música pop japonesa), as pessoas que têm este tipo de interesses ficam conhecidos como Otakus. O motivo que esteve na base da escolha deste tema foi a quase inexistência de estudos sobre os Otakus portugueses, principalmente na área do turismo, área que está a crescer a cada ano que passa em Portugal. Nessa perspetiva o Turismo Otaku é um nicho do mercado que deverá crescer devido ao grande interesse que a subcultura Otaku tem vindo a ganhar nos últimos anos. Este trabalho de investigação tem por objetivo estudar o Otaku português numa perspetiva do turismo. Identificar as intenções dos que viajaram ou pretendem viajar ao Japão, procurando compreender as suas motivações, os lugares que gostariam de visitar e, assim, caraterizar o perfil do Otaku português. Após a investigação realizada, concluímos que o otaku português é maioritariamente do sexo masculino, jovem e apresenta um nível de escolaridade elevada. Constata-se que Akihabara e Quioto são os locais de preferência dos que já viajaram ou pretendem viajar para o Japão.
- Turismo religioso: estudo de caso em BalasarPublication . Malta, Ana Cristina da Costa; Correia, LuísO turismo religioso, em Portugal, tem a sua grande expressão em Fátima, sendo necessário conhecer o seu impacto em Santuários de menor dimensão. O estudo, em geral, procura conhecer o perfil dos peregrinos/visitantes que se deslocam até Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar, Póvoa de Varzim. De forma mais específica pretende identificar as motivações dos visitantes, conhecer a sua origem, o meio de transporte utilizado, saber como é que visitante obteve conhecimento, descrever as atividades desenvolvidas pelos visitantes durante a visita e saber se o santuário dispõe das infraestruturas adequadas para satisfazer as necessidades e desejos dos visitantes. Adotou-se uma metodologia de investigação mista quantitativa e qualitativa, com base em questionários presenciais, aplicados entre abril e maio de 2018, no Santuário Alexandrina de Balasar, a 153 peregrinos/visitantes; realizou-se cinco entrevistas aos principais stakeholders envolvidos no estudo, análise de documentos e do website do Santuário. Os dados dos questionários foram tratados e analisados no SPSS versão 24 e as entrevistas e os documentos através da análise de conteúdo, no NVivo 10. Os resultados indicam que a maioria dos inquiridos é católico, tem elevadas habilitações académicas, maioritariamente são portugueses e visitam o santuário de Balasar essencialmente por motivos religiosos. Balasar carateriza-se por possuir uma boa oferta religiosa, estacionamento, limpeza do espaço, apresentando, contudo, algumas debilidades a outros níveis. A esmagadora maioria dos inquiridos tem intenção de voltar e/ou recomendar a visita. O turismo religioso é considerado muito importante para Balasar, contribuindo para um crescimento económico, motivando a construção do novo santuário. Este estudo contribui para se conhecer o perfil do peregrino/visitante que se desloca até ao Santuário Alexandrina de Balasar e dar a conhecer um pouco mais da localidade. Contribui também para a análise e reflexão dos principais envolvidos sobre o que de bom tem o Santuário para oferecer e alguns aspetos que podem vir a se melhorados.