ESHT - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by advisor "Brandão, Ana Filipa"
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- O comportamento do turista náutico desportivo no litoral Norte de PortugalPublication . Morim, Beatriz Carmo Casanova; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaNa atualidade, o turismo náutico tem assumido, em Portugal, um papel de destaque no desenvolvimento das várias regiões costeiras. Nota-se uma recente preocupação por parte destas localidades em valorizar e aproveitar as características únicas da sua linha de costa, possuidora das condições ideais para a prática de diversos desportos náuticos. Estes têm marcado os territórios do litoral Norte, impulsionando o seu reconhecimento e promoção, como destinos singulares, onde os rios marcam a identidade do território e o mar apresenta-se como um imponente recurso, aliado ao vento norte. Esta investigação tem como objeto geral analisar o comportamento do turista náutico desportivo nas EN do litoral Norte de Portugal. Já os objetivos específicos passam por entender as motivações do turista náutico desportivo, perceber as características mais valorizadas na escolha da EN e avaliar o grau de satisfação relativamente ao destino náutico. A metodologia adotada foi a quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de 100 turistas náuticos desportivos. Por conseguinte, os dados foram tratados no programa SPSS. Após a análise, constatou-se que as motivações dos turistas náuticos desportivos que participam como ativos (desportistas) se prendem com o contacto com a água e natureza, saúde e bem-estar, relaxar e relacionamento/convívio. Já as motivações dos turistas náuticos passivos (espectadores) compreendem o relaxamento, o contacto coma água e natureza, a participação/ observação em eventos náuticos e obter novas experiências. Por sua vez, identificou-se que as características mais valorizadas pelo turista quando escolhe um destino náutico são a localização, a qualidade e abundância de recursos hidrográficos, a limpeza de praias, rio e mar, os parques de estacionamento, as condições meteorológicas e marítimas, as acessibilidades e os painéis informativos. No que respeita à satisfação turística, os inquiridos mostraram-se maioritariamente satisfeitos com a sua experiência nas EN do litoral Norte de Portugal. As características do destino com que se mostraram mais satisfeitos foram a localização, a qualidade/abundância de recursos hidrográficos, a beleza paisagística, a gastronomia e as condições meteorológicas/ marítimas. Descobriu- se ainda as características que foram avaliadas com um menor grau de satisfação. Esta investigação visa constituir-se como um complemento ao conhecimento e literatura existente sobre turismo náutico desportivo. Fornece uma perspetiva que transparece as motivações, opiniões e satisfação destes indivíduos, e por isso uma visão próxima de como os destinos náuticos poderão gerir e melhorar a experiência turística dos visitantes.
- Guia do empreendedor para o alojamento localPublication . Moreira, Cristiana Patrícia da Costa; Brandão, Ana Filipa; Melo, AntónioO projeto foi criado para ajudar futuros empreendedores interessados em abrir um negócio de alojamento local. Com o guia criado o empreendedor poderá consultar a informação da legislação em vigor num formato visualmente atrativo e de leitura fácil. O objetivo deste guia foi ir um passo mais à frente ao dos guias já existentes ao adicionar uma secção, ainda que opcional para o empreendedor, sobre a qualidade dos serviços que irá permitir tornar o seu negócio inovador e diferenciador através de um modelo de qualidade adaptado ao alojamento local, segundo o estudo de vários modelos qualidade de serviços. Foi realizado um estudo teórico para compreender os conceitos ligados ao tema e objetivo do projeto tais como qualidade de serviços, modelos qualidade de serviços, modelos de qualidade de serviços na hotelaria e alojamento local. Foi realizada também uma análise estatística para compreender o crescimento do negócio do Alojamento Local no território continental. Com base nos estudos realizados e na legislação em vigor foi criada uma primeira versão do guia. Esta versão foi testada através de entrevistas realizadas com entidades competentes e empreendedores do alojamento local. Os resultados positivos obtidos permitiram entender a aplicabilidade do guia no mercado, melhorar o conteúdo e perceber as diferentes perspetivas entre entidades e empreendedores resultando assim numa versão final apresentada neste documento.
- O papel do turismo de saúde e bem-estar nas motivações dos termalistas da região Norte e Centro de PortugalPublication . Teixeira, Ana Sofia Rocha; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaEste trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre o papel do turismo de saúde e bem-estar nas motivações dos termalistas da região Norte e Centro de Portugal. O termalismo, em termos históricos, esteve sempre associado a tratamentos ao nível da saúde baseados em recursos naturais, constituídos por elementos específicos, com uma função curativa. Tem-se observado algumas mudanças no que se refere ao tipo de cliente, tratamentos, produtos e serviços disponibilizados. As mudanças observadas no quotidiano profissional, social e familiar do indivíduo têm provocado desequilíbrios no seu bem-estar físico e psicológico. É nas estâncias termais, com oferta de tratamentos de recuperação do corpo e da mente, complementares aos tratamentos clássicos, que os indivíduos procuram formas de recuperar dessa agitação, que lhe restituam o seu bem-estar e, consequentemente, melhorem a sua qualidade de vida (Lopes, Alén, Liberato e Liberato, 2018; Gonçalves e Guerra, 2019). A metodologia de investigação utilizada foi baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos termalistas do Norte e Centro de Portugal, no sentido de obter informações sobre as suas motivações para o turismo de saúde e bem-estar, em particular, as suas motivações para a visita a estâncias termais. O questionário foi aplicado a uma amostra de 201 termalistas a partir da plataforma digital Google forms e presencialmente em estâncias termais do Norte e Centro de Portugal. A análise dos dados recolhidos foi efetuada através do recurso ao programa do SPSS versão 26, tendo sido elaborada uma análise estatística univariada e bivariada, no sentido de validar as hipóteses de investigação. Os dados recolhidos confirmam que as motivações para a prática de termalismo se relacionam com questões de saúde (problemas respiratórios, digestivos, circulatório, reumáticas e músculo-esqueléticas, pele); as motivações para a prática de termalismo relacionam-se com questões de lazer e relaxamento (fugir do stress diário, tempo em família, ser “mimado”); o perfil sociodemográfico influencia as motivações “push & pull” dos termalistas; as motivações dos termalistas influenciam as características da viagem; o perfil sociodemográfico dos termalistas influencia as escolhas dos serviços disponibilizados; os aspetos mais valorizados na seleção do estabelecimento termal influenciam o grau de satisfação relativamente à viagem e experiência termal e intenção de recomendar e revisitar o destino; e, a satisfação geral com o destino termal influencia significativamente a fidelização ao destino de saúde e bem-estar. As limitações do estudo surgiram na fase da recolha de dados, em virtude da situação de pandemia provocada pela Covid-19. No que concerne à aplicação dos questionários, pretendia-se obter um maior número de respostas aos questionários, mas a maior parte das estâncias termais recusaram a divulgação do mesmo. As Termas de São Pedro do Sul e Taipas Termal divulgaram em papel, mas muitos dos termalistas recusaram o preenchimento do mesmo, pela obrigatoriedade de contacto. Na divulgação online houve igualmente limitações devido ao perfil sociodemográfico da maior parte dos termalistas, que são séniores, e maioritariamente não têm dispositivos eletrónicos. As propostas para investigações futuras deverão ser desenvolvidas com estudos semelhantes, mas com uma amostra mais significativa, por forma a contribuir para o conhecimento científico deste tipo de turismo, que, previsivelmente registará um aumento de procura nos próximos anos, pela modificação na estrutura demográfica nos países europeus em geral, e em Portugal, em particular. Será igualmente importante aprofundar a investigação no âmbito do perfil sociodemográfico em relação às motivações dos termalistas. Sugere-se, ainda, a realização de estudos comparativos com outras regiões de Portugal e do mundo, bem como a análise longitudinal do fenómeno em estudo.
- A qualidade e o alojamento local no Porto: caracterização e perspetivas futurasPublication . Pinto, Isabel Cristina Araújo; Brandão, Ana FilipaO crescente sucesso das companhias aéreas low cost, levou ao surgimento de uma nova classe de viajantes que pressiona o turismo nos destinos mais procurados. O défice da oferta hoteleira associado a esta massificação repentina levou ao surgimento de plataformas de partilha como o Airbnb e consequentemente o conceito de Alojamento Local. Este modelo de alojamento, mais integrado com as comunidades locais, proliferou e resultou na sua disseminação pelo mundo e pela generalidade do nosso País, acabando por se tornar um importante player para o sector do Turismo. Conta-se que este crescimento continue nos próximos anos, potenciado pelo constante reconhecimento mundial do destino. Com o crescimento repentino do AL surgiram desajustes legislativos, um dos quais a falta de controlo da qualidade. Assim aparecem iniciativas como o Programa QUALITY que procuram colmatar esta falha e promover a qualidade do AL em Portugal. Neste âmbito foi realizado um estágio curricular na implementação do programa no Norte, em especial na cidade do Porto. Este trabalho faz uma reflexão do estado atual do AL no Porto, a nível dos estabelecimentos, empresários, qualidade e perspetivas futuras deste modelo de alojamento, através da análise dos dados QUALITY e das entrevistas aos vários players envolvidos neste setor.
- Turismo termal: estratégia de desenvolvimento das termas do Norte de PortugalPublication . Duarte, João David Oliveira; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaA Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o conceito de saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Este conceito claramente coloca o bem-estar como condição essencial à saúde dos seres humanos. É precisamente na esfera do bem-estar que encontramos o termalismo como atividade, não apenas de tratamento de saúde, mas também como componente da prossecução desse mesmo estado de bem-estar que se pretende conquistar. O quotidiano atual frequentemente dificulta a generalidade das pessoas de atingir esse estado em pleno, dando assim abertura a um vasto leque de terapias e opções de tratamento que se encontram à disposição de todos, mediante o tipo de atividades que cada um pretende realizar. As estâncias termais possuem uma já longa história inserida na nossa cultura de saúde e bem-estar, tendo acompanhado desde sempre a evolução dos tratamentos baseados em recursos naturais. Considerando que as estâncias termais existentes em Portugal contam já com bastantes anos de atividade e que de acordo com o Plano Estratégico Nacional de Turismo – Revisão do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015, que identifica a necessidade de se reposicionar o produto termal no mercado, a realização deste trabalho tem como alguns dos seus objetivos identificar os atuais serviços termais existentes no Norte de Portugal, compreender o atual panorama das termas do Norte, quais os seus desafios e que possíveis soluções os stakeholders das regiões termais identificam como suscetíveis de redefinir a oferta termal e turística. Para a recolha de dados será utilizada uma metodologia qualitativa, a qual permitirá reunir informação essencial para dar resposta aos objetivos deste trabalho. Pretende-se assim que com este trabalho o Norte de Portugal, os stakeholders das regiões termais do Norte, as DMOs e em particular a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal passem a usufruir de um plano estratégico que englobe a criação de uma estratégia termal na região, captação de novos mercados nacionais e internacionais, criação de novos produtos e serviços turísticos nas regiões termais e promoção desta nova realidade a nível global.