ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by advisor "Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira"
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- A compra por impulso online sob influência da publicidade nas redes sociaisPublication . Sousa, Miguel José Ribeiro; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraSocial networks have revolutionized the way consumers and brands communicate and interact. With its popularity and the growing investment of companies in advertising on social media, it has become important to understand how online consumers perceive online advertising on these platforms, how it positively influences their attitudes towards it and how this can lead to an online impulse purchase. This dissertation begins with a literature review on the topic of advertising on social media. Some specific items will be focus on, such as hedonic navigation on social networks, the value perceived by consumers through advertising, the perceived novelty that they get from it and the credibility it conveys to them in order to understand how these four variables can positively influence the attitude of consumers towards advertising and lead, as well as the individual's level of impulsiveness, to a positive impact on online impulse buying. The methodology adopted for this investigation consisted of the construction of a structural equation model, carried out by an online survey, which resulted in 369 valid responses from people who use or have already registered in one of the two social networks Facebook or Instagram, of which 115 said that uses more Facebook and 254 Instagram. Through the analysis of the results obtained and using the SmartPLS software, it was discovered that the Perceived Value and Credibility positively affect the Attitude towards advertising on social networks. The same Attitude and Level of Impulsiveness of the Individual, end up positively affecting the online Impulse Purchase. This dissertation contributes to the growth of scientific research and indicates to brands, which characteristics of their advertising should focus and invest when disseminating them on social networks, in order to attract and lead consumers to buy more impulsively.
- O impacto do celebrity endorsement na intenção de compra: o caso das celebridades desportivas nas redes sociaisPublication . Moreira, Francisco André Araújo; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraO apoio de Celebridades Desportivas e o seu impacto no sucesso de uma marca no mercado tem sido estudado e provado nos últimos anos. No entanto, as Celebridades Desportivas e a comunicação nas Redes Sociais têm surgido como pilar imprescindível na comunicação de uma marca de desporto, e este estudo nasce para colmatar essa lacuna na literatura atual. Esta investigação tem como objetivo estudar o Celebrity Endorsement no contexto das Redes Sociais quando praticado por Celebridades Desportivas e a sua influênica, direta e indireta, na Intenção de Compra. Na vertente indireta, estudaram-se 4 dimensões importantes para todas as marcas: o Word-of-Mouth, Brand Image, Brand Trust e Brand Atittude. Relacionando estas variáveis pretendeu-se responder a questões como: será que um consumidor irá ser influenciado por uma Celebridade Desportiva que segue nas Redes Sociais, a comprar algo de uma marca que esta apoia? Poderá uma marca sair valorizada nas suas componentes a partir deste Celebrity Endorsement? A metodologia que foi adotada neste estudo foi a construção de um modelo de equações estruturais, suportado por um questionário a uma amostra a 306 inquiridos que tinham sido expostos a parcerias de variadas celebridades e marcas. Posteriormente, os resultados deste inquérito foram analisados com recurso ao software SmartPLS, que confirmou todas as hipóteses do modelo conceptual, à exceção da influência positiva do Brand Atittude na Intenção de Compra. Nesta investigação confirmou-se que a utilização de estratégias de celebrity endorsement, com celebridades desportivas, melhoram a imagem da marca (brand image), aumentam o word-of-mouth, fazendo os consumidores falar sobre as marcas e por essa via, também, melhorar a imagem e a confiança na marca. Adicionalmente, estas estratégias de CE também melhoram a confiança (brand trust), a atitude dem relação à marca (brand atittude) e a intenção de compra. No contexto de ações de CE, para os inquiridos neste estudo uma boa imagem da marca leva a um aumento na confiança da mesma e essa confiança leva a que os clientes tenham maior intenção de adquirir produtos da marca. Nesta investigação, não se verificou que a Brand Atittude leve a um aumento da Intenção de Compra. Verificou-se, então, a eficácia do Celebrity Endorsement no contexto estudado. Para além disso, denotaram-se algumas diferenças significativas entre alguns grupos inquiridos, nomeadamente entre os sexos e os clientes de marcas dos setores de desporto e beleza. A utilização do CE tem mais influência na Intenção de Compra no sexo feminino; a utilização de uma celebridade desportiva influencia mais o Word-of-Mouth quando estão em causa marcas do setor desportivo do que marcas de beleza; e o mesmo acontece em relação à influência da confiança da marca na intenção de compra de marcas desportivas, em comparação às situações em que estes promovem marcas de beleza. Estes resultados vieram reforçar a importância das marcas apostarem neste tipo de parcerias com celebridades, nomeadamente do meio desportivo e incidindo nas redes sociais, não só para aumentar a sua rentabilidade e vendas, como também reforçar as suas componentes, como imagem ou confiança do consumidor na marca.
- Impactos da experiência de compra em websites de marcas de luxoPublication . Oliveira, Ricardo António Freitas; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA massificação da Internet e crescente adesão ao comércio eletrónico que tem sido impulsionado pelos “millennials” e pela pandemia do coronavírus não pode ficar indiferente às marcas de luxo. O principal desafio é ter acesso a novos clientes, educar uma nova geração de consumo, expandir horizontes, chegar a novos destinos, estar alinhado com os novos tempos e códigos de consumo e, fazer tudo isso, mantendo a essência do luxo, do exclusivo, da experiência plena que emociona e encanta. Dessa forma, torna-se importante perceber os principais impactos da experiência de compra em websites de marcas de luxo em diversas variáveis (imagem das marcas de luxo, notoriedade, satisfação e lealdade). Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio de um inquérito desenvolvido online e distribuído aleatoriamente implementado o Modelo de Equações Estruturais. Numa primeira fase utilizou-se o software Microsoft Excel e numa fase posterior, usou-se o software SmartPLS. Através da análise dos resultados obtidos, percebeu-se que a experiência de compra online está positivamente relacionada com a imagem de marca e a satisfação. Mostrou-se ainda que a imagem de uma marca tem uma relação positiva na satisfação e notoriedade. Também a notoriedade é afetada positivamente pela experiência de compra online e afeta positivamente a satisfação. Por seu turno a lealdade, é afetada positivamente pela satisfação à marca e está diretamente associada à notoriedade de determinada marca. A imagem de marca para clientes que compram em loja de marca, leva a que se sintam mais satisfeitos, do que os clientes de lojas multimarca. Também as marcas cujo seu público-alvo seja o género feminino, devem ter cuidado suplementar com a experiência de compra on-line, já que, afetará a imagem de marca. O mesmo se pode dizer das marcas cujo target tenha mais de 40 anos. Por tudo isto, este estudo dá uma importante contribuição para as marcas de luxo e para outras entidades ou pessoas com responsabilidades na gestão de marketing e plataformas de venda online de bens de luxo. E ainda ajuda as marcas a entender que a valorização da experiência de compra online pode impactar positivamente os seus níveis de imagem de marca, satisfação, notoriedade e lealdade.
- The impact of user experience on masstige valuePublication . Santos, Nuno Miguel Magro dos; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA presente investigação tem como objetivo explorar e compreender o impacto de User Experience (Experiência do Consumidor) no valor Masstige de uma marca. Foi desenvolvido um modelo concetual de modo a prosseguir com a investigação. Este modelo integra o Standardized User Experience Percentile Questionnaire e a escala Masstige para medir a relação entre User Experience e Masstige. O estudo empregou uma abordagem quantitativa, através de um questionário online. Foram obtidas 132 respostas, as quais foram analisadas utilizando o software SPSS, que incluiu análises exploratórias fatoriais e testes de fiabilidade. Os resultados indicam uma correlação positiva entre a experiência do consumidor (User Experience) e o valor Masstige de uma marca. Especificamente, o Conhecimento de Marca e Prestígio, e a Qualidade Percecionada, são os conceitos que mais beneficiam de uma Experiência de Consumidor positiva. No entanto, o conceito de Entusiasmo e Estatuto não apresenta uma significativa correlação positiva. Sendo o primeiro estudo que procura responder à lacuna que existe entre User Experience e Masstige, esta investigação apresenta conclusões importantes e salienta a necessidade de mais estudos em torno desta correlação. Estas conclusões enaltecem, ainda, implicações práticas, tanto para os estrategas de marca, como para os programadores de User Experience, com a criação de valor Masstige subjacente como objetivo.