ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by advisor "Braga, Vitor"
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- An International Approach To Highgrowth BusinessPublication . Queirós, Maria Máximo; Braga, Vitor; Correia, AldinaO empreendedorismo tem merecido a atenção de muitos autores, e realmente é notável o papel deste fenómeno na economia. Este é considerado um motor para o crescimento da economia e riqueza. Alguma importância já tem sido dada a este fenómeno, mas não a suficiente, pois ainda persistem dificuldades/desigualdades em relação à capacidade de iniciar e gerir negócios com um considerável nível de crescimento. A literatura sublinha alguns determinantes para o alto crescimento das empresas tais como as características dos empreendedores, como o nível de educação, bem como, as experiências empresarias já adquiridas; o tamanho e a idade das empresas. De forma geral, percebe-se que as empresas mais pequenas e mais jovens crescem mais rapidamente que as empresas maiores e com mais idade. Muitos autores enfatizam o papel da inovação como motor do desempenho superior das empresas. A cultura é, também referida como chave para o alto crescimento das empresas. Existem diversos estudos sobre como os cidadãos de diferentes origens éticas conseguem enveredar no mundo dos negócios. Ainda na linha da cultura é crucial entender a sua influência no ambiente de trabalho e consequentemente no desempenho das empresas. De forma a investigar o impacto dos aspetos supracitados nas empresas de alto crescimento, utilizou-se dois formatos diferentes de investigação. Numa primeira fase, utilizou-se um programa de pesquisa que inclui avaliações anuais de níveis de atividade empresarial (perceções) em vários países, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que atualmente é uma das principais bases de dados internacionais de pesquisa, com o intuito de verificar se há evidências estatísticas para afirmar que os determinantes mencionados pelos autores influenciam os indivíduos de certos países a mostrar níveis de iniciativa mais altos para gerenciar ou criar um negócio de alto crescimento. Para atingir este objetivo utilizaram-se técnicas de análise multivariada, em particular análise de regressão linear múltipla, análise de clusters e análise discriminante. Numa segunda fase, com o propósito de comprovar os determinantes mencionados pelos autores com dados reais, criou-se uma base dados que inclui dados de país de três bases de dados: base de dados da OCDE; base de dados EUROSTAT e base de dados HOFSTEDE; em que os dados foram submetidos a várias técnicas de análise multivariada, em particular a análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos no primeiro artigo permitem concluir que os indivíduos que reagem rapidamente a oportunidades parecem mostrar melhores habilidades de iniciar e gerir um negócio de alto crescimento; As empresas menores e mais novas parecem mostrar mais inicitiva de gerir um negócio de alto crescimento; Os recursos e as politicas públicas disponíveis nos países são fulcrais para o nível de iniciativa de iniciar e gerir um negócio de alto crescimento, e; A cultura nacional também é comprovada como fator influenciador no nível de capacidade individual de iniciar e gerenciar negócios de alto crescimento. No segundo artigo, verifica-se uma relação estatisticamente significativa entre a distância de poder na sociedade com o alto crescimento das empresas; A incerteza no local de trabalho parece influenciar negativamente as taxas de crescimento nos países; A masculinidade detém uma relação negativa com o alto crescimento das empresas, e; ao contrário do verificado no primeiro artigo, há evidências estatísticas para afirmar que quanto maior o tamanho das empresas mais as suas taxas de crescimento.
- A cooperação informal para a internacionalizaçãoPublication . Gonçalves, Ana Cristina Baptista; Braga, VitorA presente dissertação aborda o processo de cooperação para a internacionalização, com foco especial nas relações de cooperação informal entre empresas. Pretende-se assim, identificar as relações colaborativas e de que forma estas contribuem estrategicamente para o processo de internacionalização e permanência das empresas no mercado. Para o efeito, foi realizado um estudo às PME’s do sector têxtil. Este estudo apresentará evidências sobre a importância das características estruturais e sobretudo, das relações de confiança e desenvolvimento de relações colaborativas para o intercâmbio de conhecimento em áreas relacionadas com a tecnologia, o mercado e os produtos, bem como ao nível da gestão empresarial.
- Entrepreneurial Motivations and Intentions - An Approach to International EntrepreneurshipPublication . Mota, Ângela Brandão; Braga, VitorThe relevance of entrepreneurship is unquestionable in all economies for driving economic growth and job creation. Entrepreneurs are motivated to start a business either by opportunities or necessity and entrepreneurial intention is defined as the will an individual has to start a business. This research analyzes the behavior, attitudes and perceptions of individuals, that are reflected in their motivations and entrepreneurial intentions. In order to investigate the impact of entrepreneurial motivations and intentions, the study was divided into two chapters. The results of the first chapter show that opportunity seeking is the main motivation of entrepreneurs, regardless of the economic development level of their countries. This analysis suggests that countries aiming to promote entrepreneurship should develop policies that foster entrepreneurial opportunities. For this analysis, the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) database was used, in particular the Adult Population Survey (APS), for the period between 2010 and 2016 supported by multivariate statistical techniques, such as crosstab, linear regression, cluster and discriminant analysis. In the second chapter, on entrepreneurial intentions, statistical analysis show that the perception of perceived opportunities and capacities, the need for personal fulfillment, risk attitude and culture are characteristics that influence entrepreneurial intentions. In turn, innovation, from 2002 to 2016, had no effect on entrepreneurial intentions. In the literature, culture is referred as being a determinant in the individuals’ behavior. Our results show that Hofstede’s cultural dimensions influence motivations of opportunitymotivated entrepreneurs negatively, namely: power distance index, uncertainty avoidance index, indulgence versus restraint, fear of failure rate. However, indulgence versus restraint has a positive impact in opportunity entrepreneurship. For this study, the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) database was also used, in particular the Adult Population Survey (APS) between 2002 and 2016 and the Hofstede database for the year 2015 and these data was subject to linear regression, cluster and discriminant analysis. This study contributes a better understanding of the factors that influence the motivations and intentions of the entrepreneurs, which are important for politicymakers and researchers to design adequate measures.
- International Nascent Entrepreneurship: The role of Individuals and GovernmentsPublication . Gomes, Carlos Filipe Vaz; Braga, Vitor; Correia, Aldina Isabel de AzevedoEntrepreneurship research has increased over the time, the role of this phenomenon in the economy is indisputable, being considered a motor for the growth of economy, wealth and recent studies even found that entrepreneurship as an important role on well-being too. Despite the large number of studies about the stimulus and favorable environment created by the governments to increase the creation of new business, there are some gaps in the literature of this event. In this study is intended to fill some of this gaps, exploring the principal objective of this research, being to understand the priority given by the government in incentives for entrepreneurship as well to study the impact in the perceptions and characteristics of the individuals in the decision to become entrepreneurs. In order to achieve the principal objective of this dissertation, as well of the secondary objectives, two studies were carried. In the first phase, using recent theory and data from the Global Entrepreneurship Monitor - National Expert Survey (GEM NES), which is at this time one of the main international research databases, are studied the factors found on the literature that helps to stimulate the creation of new business and which of them are more important. To achieve this aim, multivariate analysis techniques were used, in particular factor analysis and multiple linear regression models. In the second article, in order to study the variables mentioned in literature that influence the decision to become entrepreneur and international entrepreneur, the database Global Entrepreneurship Monitor - Adult Population Survey (GEM APS) was used, with responses from 60 countries. To achieve the goal, were used nine logistic regression models. Our results from the first study suggest that Government Policies, Financing, Taxes and R&D are all relevant and significant in evaluating the priority given by the government in the creation of firms but also on the growing firms. In more detail, the most important factor to the experts to evaluate the importance given by the government in the entrepreneurship is the Government Policies. In the second research, the results show that all three demographic and economic variables, perceptual variables and national environment are significant when evaluating the decision to become entrepreneur and international entrepreneur, focusing on the fact that principal perceptual variables and country-effects variables help to explain better this decision.
- Internationalization Strategies for Tourism in PortugalPublication . Oliveira, Anabela da Silva; Braga, Vitor; Silva, Eliana Costa eCom a aquisição do direito de livre circulação de pessoas e comércio e com a diminuição das barreiras económicas, políticas e sociais, o turismo demonstrou-se um mecanismo de geração interna de riqueza. Contudo, as constantes mutações do espaço económico e a saturação do mercado interno, exigiu ao setor turístico uma maior competitividade e aplicação de inovação e diferenciação nos seus produtos/serviços. Para subsistirem no mercado, e manterem o seu posicionamento competitivo, a indústria hoteleira, viu nas suas vantagens internas uma oportunidade de explorar mercados internacionais, pelo que, ao longo dos anos, a internacionalização do turismo e o seu potencial impacto no desenvolvimento económico e social das regiões, assim como as suas determinantes, têm vindo a ser alvo de aprofundamento por parte dos estudiosos. Apesar do elevado contributo, deste segmento de atividade, para o desenvolvimento da economia, são ainda verificadas muitas desigualdades, não sendo o fluxo turístico, a internacionalização ou fixação de cadeias hoteleiras estrangeiras proporcional em todas as regiões portuguesas. Neste sentido, a literatura enumera algumas variáveis que podem explicar este fenómeno, como o nível educacional, conhecimentos partilhados e experiências adquiridas pelos recursos humanos; o grau de aglomeração de empresas do setor turístico e de produtos complementares; fatores macroeconómicos subjacentes à economia ou, até mesmo, recursos herdados/adquiridos ou fatores climatéricos. De forma a averiguar o impacto das determinantes, na indústria hoteleira e nos fluxos de turismo, foram realizados três estudos diferentes, sendo um deles elaborado ao nível das NUTS III e os restantes ao nível dos municípios, existindo uma comparação de resultados para o ano de referência. Numa primeira fase, com o intuito de verificar se existem evidências estatísticas para afirmar que as variáveis validadas pela literatura, i.e. aglomeração, conhecimento e recursos turísticos, são significativas para a decisão de internacionalização das cadeias hoteleiras, utilizou-se a base de dados por NUTS III e a análise de regressão linear multivariada. Numa segunda fase, aplicando a mesma técnica de análise, mas ao nível dos municípios e considerando apenas as variáveis de aglomeração e conhecimento, efetuou-se uma comparação direta com o estudo anterior, para a verificação de evidências estatísticas que afirmem a relação das variáveis em análise com a internacionalização da indústria hoteleira. Ainda nesta segunda etapa, as mesmas variáveis foram estudas para medir o impacto na proporção de turistas internacionais recebidos anualmente pelo país e a representação gráfica será elaborada. Numa terceira fase, considerando as variáveis até então estudadas, e acrescentando outras i.e., importação, exportação e temperatura, também aplicadas em estudos científicos relacionados ao turismo, realizou-se uma análise de regressão logística para estimar a probabilidade associada à decisão de internacionalização dos hotéis ou estabelecimento de cadeias hoteleiras estrangeiras em território português. Os resultados obtidos no primeiro artigo, permitem concluir que a aglomeração de empresas relacionadas ao setor do turismo é estatisticamente significativa, enquanto que, apenas alguns recursos de conhecimento e endógenos são estatisticamente significativos para a internacionalização do setor hoteleiro. No segundo artigo, verifica-se que a aglomeração continua a ser estaticamente significativa para internacionalização dos hotéis, assim como alguns recursos de conhecimento. Verifica-se, igualmente, ao nível da proporção de turistas internacionais que a aglomeração e alguns recursos de conhecimentos são estatisticamente significativos. Os mapas caracterizam os municípios de acordo com as variáveis em estudo. No terceiro artigo, conclui-se que a existência de um elevado grau de conhecimento, acesso a recursos herdados ou adquiridos e a participação no comércio internacional, afetam a probabilidade de internacionalização da indústria hoteleira, enquanto que a probabilidade de estabelecimento de hotéis estrangeiros varia de acordo com o nível de comércio internacional, recursos naturais e histórico-culturais e o clima das regiões.
- Perceptions on the effectiveness of public policies supporting entrepreneurship and internationalizationPublication . Campos, João Manuel de Castro; Braga, Vitor; Correia, AldinaIt is widely recognized that entrepreneurs and policy makers play a critical role in both economic growth and the growth and development of firms. The ability to innovate is recognized at the international level as a key competitive factor in the business world and public policies are a key instrument that often assist companies to grow to international levels. Entrepreneurship emerges as one of the main mechanisms of social and economic growth and as a result, gains a progressive interest both in the academia to investigate this phenomenon and in several public and private initiatives that promote business activity. The literature shows that entrepreneurship is an important growth factor and therefore it is extremely important to understand if such support has been effective in stimulating entrepreneurial activity. In order to accomplish the objective of the work, a research was developed based on the review of scientific publications related to entrepreneurship- and internationalisation-related public policies, highlighting the contemporaneous approaches on governmental policies and regulations and international business, corroborated by an empirical support that allowed to identify the relations between the public politics supporting entrepreneurship and internationalization of firms. This dissertation includes five key dimensions: innovation, entrepreneurship; public policy; economic growth and internationalisation. The approach of the quantitative study consisted of using the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) database that is a research program focused on the relationship between entrepreneurship and the context allowing economic growth and, based on the identification of variables related to public policies to analyse the extent to which they influence the experts’ perceptions on the efficiency of governmental policies to supporting new and growing business. Our data was subjected to statistical, univariate and multivariate analysis that allowed producing the results presented in the two studies. Our results show that the effectiveness of public policies is associated with the information and infrastructures available; adequacy of programs; recognition of the importance of public bodies for entrepreneurship policies; the competence and effectiveness of policy-related institutions; the priority of such policies in the context of national policies; the existence of support for young entrepreneurs; the bureaucratic system and the regulatory framework; and the concentration of policies in a single institution. Our results also suggest that governments gain a reputation and that according to this reputation; individuals evaluate different types of policies in a similar way. In addition, there is evidence that, in some countries, experts evaluate their policies in a more homogeneous way, while others have important divergences when experts evaluate the efficiency of their governments in implementing policies. It has also shown that investing in a reputation can be the result of the conditions that governments create in their societies and economies, in particular as regards a strong institutional and legal framework, the education system and the development of a coherent national culture, conditions of individuals' lives and levels of investment in technology and politics.