ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by advisor "Braga, Alexandra Maria da Silva"
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- A competitividade e o desenvolvimento dos países AfricanosPublication . Emílio, Maura Natália; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Braga, Alexandra Maria da SilvaPara a competitividade dos países Africanos consideraram-se os 12 pilares de competitividade definidos pelo Global Competitiveness Index (GCI), em particular recorreu-se à base de dados de 2014-2015, já que era a mais recente (quando se iniciou esta investigação) com informação sobre os países Africanos e, o Human Development Index (HDI) com o objetivo de estudar os indicadores de desenvolvimento dos países Africanos. Para a análise destes indicadores procedeu-se uma de regressão linear múltipla. Os 12 pilares de competitividade do GCI foram ainda considerados para agrupar os países Africanos em grupos homogéneos, indicando as principais diferenças entre grupos. Devido a problemas de multicolinearidade entre os 12 pilares do GCI efetuou-se uma análise fatorial e retiraram-se dos 12 pilares 2 fatores: Fator 1 com os pilares 8 -Desenvolvimento do mercado de trabalho; 12- Inovação; 6- Eficiência no mercado de mercadorias; 7- Eficiência no mercado de trabalho; 11- Sofisticação dos negócios e; 1- Instituições, Fator 2 com os pilares 5 -Ensino e treinamento superior; 2- Infraestrururas; 4- Saúde e educação; 9- Prontidão tecnológica. A análise do efeito destes dois fatores no IDH resultou num modelo altamente significativo. Quanto à aglomeração feita através da análise de clusters, não mostrou haver uma associação entre esta classificação por clustering e a demografia do continente, ou seja, a usual divisão entre África Subsaariana e África Mediterrânea. Chegou-se à conclusão de que, de acordo com os 12 pilares do GCI, existem diversos grupos de países com diferentes níveis de competitividade em África, clusters revelados pela análise de clusters. Entre estes, destaca-se um cluster composto por dezasseis países (Botswana, Cape Verde, Côte d'Ivoire, Gambia, Ghana, Kenya, Mauritius, Morocco, Namibia, Rwanda, Senegal, Seychelles, South Africa, Swaziland, Tunisia e Zambia), cujos valores nos pilares dos GCI são, de uma forma global, superiores aos valores do outro cluster e aos valores médios da totalidade dos 38 países Africanos inseridos nesta análise. Apesar dos objetivos terem sido concluídos, o estudo apresenta algumas limitações devido a falta de dados por parte de alguns países.
- A Influência da orientação empreendedora na decisão de internacionalização: uma perspetiva de géneroPublication . Ribeiro, Alexandra Cecília Teixeira; Braga, Alexandra Maria da SilvaA orientação empreendedora (OE) é um dos conceitos centrais na literatura de empreendedorismo, com uma relevância inquestionável no crescimento económico. Os empreendedores são motivados a iniciar um negócio, seja por oportunidade ou necessidade, e a OE tem valor como fator de influência na determinação de tomada de decisão, nomeadamente, a nível internacional. O objetivo desta dissertação é reconhecer quais as dimensões da OE que estão associadas à perspetiva de internacionalização. Para atingir este objetivo foram elaborados dois estudos: o primeiro pretende fornecer orientação aos investigadores sobre: (a) mapeamento da literatura em orientação empreendedora individual (OEI) numa perspetiva de internacionalização (OEI(I)); (b) os desafios e possibilidades de medição da OEI(I) e; (c) futuras linhas de investigação da OEI(I); de forma a servir de base para o estudo seguinte. No segundo estudo, com recurso a métodos qualitativos – entrevistas a seis empreendedores do setor têxtil e de vestuário – pretende-se investigar o impacto das dimensões da OE nas motivações e intenções empreendedoras para a internacionalização e inferir se o género tem implicações neste sentido. As principais conclusões deste estudo apontam para: os temas em estudo neste campo de investigação baseiam-se, essencialmente, em quatro eixos – desempenho, estratégia de internacionalização, atitude empreendedora e gestão – evidenciando a presença de convergência dos temas em estudo; a OE aumenta positivamente a intenção empreendedora; há uma forte relação entre a intenção empreendedora internacional e as dimensões de proatividade, assunção de riscos e perseverança; que o género não é uma questão significativamente subjacente à questão do sucesso organizacional e; a importância de cada dimensão para predizer a natureza e o sucesso de um empreendimento nos mercados nacionais e internacionais, depende de fatores externos, fatores internos e das características dos líderes da organização, podendo a OE ser constituída por diferentes combinações das sete dimensões estudadas.
- Innovation Led-Employment at Regional Level in EuropePublication . Miranda, Bruno Alexandre Peixoto; Braga, Vitor Lélio; Braga, Alexandra Maria da SilvaThe impact of innovation on employment has been studied since the dawn of economics, yet it continues to attract the attention of both academic researchers and policymakers. And despite this long-standing interest, the field remains characterised by theoretical and empirical divergences, with most research focusing on the inputs and outputs of innovation to explain this relationship, often ignoring other factors related to innovation. Furthermore, few empirical studies analyse this relationship at the regional level. Therefore, the main objective of this master's thesis is to contribute to a comprehensive understanding of the impact of innovation on employment at the regional level, while also identifying pathways that lead to higher employment rates in European regions. To achieve the above purpose, this master's thesis is divided into 2 papers/chapters with the following specific objectives, respectively: (1) identify and explore the factors that drive and/or best explain innovative employment in European regions; (2) examine the conditions under which innovation activities, higher education and collaboration promote employment in European regions. The first paper is based on the quantitative analysis of data from the Regional Innovation Scoreboard 2021, using a multivariate technique (Linear Regression) and fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA). The second paper also uses a fsQCA, but with quantitative data from the Regional Innovation Scoreboard 2023. The results of the first paper suggest that business process innovators are a necessary condition for Employment in innovative SMEs. Furthermore, to achieve high employment rates, the combinations of sufficient conditions are diverse and complex, but generally associated with Sales of product innovations new to the market and to firm, business process innovations and collaboration between firms in the region. The findings of the second paper show that business process innovators are a necessary condition for regional employment growth, while sufficiency analysis identifies two pathways: one where Business Process Innovators alone drive regional employment, and another combining Population with tertiary education and Innovative SMEs collaborating with others. This master's thesis contributes to the theoretical development of innovation and employment by offering a more comprehensive understanding of which factors affect employment at the regional level, as well as the combinations of conditions that lead to high regional Employment rates. Moreover, the finding that business process innovations act as both a necessary and sufficient condition is a significant contribution to the literature, providing new insights into how this specific innovation activity influence employment outcomes at regional level.
- International Strategies for Marketing Innovation: the case of Portuguese firmsPublication . Monteiro, Patricia Silva; Braga, Alexandra Maria da Silva; Correia, Aldina Isabel de AzevedoNowadays, it is not new that innovation is fundamental to maintain and increase the competitiveness of firms. Thus, it is essential to study innovation, both technological and nontechnological innovation. In the modern economy, innovations related to product promotion, such as marketing innovation (MI), help firms differentiate themselves. Differentiation can lead to a firm's competitive advantage. The study of marketing innovation in modern times becomes relevant. Despite their relevance, exclusive studies of marketing innovation are scarce, and, as it is a recent topic, there is still much to be explored. The general goal of this dissertation is to study exclusively marketing innovation and the factors that influence it. To achieve this goal, three scientific papers were prepared. In the first two papers, a secondary database - Community Innovation Survey 2014 (a sample of 7 083 valid firms) was used and, in the last, a primary database - questionnaire applied to Portuguese firms (a sample of 410 valid firms). To test the hypotheses regarding the factors under study, statistical techniques were used: in the first paper the Multiple Linear Regression (MLR) and Discriminant Analysis (DA), in the second paper the Logistic Regression (LR) and in the third paper the Factor Analysis (FA) and the Partial Least Squares Structural Equation Modelling (PLS-SEM). The main conclusions of this study are: marketing innovation positively influences the sustained competitive advantage of Portuguese firms; several factors influence marketing innovation in this study (positively and negatively), but although the factors used are relevant, the results indicate that there may still exist other factors for marketing innovation; the most accepted definition of marketing innovation in the literature is that of the Oslo Manual (2005), based on the marketing mix (4PS). It was also updated, indicating that this definition lacks an important dimension nowadays - innovation in digital marketing tools.
- O papel das KIBS na inovação e internacionalização de empresasPublication . Ferreira, Joana Conceição Oliveira; Braga, Alexandra Maria da Silva; Sousa, Jorge Cerdeira eAs KIBS (Knowledge-Intensive Business Services) formam uma indústria estratégica devido à crescente concorrência global. A competitividade depende principalmente da capacidade de aprender e inovar, para que as empresas desenvolvam vantagens competitivas únicas. As KIBS funcionam como transmissores de conhecimento, contribuindo de diferentes formas para o processo de inovação das empresas com quem se relacionam: como facilitadores, transportadores e/ou fontes de inovação. A literatura sublinha mesmo o seu papel de co-produtoras de inovação. Este tópico representa uma grande tendência que impacta as economias industrializadas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo analisar o papel das KIBS nos processos de inovação e internacionalização nas empresas. Este trabalho científico é composto por dois estudos. No primeiro estudo pretende-se explorar a literatura científica existente sobre a área das KIBS e internacionalização, procurando aferir como é que este campo de investigação está organizado em termos de publicações, autores e fontes. Utilizando a base de dados de publicações Web of Science (WoS), definiu-se o período de análise entre 1993 e 2021, resultando numa amostra de 579 artigos. Através da análise destes artigos, clarificou-se o conceito de KIBS, reconheceu-se o progresso alcançado no campo da investigação, mediu-se a produtividade em artigos, respetivos autores-chave e revistas científicas, e apresentou-se mapas bibliométricos de citações, co-citações e temas de pesquisa para identificar os tópicos e dimensões que estão relacionados com as KIBS. Desta análise surgiram três clusters resultantes da análise de co-citações: Capacidade de absorção e coprodução com o cliente, o papel das KIBS na inovação e tipos e modos de inovação dos serviços.Realizou-se também uma análise lexical das palavras-chave mais frequentemente referidas nos artigos incluídos na amostra. O segundo estudo é constituído por uma análise quantitativa, aplicando questionários a empresas KIBS portuguesas em atividade em 2020 ou 2021, com o objetivo de explorar os efeitos do conhecimento, cooperação e internacionalização na co-criação de inovação nestas empresas. Através da revisão de literatura foram definidas as hipóteses da investigação do estudo que foram analisadas através de análise fatorial e regressão linear para obter os resultados. Os resultados evidenciaram que a co-criação de inovação das empresas (inovação nos serviços e métodos organizacionais) é significativamente influenciada pelo conhecimento tácito e que, motivos proativos possuem um impacto positivo na inovação, mais propriamente, na inovação não tecnológica. Por outro lado, a inovação nos processos e políticas de preço é negativamente influenciada por estratégias reativas.
- Sustentabilidade como facilitador para a internacionalização: setor do têxtilPublication . Moreira, Luís Miguel Baldaia; Galvão, Anderson; Braga, Alexandra Maria da Silva; Braga, Vitor LélioO setor da indústria têxtil está classificado como sendo o setor mais poluente e com maior impacto direto na vida de todo o ecossistema. O principal objetivo desta dissertação é estudar o papel da sustentabilidade (eco-inovação e economia circular) na internacionalização da indústria do têxtil em Portugal. Para isso, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro gestores do setor do têxtil, no norte de Portugal. O resultado das entrevistas foi submetido a uma análise de conteúdo e a uma codificação de dados através do software NVIVO 11.0. Os resultados mostram que a sustentabilidade é o pilar para a internacionalização direta e/ou indiretamente, quer seja pela procura por produtos sustentáveis por parte do consumidor, quer seja pela disponibilidade dos produtos por parte das empresas, motivadas principalmente pelos clientes, mesmo com a preocupação do elevado preço que estes produtos chegam aos mercados. Como resultados alcançados, esta dissertação evidencia que o fator determinante para os produtos eco-inovadores e reciclados, é o fator do preço. O preço superior que os produtos eco-inovadores e reciclados chegam ao mercado, é a principal dúvida que as empresas entrevistadas têm para apostarem mais neste tipo de produtos. No entanto, afirmam que há um evidente aumento da procura por esses produtos e que é um fator diferenciador nos mercados internacionais. Tornou-se também evidente que a existência de produtos provenientes de economia circular, incrementam o valor e a aceitação nos mercados internacionais. Esta dissertação deixa a evidencia empírica que a transição de economias lineares para circulares, requere na maioria dos casos avultados investimentos, mas são atualmente são uma vantagem competitiva e um posicionamento num setor diferenciador, elevando a responsabilidade social da marca.
- The Drivers of Eco-innovation in Internationalized FirmsPublication . Teixeira, Marta Filipa Mesquita; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Braga, Alexandra Maria da SilvaWith the constant degradation of the environment, more and more people are looking for environmentally sustainable products and as such, eco-innovation has acquired greater importance. This subject has gained more recognition in recent years and is a topic that is beginning to be increasingly studied, hence its relevance. This study aims to explore the influence that internationalization, cooperation and innovation have on eco-innovation, as well as to understand what factors contribute to firms adopting eco-innovations. To achieve this main objective, as well as the specific objectives, two studies were carried out. In a first study, the influence of cooperation on innovation and eco-innovation is studied as well as the factors that lead firms to adopt eco-innovations. The CIS 2014 database was used to collect information on the four types of innovations as well as issues related to eco-innovation applied to Portuguese firms. To achieve this objective, univariate and multivariate analysis techniques were used, in particular association between variables, MANOVA and multiple linear regression models. In the second study the influence of internationalization and eco-innovation on the firm’s performance, as well as the influence of cooperation on eco-innovation are explored. A primary database was created through an online questionnaire and a final sample of 102 portuguese internationalized firms was considered. To achieve this objective, the PLS-SEM (Partial Least Squares Structural Equation Modeling) technique was performed using the SmartPLS software. The results of the first study show that cooperation has an influence on at least three types of innovation, therefore, the more cooperation there is, the greater the existing innovation in firms. Cooperation, innovation and eco-innovation are interrelated, and the results shows that there are significant correlations between them. Lastly, the factors found that most contribute to the adoption of eco-innovations are essentially the current or expected market demand for environmental innovations, the improvement of the firm’s reputation and the high costs of energy, water or materials. The results of the second study show that in addition to influencing the firm’s performance, internationalization is also influenced by eco-innovation practices. On the other hand, it was not possible to present statistical evidence that show the influence of internationalization and cooperation on eco-innovation.