Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel das KIBS na inovação e internacionalização de empresas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoanaFerreira_MGIE_2022.pdfDM_JoanaFerreira_MGIE_20223.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As KIBS (Knowledge-Intensive Business Services) formam uma indústria estratégica devido à crescente concorrência global. A competitividade depende principalmente da capacidade de aprender e inovar, para que as empresas desenvolvam vantagens competitivas únicas. As KIBS funcionam como transmissores de conhecimento, contribuindo de diferentes formas para o processo de inovação das empresas com quem se relacionam: como facilitadores, transportadores e/ou fontes de inovação. A literatura sublinha mesmo o seu papel de co-produtoras de inovação. Este tópico representa uma grande tendência que impacta as economias industrializadas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo analisar o papel das KIBS nos processos de inovação e internacionalização nas empresas. Este trabalho científico é composto por dois estudos. No primeiro estudo pretende-se explorar a literatura científica existente sobre a área das KIBS e internacionalização, procurando aferir como é que este campo de investigação está organizado em termos de publicações, autores e fontes. Utilizando a base de dados de publicações Web of Science (WoS), definiu-se o período de análise entre 1993 e 2021, resultando numa amostra de 579 artigos. Através da análise destes artigos, clarificou-se o conceito de KIBS, reconheceu-se o progresso alcançado no campo da investigação, mediu-se a produtividade em artigos, respetivos autores-chave e revistas científicas, e apresentou-se mapas bibliométricos de citações, co-citações e temas de pesquisa para identificar os tópicos e dimensões que estão relacionados com as KIBS. Desta análise surgiram três clusters resultantes da análise de co-citações: Capacidade de absorção e coprodução com o cliente, o papel das KIBS na inovação e tipos e modos de inovação dos serviços.Realizou-se também uma análise lexical das palavras-chave mais frequentemente referidas nos artigos incluídos na amostra. O segundo estudo é constituído por uma análise quantitativa, aplicando questionários a empresas KIBS portuguesas em atividade em 2020 ou 2021, com o objetivo de explorar os efeitos do conhecimento, cooperação e internacionalização na co-criação de inovação nestas empresas. Através da revisão de literatura foram definidas as hipóteses da investigação do estudo que foram analisadas através de análise fatorial e regressão linear para obter os resultados. Os resultados evidenciaram que a co-criação de inovação das empresas (inovação nos serviços e métodos organizacionais) é significativamente influenciada pelo conhecimento tácito e que, motivos proativos possuem um impacto positivo na inovação, mais propriamente, na inovação não tecnológica. Por outro lado, a inovação nos processos e políticas de preço é negativamente influenciada por estratégias reativas.
KIBS form a strategic industry due to increasing global competition. Competitiveness mainly depends on the ability to learn and innovate, so that companies develop unique competitive advantages. KIBS work as transmitters of knowledge, contributing in different ways to the innovation process of the companies with which they interact: as facilitators, transporters and/or sources of innovation. Literature even underlines their role as co-producers of innovation. This topic represents a major trend impacting industrialized economies. Therefore, this research aims to analyze the role of KIBS in the innovation process in companies and analyze KIBS in terms of internationalization. This scientific work consists of two studies. The first study intends to explore the existing scientific literature on the area of KIBS and internationalization, trying to assess how this field of investigation is organized in terms of publications, authors and sources. Using the ISI Web of Science (WoS) publications database, the period of analysis was defined between 1993 and 2021, resulting in a sample of 579 articles. Through the analysis of these articles, the concept of KIBS was clarified, the progress achieved in the field of research was recognized, productivity in articles, respective key authors and scientific journals was measured, and bibliometric maps of citations were presented, with -citations and research topics to identify topics and dimensions that are related to KIBS. From this analysis, three clusters emerged resulting from the analysis of co-citations: Absorption capacity and co-production with the customer, the role of KIBS in innovation and types and modes of service innovation. A lexical analysis of the keywords most frequently mentioned in the articles included in the sample was also carried out. The second study consists of a quantitative analysis, applying questionnaires to Portuguese KIBS companies operating in 2020 or 2021, in order to explore the effects of knowledge, cooperation and internationalization in the co-creation of innovation in these companies. Through the literature review, the research hypotheses of the study were defined. Through factor analysis and linear regression we obtained the results. The results showed that the co-creation of innovation by companies (innovation in services and organizational methods) is significantly influenced by tacit knowledge and that proactive motives have a positive impact on innovation, more specifically, on non-technological innovation. On the other hand, innovation in pricing processes and policies is negatively influenced by reactive motives.

Description

Keywords

KIBS innovation knowledge cooperation internationalization co-creation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue