ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Permanent URI for this community
O ISCAP é uma escola de ensino superior politécnico que tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das ciências empresariais.
Browse
Browsing ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto by advisor "Abrantes, Luís Manuel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contabilidade e controlo de gestão em instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Amaral, Joana Vanessa Moreira; Vale, José António Fernandes Lopes Oliveira; Abrantes, Luís ManuelAs várias reformas da Nova Gestão Pública conduziram a significativas mudanças nas Instituições de Ensino Superior (IES), nomeadamente no que respeita à Contabilidade e Controlo de Gestão destas instituições. Neste sentido, a presente dissertação fornece uma visão geral dos principais estudos através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foram seguidas as linhas orientadoras do PRISMA, tendo os dados sido recolhidos a partir das bases de dados ISI Web of Knowledge e Scopus. A amostra final foi de 50 artigos, publicados entre 1981 e 2020. Conclui-se que a investigação nesta área tende a debruçar-se sobre os sistemas de controlo de gestão e os sistemas de avaliação de desempenho. Os resultados destes artigos sugerem que o desenvolvimento e implementação dos vários instrumentos de Contabilidade e Controlo de Gestão são cruciais para as IES. Contudo, várias questões afetam as perceções/atitudes dos vários stakeholders destas instituições relativamente à importância destes instrumentos, o que faz com que muitas vezes apenas exista uma implementação parcial. Por fim, os resultados permitem-nos indicar a Teoria Institucional como a mais abordada nos artigos que fazem parte da amostra. Com esta RSL pretende-se fornecer um contributo teórico para a literatura nesta área e um contributo em termos práticos para os gestores das IES, através de uma síntese das principais tendências, passíveis de aplicar noutras instituições. As suas principais limitações relacionam-se com o enquadramento teórico, dado que os estudos sobre Contabilidade e Controlo de Gestão aplicados ao contexto de ensino superior são limitados, e com o facto das publicações como livros, atas de conferência e a denominada literatura cinzenta terem sido a priori excluídos, o que fez com que a amostra reduzisse significativamente. Relativamente às pistas para investigação futura, sugere-se que uma futura investigação nesta área se foque na relação entre a Contabilidade e Controlo de Gestão e a Gestão do “Conhecimento” e Capital Intelectual deste tipo de instituições, e também para questões relacionadas com a sustentabilidade. Por último, sugere-se a utilização de mais bases de dados e que sejam realizados estudos em universidades dos Estados Unidos da América.
- O controlo interno nas Pequenas e Médias Empresas: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Silva, Margarida Viana Fernandes da; Oliveira, José António Fernandes Lopes Oliveira; Abrantes, Luís ManuelO controlo interno tem vindo a evoluir ao longo do tempo e desempenha um papel fundamental na organização da empresa, ajudando a alcançar os objetivos estabelecidos pela gestão. No entanto, o facto de não existir um conceito universal resulta em diferentes interpretações do termo quer na literatura académica como na profissional. Nesse sentido, a presente dissertação fornece uma visão geral dos principais estudos do controlo interno nas pequenas e médias empresas (PME) através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foram seguidas as linhas orientadoras do PRISMA, tendo os dados sido recolhidos a partir das bases de dados ISI Web of Knowledge e Scopus. A amostra final foi de 25 artigos, publicados entre 1999 e 2020, tendo sido feita uma análise dos conteúdos dos mesmos. Conclui-se que a investigação nesta área se encontra ainda muito dispersa. No entanto, os temas mais abordados na investigação são o Efeito do Controlo Interno no Desempenho e os Componentes do Controlo Interno. Os resultados deste estudo sugerem que implementar controlos nas PME é mais difícil que nas grandes empresas, derivado da falta de segregação de funções e limitação em termos de recursos. A técnica de recolha mais utilizada foi o questionário e a técnica de análise a regressão linear. Por fim, os principais resultados permitem-nos indicar que as teorias não são muito utilizadas, tanto na literatura genérica como nos artigos que compõem a amostra. Com esta RSL pretende-se fornecer um contributo teórico para a literatura nesta área e um contributo em termos práticos para os gestores das PME, através de uma síntese das principais tendências, tais como a adoção da segregação de funções e o bom relacionamento com o seu auditor interno, passíveis de aplicar noutras organizações. As suas principais limitações estão associadas ao enquadramento teórico, dado que os estudos sobre o Controlo Interno aplicados ao contexto das pequenas e médias empresas são algo escassos, e com o facto das publicações como livros e atas de conferência terem sido excluídos, o que resultou numa amostra significativamente mais reduzida. Quanto às pistas para investigação futura sugere-se que sejam comparadas organizações com e sem controlo interno para que fique evidenciado ainda mais a sua importância para o suporte à gestão e desempenho da organização.