ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
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Browsing ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo by advisor "Abrantes, Tiago"
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- A aprendizagem de repertório para clarinete dos autores argentinos A. Piazzolla, A. Ginastera e C. Guastavino no ensino secundárioPublication . Bento, Tiago Filipe Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Saiote, António Manuel Correia; Abrantes, TiagoO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de obras que permitisse aos alunos do ensino secundário adquirir um conhecimento de repertório mais alargado foi um fator que me levou a realizar este Projeto de Investigação. Este relatório está dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza a caracterização da instituição Conservatório de Música do Porto e as respetivas observações das aulas observadas, bem como o balanço geral das mesmas; o segundo capítulo dedica-se à Prática de Ensino Supervisionada, contendo registos das aulas lecionadas, bem como as suas planificações; o terceiro aborda o projeto de investigação desenvolvido. Com a realização desta investigação, pretende-se evidenciar que obras de compositores argentinos de referência são também de uma grande utilidade para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento de um repertório mais alargado para alunos que estejam a frequentar o ensino secundário. A escolha dos compositores recaiu sobre Carlos Guastavino, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla e as obras presentes no estudo são: Tonada y Cueca (1965), Variaciones Concertantes, op.23 (1953) e Six Etudes tanguistiques pour flûte seule – Étude no. 3 (1987). A metodologia utilizada neste estudo seguiu um modelo de âmbito qualitativo, através da delimitação do objeto de estudo consubstanciado nas fontes primárias (obras dos compositores argentinos já citada). Após a análise dos elementos de conteúdo musical e interpretativo, procedeu-se à elaboração de um estudo comparativo das referidas obras com timbres e formações diversas, incluindo sempre o clarinete numa circunstância sobretudo solística. Os resultados da investigação revelaram evidências dos benefícios do estudo destes compositores para alunos do ensino secundário.
- Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António SaiotePublication . Abreu, Alexandre Gomes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Saiote, António Manuel Correia; Abrantes, Tiago; Martins, PauloNo presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.
- "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"Publication . Sousa, Nuno Fernando Soares; Pinto, Nuno Fernandes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Abrantes, TiagoEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação, decorrente no ano letivo 2016/2017. O objetivo passou por investigar a importância da organização do estudo e consequentemente os seus resultados no ensino do clarinete. A organização do estudo assume-se como método fulcral ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na prática do instrumento, assim sendo esta vertente associada ao empenho e talento irão potenciar melhores resultados aos alunos que tiverem por base estratégias previamente definidas para um estudo mais correto e rentável. Definir quais as ferramentas mais apropriadas, como gerir e organizar o tempo de estudo revelaram-se ser os pilares fundamentais à prática de um estudo que potencie melhores resultados. Para isso pretendeu-se obter informações que pudessem demonstrar e comprovar como o fazer e como fornecer aos alunos as ferramentas mais eficazes. Nesse sentido e com recurso a questionários, foram colhidas as visões de ex-alunos e atuais professores de clarinete, relativamente à organização do estudo. Os resultados desta investigação remeteram para a comprovação de que o sucesso de cada aluno depende exatamente da forma como este organiza o seu tempo de estudo, nomeadamente a elaboração de um horário onde contemple todas as suas tarefas e o uso de ferramentas que auxiliem o seu estudo. É de referir a importância do papel do professor na orientação e no percurso de cada aluno, para que possam desenvolver competências e conhecimentos para uma organização do estudo com melhores resultados. Neste trabalho está presente ainda a descrição da prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto, onde é feita uma caracterização e contextualização da escola, estando inerentes as planificações e observações das aulas bem como as reflexões de todas as etapas referentes a esta prática.
- A realização da articulação no clarinetePublication . Ferreira, Isabel Susana Rodrigues; Pinto, Nuno Fernandes; Abrantes, TiagoO presente relatório contempla a Prática de Ensino desenvolvida durante o estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa, assim como o projeto de investigação acerca de uma temática intrinsecamente ligada à aprendizagem/ensino do Clarinete. A primeira secção do trabalho (capítulos 2 e 3) aborda a Prática de Ensino Supervisionada, relativa ao estágio que decorreu durante o ano letivo 2014-2015 nas instalações do Conservatório de Música do Porto, sob a orientação dos professores Nuno Pinto (supervisor) e Tiago Abrantes (cooperante). Secção esta, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda secção (capítulo 4) é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título “A Realização da Articulação no Clarinete” onde se investiga qual a melhor abordagem para o ensino/aprendizagem da articulação, com enfoque no binómio língua-palheta, bem como a influência de outos fatores como a embocadura e a coluna de ar, na realização da mesma.