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- A aprendizagem de repertório para clarinete dos autores argentinos A. Piazzolla, A. Ginastera e C. Guastavino no ensino secundárioPublication . Bento, Tiago Filipe Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Saiote, António Manuel Correia; Abrantes, TiagoO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de obras que permitisse aos alunos do ensino secundário adquirir um conhecimento de repertório mais alargado foi um fator que me levou a realizar este Projeto de Investigação. Este relatório está dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza a caracterização da instituição Conservatório de Música do Porto e as respetivas observações das aulas observadas, bem como o balanço geral das mesmas; o segundo capítulo dedica-se à Prática de Ensino Supervisionada, contendo registos das aulas lecionadas, bem como as suas planificações; o terceiro aborda o projeto de investigação desenvolvido. Com a realização desta investigação, pretende-se evidenciar que obras de compositores argentinos de referência são também de uma grande utilidade para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento de um repertório mais alargado para alunos que estejam a frequentar o ensino secundário. A escolha dos compositores recaiu sobre Carlos Guastavino, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla e as obras presentes no estudo são: Tonada y Cueca (1965), Variaciones Concertantes, op.23 (1953) e Six Etudes tanguistiques pour flûte seule – Étude no. 3 (1987). A metodologia utilizada neste estudo seguiu um modelo de âmbito qualitativo, através da delimitação do objeto de estudo consubstanciado nas fontes primárias (obras dos compositores argentinos já citada). Após a análise dos elementos de conteúdo musical e interpretativo, procedeu-se à elaboração de um estudo comparativo das referidas obras com timbres e formações diversas, incluindo sempre o clarinete numa circunstância sobretudo solística. Os resultados da investigação revelaram evidências dos benefícios do estudo destes compositores para alunos do ensino secundário.
- O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)Publication . Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Marques, Ana LuísaO presente trabalho pretende tratar o processo e o resultado da experiência de Prática Educativa Supervisionada desenvolvida pela autora ao longo do ano lectivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, nas instituições ESE e ESMAE. Desta forma, o trabalho de estágio foi desenvolvido na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na classe de violoncelo. Este encontra-se descrito neste documento através de informações detalhadas, grelhas e planificações. O terceiro capítulo, que dá o título a este Relatório de Estágio, é subordinado do tema “O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre – Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) ”. Este trata-se, assim, de um Projecto de Investigação que analisa várias formas de alcançar a liberdade artística nos processos de ensino e aprendizagem musical, através de, por exemplo, conselhos de vários autores para a prática pedagógica de excelência ou manuais de violoncelo. Posteriormente, o trabalho analisa as indicações e ensinamentos técnico-musicais deixados pela incontornável violoncelista Guilhermina Suggia (1885-1950), assim como pela sua discípula Madalena de Sá e Costa (1915). Estas serão sempre duas marcantes violoncelistas portuguesas, pelo que analisar as suas indicações sobre a aprendizagem, ensino e prática do violoncelo é fundamental para a compreensão da evolução pedagógica deste instrumento em Portugal. Através de uma abordagem metodológica de índole qualitativa, procedeu-se à análise das fontes documentais disponíveis, no sentido da urgente defesa e acautelamento da tradição Mestre – Discípulo do ensino individual do instrumento musical.