ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by advisor "Diogo, Fernando Luís Teixeira"
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- As atividades de enriquecimento curricular e a pedagogia do lazerPublication . Guedes, Maria Goreti Teixeira Brandão; Diogo, Fernando Luís TeixeiraNas últimas décadas a sociedade tem sido palco de várias mudanças, reflexo do desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais globalizada. Este desenvolvimento emergente da sociedade, gerou novas necessidades e impôs também novos desafios à instituição escolar. Uma das novas necessidades, à qual a escola precisou responder, foi a de ocupar por mais tempo as crianças na escola e alargar a sua oferta pedagógica, uma vez que, atualmente, a maioria dos pais trabalha. Surge assim, o conceito de escola a tempo inteiro e a implementação das atividades de enriquecimento curricular (AEC). As AEC vieram substituir as atividades de tempos livres, que se destinavam a proporcionar atividades de lazer e que possibilitavam que a criança escolhesse sobre o que fazer e como. A significativa alteração na organização e funcionamento das escolas, decorrente da implementação das AEC, veio suscitar dúvidas nos professores e comunidade educativa, que se viram confrontados com a longa permanência dos alunos na escola, a pouca disponibilidade das crianças para brincadeiras, em resultado de um horário escolar preenchido em atividades, desvalorizando-se o brincar espontâneo das crianças como forma de interação e construção de conhecimento. Reconhecendo a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento global da criança, este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento das AEC, num contexto lúdico, suportado pelas caraterísticas do lazer.
- Autonomia profissional e gestão do currículo dos educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico numa escola privadaPublication . Silva, Patrícia Margarida de Oliveira e; Diogo, Fernando Luís TeixeiraEsta dissertação realiza-se no âmbito da autonomia profissional, numa perspetiva mais ampla, conforme os múltiplos sentidos que o termo assume e em diversos contextos. Com base no tema abordado neste estudo foram consideradas as conceções educativas defendidas no conceito de autonomia profissional e o papel desempenhado pelos professores em cada circunstância e a sua relação com a gestão do currículo no estabelecimento de ensino. Tendo em atenção os objetivos propostos para este estudo de caso, optou-se pela realização de investigação qualitativa (com base na análise de questionários) junto dos Professores do 1.º CEB e Educadores a lecionar no Estabelecimento de Ensino Privado – Novo Colégio Chupetão, sediado no concelho do Porto. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento, por parte das docentes, da importância na participação dos mesmos na gestão do currículo. Aliada a esta gestão do currículo, as docentes neste estabelecimento de ensino expressam interesse em obter uma maior autonomia profissional, de forma a garantir a oportunidade de participar num conjunto diversificado de atividades e de melhorar o seu conhecimento e as suas destrezas, considerando as suas necessidades pessoais e profissionais bem como as suas condições de trabalho com vista à promoção do seu desenvolvimento e do desenvolvimento da própria autonomia. Este estudo realiza-se com as docentes das duas valências (Pré-escolar e 1ªCEB) deste estabelecimento de ensino, revelou o interesse por parte dos participantes questionados sobre a articulação curricular entre o ensino Pré-Escolar e 1º CEB. Assim, o plano de ação permitiu estruturar a melhor forma de solucionar o problema identificado, bem como indicar as mudanças necessárias a planear no ano letivo seguinte, tendo em vista a colaboração entre membros da Direção, Coordenação e grupo de Docentes na gestão de currículo.
- Como responder à heterogeneidade dos alunos, de modo a proporcionar o sucesso de cada um?Publication . Mesquita, José Octávio Soares; Diogo, Fernando Luís TeixeiraO sucesso educativo dos alunos é como facilmente se compreenderá, a essência do ato educativo nas suas múltiplas dimensões e formas. O percurso para a obtenção desse sucesso é variado e representa muitas vezes um enorme investimento das organizações educativas nomeadamente na gestão dos seus recursos humanos. Por outro lado, o modelo organizativo instituído pode ser o fator preponderante para a obtenção do sucesso procurado sobretudo quando ele é promotor de um clima harmonioso e motivador para o ato educativo. O projeto apresentado neste estudo estruturou-se numa nova construção dos grupos de trabalho, em que o conceito tradicional de turma foi substituído por grupos, constituídos por alunos cujo grau de conhecimento e competências no âmbito das disciplinas de Português e Matemática, fosse o mais aproximado possível não perdendo de vista o princípio de heterogeneidade do grupo mesmo que relativa ou diminuída, tão importante para promover a diversidade. Este sistema organizativo rompeu com o conceito tradicional da turma o que implicou uma alteração não só na organização de horários escolares dos alunos e docentes mas também obrigou estruturação e implementação de um processo de mobilidades dos alunos entre grupos em função do seu grau de aprendizagens ou de dificuldades na sua obtenção. Este projeto foi ainda promotor de uma cultura de trabalho colaborativo e partilha entre docentes de cada grupo disciplinar promovendo a sistematização de interações entre pares quer na preparação das atividades letivas quer na discussão e resolução dos constrangimentos que o desenvolvimento do projeto evidenciou.
- Competências do diretor pedagógico das Escolas do Ensino Artístico Especializado da Música – representações e contributo para a elaboração de um perfilPublication . Santos, André Filipe Andrade Soares dos; Diogo, Fernando Luís TeixeiraO presente trabalho tem como objetivos determinar quais são as competências mais importantes para uma liderança eficaz no entendimento de professores, diretores pedagógicos e de presidentes de direção do ensino artístico especializado da música, identificar pontos de convergência e de divergência nas representações desses atores educativos e determinar se essas competências coincidem com competências humanas e sociais, as quais são privilegiadas pela literatura atual. Paralelamente, também nos propusemos a fornecer um contributo para o desenvolvimento de um perfil de diretor pedagógico alicerçado em competências entendidas como promotoras de uma liderança eficaz, através de uma reflexão teórica e dos dados tratados. O estudo da liderança eficaz e do tema inerente competências tem sido realizado tanto no contexto empresarial quanto no educativo. A literatura aponta a para a adequação da estipulação de uma lista de competências como um meio para a definição de um perfil. Este estudo de caso, que contou com a participação de 142 professores, 19 diretores pedagógicos e seis presidentes de direção, empregou uma metodologia mista, designadamente a análise de conteúdo de natureza qualitativa (categorização) e a análise quantitativa com recurso a testes estatísticos. Concluímos que, em geral, os grupos de participantes entendem as competências humanas e sociais como as mais importantes para uma liderança eficaz do diretor pedagógico, não obstante com certas nuances. Dentro dessas competências humanas, os professores distinguem aspetos sociais e os diretores pedagógicos, embora relevem estas em maior medida, por comparação, também valorizam as de liderança pessoal. Além da primazia por competências sociais, os presidentes de direção também atribuem, comparativamente, significativo relevo às competências de natureza técnica.
- A comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educaçãoPublication . Cerqueira, Telma Alexandra Sampaio; Diogo, Fernando Luís Teixeira; Castro, Maria Amélia Ferreira deO presente trabalho tem como objeto de estudo a comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educação. Este estudo surgiu da necessidade de perceber como se poderia melhorar a comunicação entre os intervenientes na educação da criança, pois por vezes, os pais/encarregados de educação não conseguem deslocar-se à escola para poderem trocar informações com o docente. O enquadramento teórico deste trabalho elucida o conceito comunicação e como esta decorre nas organizações e na relação escola-pais/encarregados de educação. Posteriormente, e mediante a análise dos dados recolhidos para o estudo empírico, foi proposto um plano de ação que sugere implementar uma página de escola com acesso a email, para melhorar a comunicação entre escola e pais/encarregados de educação.
- A (in)consistência do Plano Anual de Atividades face à realidade da escola e às necessidades dos alunos.Publication . Rosinha, Álvaro Leite de Oliveira; Diogo, Fernando Luís TeixeiraEste trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola.
- Marketing educacional: perceções e promoção da imagem de uma escola privadaPublication . Martins, António Manuel de Macedo; Diogo, Fernando Luís TeixeiraA presente investigação incide sobre as perceções que alunos, pais, professores e público em geral têm sobre uma escola privada quanto à sua imagem e qualidade do serviço prestado. Traçando fronteiras, marcando distâncias ou assinalando caminhos comuns, pretende-se articular conceitos e ferramentas intrínsecas à área do marketing com a esfera do âmbito educacional. A pesquisa centrou-se num estudo de caso, tendo-se optado por uma análise dentro do paradigma qualitativo-interpretativo.