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Abstract(s)
Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de
Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria
das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a
dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua
repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A
investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às
diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária,
como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias
no âmbito de um plano de melhoria.
Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do
estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um
questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma
e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013.
Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto
Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos
principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e
Melhoria.
Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos
problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos
planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento
da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior
estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano
de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito
interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual
da Escola.
Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola.
Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola.
Description
Keywords
Plano de Turma Plano Anual de Atividades Projeto Educativo Articulação interdisciplinar Class Plan Annual Plan of Activities Education Project Interdisciplinary coordination
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação