Publication
A (in)consistência do Plano Anual de Atividades face à realidade da escola e às necessidades dos alunos.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Diogo, Fernando Luís Teixeira | |
dc.contributor.author | Rosinha, Álvaro Leite de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T09:45:26Z | |
dc.date.available | 2018-04-03T09:45:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description.abstract | Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201894092 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11291 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Plano de Turma | pt_PT |
dc.subject | Plano Anual de Atividades | pt_PT |
dc.subject | Projeto Educativo | pt_PT |
dc.subject | Articulação interdisciplinar | pt_PT |
dc.subject | Class Plan | pt_PT |
dc.subject | Annual Plan of Activities | pt_PT |
dc.subject | Education Project | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinary coordination | pt_PT |
dc.title | A (in)consistência do Plano Anual de Atividades face à realidade da escola e às necessidades dos alunos. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em administração de organizações educativas | pt_PT |